A casa de Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi é um dos teatros mais famosos do mundo.
A fachada muito linear, em estilo neoclássico, não convence. Mas basta entrar para ficar impressionado com tamanho luxo.
A sala de espetáculos, em forma de ferradura, abriga paredes vermelhas que contrastam com o palco e o parapeito dos camarotes em cor marfim ornamentados com ouro.
A cortina é de veludo vermelho com abertura imperial também adornada com ouro. O lustre tem mais de 400 lâmpadas (o tamanho dele é impressionante) e o piso é pavimentado em camadas de madeira a fim de otimizar a acústica.
Enfim, só visitando para se ter noção da magnitude do teatro.
Sugestão: visite o museu do teatro!
A entrada do museu é a mesma entrada do teatro para quem fica nos camarotes e uma ala dos camarotes fica aberta à visita, ou seja, você pode admirar a sala de espetáculos de um dos teatros mais famosos do mundo e curtir um pouquinho daquela atmosfera mágica e glamourosa.
Se tiver tempo, assista a um concerto, a uma ópera ou a uma apresentação de ballet.
Aproveite para colocar uma roupinha bacana e desfrutar a atmosfera mágica.
Um pouco de história: O nome do teatro é em homenagem à igreja de Santa Maria alla Scala, que foi demolida no fim do século XVIII para dar lugar ao teatro Regio Ducale.
Projetado pelo arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, começou a ser construído em 1776 por ordem da imperatriz Maria Teresa da Áustria, em virtude de um incêndio que destruiu o teatro Regio Ducale, e foi inaugurado em 1778.
No princípio, foi palco de inúmeras óperas italianas como Oberto, Conte di San Bonifacio de Giuseppe Verdi e Edgar de Giacomo Puccini. A partir de 1906, com Salomè de Richard Strauss, começou a receber artistas originários de outros países.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1943, foi gravemente bombardeado, o que ocasionou a queda do teto e a destruição parcial do teatro.
Com o fim da guerra, o edifício foi reconstruído e reaberto em maio de 1946 com um concerto memorável do maestro Arturo Toscanini.
Devido à restauração e à modernização, ocorrida entre janeiro de 2002 e dezembro de 2004 o Teatro alla Scala consagrou-se como um dos teatros mais importantes do mundo com apresentações de ballet, óperas líricas e concertos de música clássica.
Endereço: Largo Ghiringhelli, 1. Piazza della Scala.
Metrô: linhas amarela e vermelha, estação Duomo.
Ingresso: € 9 para visitar o museu do teatro e a sala de espetáculo.
Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 horas às 17:30 minutos.
*Atenção: quando há ensaios, a sala de espetáculos não é aberta ao público. Confirme na bilheteria antes de comprar os ingressos.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.
Gostaria de saber da programação do teatro alla scalla ou mesmo fazer apenas uma visita
Estarmos em Milão 30/09 a 23/10 2017
Olá Ana, a programação completa do teatro alla Scala, você encontra aqui: http://www.teatroallascala.org/en/index.html
Abraço,
Gostaria de saber a programação de espetáculos entre os dias 2 e 5 de novembro de 2016. Pois estaremos em Milão
Bom dia Elaine, a programação completa do teatro Scala, você encontra aqui: http://www.teatroallascala.org/en/index.html#
Abraço,