Afinal, o que é a Expo Milão 2015?
Para quem mora em Milão, a resposta é fácil, afinal, há mais de 2 anos só se fala nisso, tanto que acabamos nos esquecendo que, para o resto do mundo, esse não é um tema muito recorrente. A minha sorte é que eu tenho um fiel, culto e observador leitor brasileiro, papi, que me pediu mais informações sobre a exposição que será realizada este ano em Milão, então vamos lá, afinal, o que é a Expo Milão 2015?
A Expo Milão 2015 é a Exposição Universal que será realizada em Milão do dia 1º de maio de 2015 até o dia 31 de outubro de 2015.
Um pouco de história: as exposições universais surgiram no século XIX, mais precisamente em 1851, e tinham como objetivo o lançamento de novos produtos, invenções e novidades nas áreas da ciência, arquitetura e tecnologia em geral. Eram, na verdade, grandes eventos associados a inovações tecnológicas.
O elevador, o telefone e o telégrafo foram lançados em exposições universais. A torre Eiffel, por exemplo, foi construída especialmente para a Exposição Universal de 1889.
A primeira edição do evento ocorreu em Londres e a última, em Xangai.
A Expo Xangai 2010 recebeu 73 milhões de pessoas e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais.
Curiosidade: o Rio de Janeiro foi sede da Expo em 1922, o evento teve início no dia 7 de setembro e contou com a primeira transmissão de rádio realizada oficialmente no Brasil.

Expo Rio 1922 (foto: www.skyscrapercity.com)
Expo Milão 2015 – será o maior acontecimento, até hoje realizado, sobre comida e nutrição. Durante 6 meses, Milão será palco de um confronto de ideias e soluções acerca do tema Alimentar o planeta, energia para a vida, estimulando a criatividade de todos os países participantes e promovendo a inovação para um futuro sustentável.
A Expo Milão 2015 será um evento para refletir e buscar uma solução para a contradição entre os 870 milhões de pessoas que passam fome, os 2,8 milhões de pessoas que morrem em função de problemas de saúde causados por excesso de comida ou má alimentação e 1,3 bilhão de tonelada de comida que é desperdiçada todos os anos.

Projeto do pavilhão da Itália Expo 2015 (www.padiglioneitaliaexpo2015.com)
O objetivo da Expo Milão 2015 é oferecer uma resposta concreta a uma necessidade vital: o que deve ser feito para que se possa garantir comida saudável para todos os povos respeitando o planeta e o seu equilíbrio? Será possível encontrar uma harmonia entre demanda e consumo com escolhas políticas conscientes, estilo de vida sustentável e tecnologia de ponta?
A Expo Milão 2015 oferecerá a todos a possibilidade de conhecer e experimentar os melhores pratos do mundo e de descobrir a tradição gastronômica dos 145 países participantes.
Durante todo o evento, os pavilhões expositivos e a cidade de Milão contarão com eventos artísticos, musicais, espetáculos, laboratórios criativos e mostras culturais.
Por favor gostaria de saber qual omhorario de funcionamento das lojas e m milao, ao domingos
Depende da loja, mas, em geral, das dez às oito da noite.
Abraço,
Olá! Gostaria de saber aonde vai ser a Expo deste ano? Alguem tem esta informação?
Obrigada
Letícia, as exposições universais são feitas a cada 4 anos 😉
Abraço,
Olá!! Estou indo com meu noivo para Milão dia 13/10 e 14/10, queremos conhecer os principais pontos turísticos e visitar a expo Milão 2015! Estamos MUITO perdidos quanto aonde ficar (hotel) e como se locomover aeroporto-hotel, hotel-exposição, e depois vamos para Veneza no dia 15, também estamos perdidos qual o melhor jeito de ir para de Milão para Veneza! Se puder nos ajudar com algumas dicas seria ótimo!!!!! Desde já, muito obrigada !!!
Olá Dani, para conhecer Milão, eu sugiro estes 3 artigos: http://www.oguiademilao.com/os-10-principais-pontos-turisticos-de-milao/, http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-milao-em-1-dia/ e http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-milao-em-2-dias/.
Para locomover-se do aeroporto ao centro e do hotel à Expo: http://www.oguiademilao.com/como-locomover-se-do-aeroporto-malpensa-ao-centro-de-milao/ e http://www.oguiademilao.com/transporte-publico-em-milao-metro-onibus-bonde-e-bicicleta/.
Em relação ao hotel, uma boa opção são os que ficam próximos às estações da linha vermelha do metrô (linha da Expo) e próximos ao centro: http://www.oguiademilao.com/onde-se-hospedar-durante-a-expo-milao-2015/. Para aproveitar a vida noturna num dos bairros mais bacanas da cidade: http://www.oguiademilao.com/onde-ficar-em-milao-o-animado-bairro-navigli/.
Eu tenho um artigo bem completo sobre Veneza: http://www.oguiademilao.com/onde-ficar-em-milao-o-animado-bairro-navigli/ e a minha dica é conhecer as ilhas de Burano e Murano que ficam por ali: http://www.oguiademilao.com/turismo-em-veneza-burano-murano-e-torcello/.
Abraço,
Estamos indo para Milão dia 26.11.2015, em 8/10 pessoas. Qual a melhor opção para ir de Malpensa ao Hotel Ibis Centro? Tem sistema de Van/Micro? quantas pessoas num taxi?
Desde já obrigado pela atenção.
Armando
Balneario Camboriu-SC- Brasil
Olá Armando, nos táxis normais a capacidade é de 4 pessoas e custa 90 euros do aeroporto até o centro.
Também há táxis maiores, não sei exatamente quanto custam, mas não é muito mais caro do que os normais.
Uma outra opção econômica e confortável seria alugar um carro.
Dá uma olhadinha neste texto que eu escrevi: http://www.oguiademilao.com/como-locomover-se-do-aeroporto-malpensa-ao-centro-de-milao/.
Abraço,
Olá Simone!
Chegarei em Milão no dia 17/07 com um grupo de amigos e nossa programação é a seguinte: Lugano, Como, Modena, Verona, Ferrara. Deixamos apenas o último dia livre para Milão mas agora vendo esta exposição acho que teremos que remanejar as coisas. O que vc sugere? Dia 23 iremos para Veneza para embarcarmos dia 25 num cruzeiro. Aguardo suas dicas. Muito obrigada. Adriana
Olá Adriana, tudo bem? Milão merece, no mínimo 2 dias, um para conhecer os principais pontos turísticos e outro para visitar a Expo (http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-milao-em-1-dia/ e http://www.oguiademilao.com/os-10-principais-pontos-turisticos-de-milao/)
Lugano e Como ficam perto de Milão, no entanto, em Lugano os lugares a visitar são poucos, enquanto que no lago de Como, além da cidade de Como que é linda (http://www.oguiademilao.com/viajar-pela-italia-turismo-em-como/), são muitas as opções de cidadezinhas bacanas ao redor do lago, como Varenna e Bellagio, o negócio é decidir antes (http://www.oguiademilao.com/bellagio-no-lago-de-como/ e http://www.oguiademilao.com/varenna-no-lago-de-como/).
Verona pode ser feita no dia 23, já que fica entre Milão e Veneza (http://www.oguiademilao.com/de-milao-a-veneza-de-trem-pontos-turisticos-restaurantes-e-transportes/), e um dia é suficiente para conhecer a cidade.
Eu manteria a ida a Modena, mas tiraria Ferrara da programação. Por quê? Primeiro porque Milão é muito mais bonita, segundo porque participar de uma Exposição Universal é um acontecimento único, terceiro porque para ir de Milão a Ferrara e voltar leva em torno de 5 horas de carro, tempo que, para mim, seria muito mais bem aproveitado em Milão ou na Expo.
Adriana, esta é a minha opinião, só estou dando palpite porque você me pediu :-).
Dá uma conversada com o grupo para conferir as prioridades.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Muito bom. Obrigado pelas dicas.
De nada. Abraço,