Milão é uma cidade perigosa?

Sem dúvida nenhuma, o motivo principal da minha mudança para Europa foi o fator segurança.

Não há nada melhor do que caminhar pelas ruas da cidade sem medo, de não entrar em pânico quando alguém aproxima-se de você durante uma caminhada noturna, de poder estar com o celular, com a máquina fotográfica ou com o computador em lugares públicos, de parar (sem nenhuma preocupação) o carro no sinal vermelho durante a madrugada, de saber que a probabilidade do seu carro ou carteira serem roubados é praticamente remota, de não pertencer ao grupo de brasileiros sortudos que foram apenas roubados ou sequestrados por algumas horas e de poder ficar indignado quando se é furtado.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Milão é uma cidade perigosa?Não vou dizer que estou completamente adaptada à essa nova realidade porque é mentira. Após três anos morando em Lisboa e mais de dois, em Milão, já levei algumas multas por não ter respeitado o semáforo vermelho à noite, ainda fecho rapidamente os vidros do carro quando vejo uma moto se aproximar, assim como aperto o passo ao sentir a presença de um desconhecido atrás de mim e o medo de passar por uma viela escura e sem movimento à noite persiste. Resquícios do Brasil, fazer o quê?!

E Milão é uma cidade perigosa? Quais são os tipos de crimes mais comuns em Milão? Que cuidados devemos ter?

Milão é uma cidade segura, aliás, os crimes, de um modo geral, estão em declínio em toda a Itália há muitos anos. Só para vocês terem uma ideia, o número total de homicídios na Itália em 1990 foi 1770, em 2008, 654. Milão, com quase um milhão e trezentos mil habitantes, contabilizou apenas 16 homicídios em 2012.

No entanto, embora os números italianos pareçam irrelevantes quando comparados com os do Brasil (mais de 50.000 homicídios em 2012), isso não quer dizer que a Itália seja um país perfeito, que não ocorram crimes por aqui, mas que a criminalidade não aparece com a mesma frequência (e violência) que no Brasil.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Milão é uma cidade perigosa?A violência em Milão, assim como no resto da Itália, resume-se praticamente ao furto de carteiras e celulares dentro dos metrôs. Não rola nem ameaça, nem violência, mas a subtração de algo que pertence a outra pessoa sem o estabelecimento de nenhum tipo de contato físico ou verbal.

Não precisa ficar com medo, ninguém vai tirar o celular da sua mão e sair correndo, pode usá-lo à vontade nos metrôs, ônibus e pela rua, só fique atento ao bolso e às bolsas, ou seja, mantenha a bolsa sempre fechada e a carteira e o celular nos bolsos da frente da calça.

Aqui, para não correr riscos, basta estar vigilante nos transportes públicos, coisa que nós brasileiros, tiramos de letra.

*Este artigo faz parte de uma blogagem coletiva sobre a violência na Itália com Descobrindo a Sicília, Itália para brasileiros, Keviagem, Milão nas mãos, Onde está Andrea e Passeios na Toscana.

62 Responses

  1. ADRIANA disse:

    OLÁ, POR FAVOR ESTAREI EM MILÃO PELA PRIMEIRA VEZ , E GOSTARIA DE SABER QUAL TRASPORTE, ONIBUS OU METRO OU TREM MAIS EM CONTA E QUAIS LINHAS, DO AEROPORTO DE MALPENSA ATÉ O NOVOTEL.ESTREAI COM MINHA FAMILIA, DESDE JÁ AGRADEÇO

  2. alexandre gomes disse:

    Boa noite simone

    estou apreensivo pois tenho voo milao-paris-sao paulo ,saindo de milao as 6hs da manha e o ultimo trem e ônibus chega em malpensa as 0 hs e o primeiro ônibus so sai as 3-50 para malpensa .da tempo chegar em malpensa saindo as 3 e 50.?

  3. Juliana disse:

    Olá Simone, tudo bem !
    Tenho aereo ida e volta a milao de 11 a 20/3 mas gostaria de conhecer o entorno. Seguindo suas dicas, ja me programei a ir como, verona, veneza, quero incluir florenca tb e de repente algum outro bate e volta.
    Poderias me indicar outro lugar lindo? e como eu chego neles? Abraço

  4. Ronaldo disse:

    Olá, Simone.
    Estou indo para Milão em Janeiro e pretendo me hospedar próximo a Estação Central. Estou com receio de andar a pé por essa região após as 21h. O que me diz sobre essa parte da cidade? Acha que posso andar tranquilo e inclusive utilizar o celular como GPS para me localizar ou devo evitar tudo isso?

    • Simone Betoni disse:

      Olá Ronaldo,
      não se preocupe porque é tranquilo. Dá para usar o celular sem problemas.
      É só não dar bobeira na Estação Central, sobretudo à noite 😉

  5. Nelson Candeias disse:

    Oi Simone! Parabéns pelo site. Gostaria de saber se você pode me ajudar com algumas dúvidas: chegar a Milão pelo aeroporto Linate, por volta das 22:00, é perigoso? Quais opções de transporte de Linate para o centro de Milão? Há boas opções de hotéis próximo do aeroporto? Vale à pena se hospedar próximo desse aeroport? Muito obrigado!!!

  6. Gislaine disse:

    Oi Simone! Chegarei em Malpensa as 22:00 e penso em pegar o malpensa express para descer na estação Porta Garibaldi e depois ir de metrô até estação Moscova. Meu hotel fica a 190 metros de Moscova. Vc sabe me dizer se é tranquilo? Estarei com o meu marido.

  7. Monica disse:

    Simone, boa tarde tudo bem? Acabei de ver sua matéria sobre Milão, desculpe mas discordo totalmente! Eu entrei para as estatísticas, trata-se de um roubo normal e pouco falado que são os assaltos em residências tendo portas blindadas ou não… morava em Navigli, arrombaram meu apartamento e levaram tudo que eu tinha, vim fazer um Master aqui por um ano e trouxe tudo que tinha de especial para mim… depois descobri outros assaltos no meu prédio, A proprietária do meu apartamento, o amigo da minha amiga com alarme e segurança no apartamento dele, colegas da escola disseram q já entraram 3 vezes no apartamento deles, a recepcionista da academia de ginástica, inquilinos de apartamentos que fui visitar para alugar depois do assalto tb relataram assaltos ou então disseram, ah então vc já sabe disso? Alunos de outras universidades, etc… as escolas não divulgam pq querem os estudantes aqui pagando os cursos, o governo não quer também pra continuar recebendo os turistas e estrangeiros q vem morar aqui, então Milão é sim uma cidade perigosa e tem assaltos! universidade diz que é um problema privado seu mesmo tendo tido outros estudantes na mesma situação, polícia e embaixada brasileira não te ajudam em nada! Sou muito discreta por morar sozinha, já não saia muito… Existem máfias que te observam, escutam seu sotaque, te seguem, analisam sua rotina e te roubam quando sai de casa para a universidade numa 6f à tarde ou mesmo em alguns casos, entram qdo estão dormindo e te roubam… a violência física é difícil mas a psicológica causada é terrível! Desculpe mas é muito triste tudo isso é muito pouco falado e as pessoas têm que saber a verdade porque a falta de conhecimento nisso alimenta esses roubos

    • Simone Betoni disse:

      Olá Mônica,
      tudo ótimo.
      Eu sinto muito pelo que aconteceu com você.
      Crimes acontecem por todo lado, mas em Milão não acontecem com a mesma frequência e violência que no Brasil.
      Com certeza é muito triste.
      Sinto muito mesmo 🙁

  8. Pedro Novaes disse:

    Olá Simone, você saberia me responde se a região Vigentino e Vaiano Valle é segura?

  9. Yaskara disse:

    Olá Simone! Chegarei em malpensa as 00:30 e penso em pegar o malpensa express para descer na estação central e ir a pé ao hotel (spicy Milão). As linhas são 24h? É perigoso?

  10. Simone disse:

    Parabéns por sua dedicação ao site e aos questionamentos das pessoas!!! Incrivel! Desejo muitp sucesso!

  11. Mario Agostini disse:

    Olá Simone
    Somos dois casais e faremos um turismo durante 20 dias na Europa começando por Milão, onde permaneceremos por 4 dias.Desejamos nos manter em contato por meio do celular para um eventual desencontro ou até nos guiarmos pela cidades utilizando o GoogleMaps. Qual é a operadora mais vantajosa para adquirir chips e qual tipo mais indicado para o número de dias em que permaneceremos na Europa.Nossa programação inclui Vicenza,Veneza ,Praga,Nuremberg e um cruzeiro de 7 noites no Adriático.

    • Simone Betoni disse:

      Olá Mário,
      em relação às operadoras de telefone, as mais vantajosas são a Tim e a Wind. O chip custa 25 euros e dá direito a 10 GB de internet.
      Acho que é uma boa solução para vocês.

      • Rafael disse:

        Boa tarde Simone. Acabei de chegar em Milão , reservei um apartamento, porém achei o bairro muito inseguro…

        Tu já ouvir falar alguma coisa do bairro nosedo?

        Minha noiva está fazendo curso e precisaria pegar transporte público…

        Se puder por favor me diga se é neura ou é válida a minha preocupação.

        Obrigado

        • Simone Betoni disse:

          Olá Rafael,
          nunca ouvi falar nesse bairro, mas de um modo geral, Milão é uma cidade segura, é só não dar bobeira 😉

  12. rose mara da silva disse:

    olá, achei seu blog e estou adorando, suas dicas são valiosas, parabéns!

  13. Ciao Simone!

    Estou indo pra Milão neste fim de ano (espero), para viver e trabalhar e, assim ajudar minha filha a custear a faculdade de medicina.
    Ex dono de cantina no Brasil e após a grande dificuldade que estamos passando, fechei o ristorante quase falindo e estou indo embora. Com poucos recursos mas o suficiente para me manter alguns meses.
    Quero dizer que fiquei buscando possíveis empregos na Europa e tem um site de emprego em Portugal que me cadastrei, minha intenção nunca foi ir me estabelecer em Portugal, mas, agente vai atirando pra todo lado Surpreso fiquei que umas duas semanas depois do cadastro, apareceu dois homens na porta da minha casa, falando com sotaque europeu e querendo oferecer coisas para mim e eu dei corda sem abrir o portão e de cara descobri que queriam me aplicar um golpe, de imediato, disse que ia buscar a chave e chamei a policia, quando voltei foi assim que a policia chegou e foi rápido, visto, que eu disse que eles pareciam armados. E qual foi a surpresa? Se arrancaram, estavam muito bem vestidos, os dois com mais de 1,80 brancos e sotaque perfeito, ainda bem que eu peco pelo exagero se não teria caído numa fria.
    Simone, vou precisar encontrar algum lugar para morar, estou sendo indicado a um trabalhador de um restaurante grego pelo meu professor de italiano e se puder me dar dicas de moradia e até mesmo de trabalho com transporte de mercadoria ou pessoas, ficarei muito grato.

  14. Maria Luiza Giacomini disse:

    Olá, Simone, tudo bem?
    Irei para Roma em dezembro e, no dia 01/01, chegarei em Milão pela manhã, farei um passeio (de mochilão nas costas) e embarcarei da Milano Centrale num trem para Paris as 23:05. Estou um pouco preocupada com o horário. Você acha que é muito tarde para eu estar sozinha por lá? Penso que por ser 01/01 haverá muitos turistas, mas será que estarei mesmo segura? Esse horário tem comércio aberto? Barzinho, lanchonete, algo do tipo?
    Obrigada!!!

    • Simone Betoni disse:

      Olá Maria Luiza, tudo ótimo e você?
      As lojas estarão fechadas, mas acredito que alguns bares deverão estar funcionando. Dia primeiro fecha muita coisa por aqui.
      Não se preocupe porque você estará segura.
      Abraço e boa viagem,

  15. Geraldo Freitas disse:

    Olá Simone! Gostaria de saber se a estação de metrô Centrale é integrada (tem acesso por subsolo, por exemplo) com a Estação de Trem Central ou se é necessário sair desta para ir até a aquela. Obrigado

  16. Maria disse:

    Olá Simone! Obrigada pelo blog

    Tenho dúvidas sobre escolas em Milão, por favor, você saberia me responder?

    Estou pensando em passar um tempo em Milão, você sabe informar sobre escolas públicas ou particulares para crianças de 5 anos, e creche para crianças de 1 ano como funciona? Ah! A vida em Como é cara? Valeria à pena morar lá e como funcionam as escolas creches para brasileiros? Muito obrigada, Maria.

  17. Ludmyla Chahin disse:

    Oi Simone! Ah se eu tivesse lido esse post antes… Teria tomado mais cuidado!
    Não consigo dormir por isso vim dar uma olhada na internet e me deparei com seu blog.
    Vão fazer duas semanas que estou em Milão… Na primeira semana, logo que pisei na Centralle, fui assaltada, me levaram a carteira com todos os documentos, cartao de credito, pendrives, chaves dos cadeados das malas, etc… Foi em um único momento em que coloquei a mochila nas costas enquanto esperava meu marido comprar os bilhetes… E hoje a tarde, estava voltando de um passeio, também na estação de metro, desta vez em Duomo, levaram o celular, um aparelho novo… todas as fotos, perdi tudo! Fora que nesse meio tempo, quase levamos um golpe pela internet, como estamos procurando apartamento para fazer residencia, um golpista me enviou um link falso por e-mail de um apartamento para alugar pelo Airbnb, na qual eu deveria fazer um deposito bancário para efetuar a reserva, Foi por pouco! Estou muito triste, desanimei totalmente! Vim de uma cidade tranquila no interior do Pr e não esperava passar por situações tao difíceis, logo assim, de cara…

    • Simone Betoni disse:

      Eu sinto muito, Ludmyla. Não desanime, Milão é uma cidade linda e segura, é só não dar bobeira.
      Fique atenta à bolsa, ao celular e à carteira nos transportes públicos e nos lugares mais movimentados.
      Em relação à Airbnb, só faça a reserva no site da Airbnb, nunca em links enviados por e-mail 😉
      Boa sorte pra vocês.

  18. RUI COSTA disse:

    OLA Simone…gostaria de te perguntar sobre uma situação…chegamos a Bergamo airport via porto por volta da meia noite , depois apanhamos um bus que nos leva a estacao milao central , chegamos por volta das 2 da manha…depois vamos apanhar um trem até la spezia mas que sai apenas as 6 da manha… a minha questão é se achas seguro passarmos ali uma quantas horas (cerca de 4 horas)
    dentro da estação, se existe policia de madrugada ? Com tantas noticias horríveis que temos assistido ultimamente, ficamos com esse receio…desde já agradeço a tua ajuda..

  19. susy disse:

    minha filha ira sozinha para Mião em Dezembro….estou muito preocupada desde agora…..chegará as 23: 30 hs no aeroporto e como o centro de Mlão fica a 1 hora dai falei para ela pernoitar no aeroporto…..nessa capsulas…..enfim….quero saber……essa cidade e segura para uma noça sozinha?? Obrigado, no aguardo……..susy

  20. Alessandra Barlotti disse:

    Oi. Minha pergunta pode parecer boba…. chegando de Malpensa de ônibus na estação Central, por volta da 1 hora da manhã de uma terça-feira / inverno, será que eu consigo pegar um taxi até o hotel? Minha dúvida é por conta do horário…. Vc recomendaria andar nesse horário com malas e uma criança nessa região? Desde já agradeço e seu site é sensacional!

  21. CARLOS disse:

    Boa noite Simone Betoni , o meu voo sai do MXP terminal 1 ás 06:30 da manha , estarei neste dia hospedado no hotel Bernina na via torriani ,proximo a estaçao central de Milano, por favor me diga qual a maneira mais pratica de transporte já que esse horário é cedo demais ! Já pesquisei sobre trens mais nenhum horário se encaixa . Por favor me ajude a encontrar uma opção legal Muito obrigado !!Carlos Falcao

  22. Simone Arins disse:

    Fui roubada no meu primeiro dia de passeio em Milão.Roubaram o meu passaporte,dinheiro e cartão de crédito.Ocorreu na Galeria Vittorio Emanuelle no dia 28/12/16 á noite ao sair do restaurante Savini.No outro dia pela manhã fui a embaixada brasileira e haviam muitos outros brasileiros com o mesmo problema.Muito roubo nas áreas de grande fluxo turístico.Tomem cuidado! Fiquei muito impressionada com a quantidade de pedintes e gente dormindo pelas ruas a noite.Um horror.Claro que valeu o passeio a cidade é linda. Mas acho que não quero voltar.Nos deixou uma imagem muito negativa.Uma pena!

    • Simone Betoni disse:

      Simone, eu sinto muito pelo que aconteceu 🙁
      Embora Milão não seja uma cidade perigosa, ocorrem alguns furtos, sobretudo nas estações de metrô e nos transportes públicos.
      É mesmo uma pena você ter tido esse tipo de experiência por aqui. Sinto muito mesmo.

  23. Juliana Prado disse:

    Algumas dicas de onde alugar um apto para morar em Milão ou nas proximidades que tenha um custo bom?

  24. Andrea disse:

    Olá Simone, tudo bem? Estou pensando em me hospedar próximo a Estacao Central de Milão, mas estou com um pouco de receio. Essa região é perigosa? Como pretendo passear durante o dia, e voltar a noite, será que se torna um perigo caminhar até o hotel no periodo noturno? Desde já, obrigada.

    • Simone Betoni disse:

      Olá Andrea, tudo bem e você?
      Dá para ir caminhando para o hotel à noite sem perigo, só não vale a pena dar bobeira com câmeras fotográficas no pescoço e relógios ou eletrônicos em mãos. Como bem diz o ditado é melhor prevenir do que remediar 😉
      Abraço,

  25. Carla disse:

    Fui a Milão este fim de ano 2015/2016) e gostei imenso. Aconselho vivamente. É uma cidade segura, tranquila, bonita. Vale a pena visitar. cheguei à cidade de comboio e quando sai tive que apanhar o metrô até ao hotel… Senti-me um pouco confusa em relação aos transportes mas acho que é porque não estou habituada a andar de transportes públicos…mas rapidamente fomos abordados por um italiano que nos ajudou imenso. No início estava desconfiada pois duvidei desta disponibilidade… Mas foi sincera a disponibilidade da parte dele, levou-nós à bilheteira onde se compram os Ticket e explicou como funcionam as linhas de metrô.. Foi impecável… Achei o povo italiano muito simpático…fiquei encantada com a praça Duomo ( a catedral é imponente) e o Lago Como….

    • Simone Betoni disse:

      Concordo com você, Carla, Milão é uma cidade linda e segura e os italianos são extremamente simpáticos e prestativos.
      Vale a pena conhecer e vale a pena morar aqui 😉
      Abraço,

  26. Juliana disse:

    No entorno da praça do Duomo e do Castelo, não me senti à vontade com a abordagem dos ambulantes. Vinham vender coisas ou entregar comida para dar os pombos, e dava a impressão de ser uma distração para um possível furto. Foi mais um preconceito-vinculado-à-realidade-brasileira ou é um caso de atenção?

    • Simone Betoni disse:

      Olá Juliana, quando há aglomerações nos pontos turísticos é sempre bom precaver-se.
      Os vendedores ambulantes, os que oferecem milhos para dar aos pombos e os que dão pulseiras gratuitamente e depois pedem dinheiro incomodam, mas não oferecem perigo.
      Nós brasileiros estamos sempre atentos e desconfiados, é difícil mudar… Mas é bom não dar bobeira.
      Abraço,

  1. 17/07/2015

    […] O guia de Milão […]

  2. 17/07/2015

    […] O guia de Milão […]

  3. 17/07/2015

    […] nas Mão Passeios na Toscana Descobrindo a Sicilia O Guia de Milão Onde está Andrea Itália para […]

  4. 17/07/2015

    […] O Guia de Milão […]

  5. 17/07/2015

    […] na Toscana Descobrindo a Sicilia O Guia de Milão Italia para Brasileiros Keviagem Milão nas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *