O que fazer no bairro Porta Nuova em Milão
O bairro Porta Nuova fica a pouco mais de dois quilômetros do centro de Milão, entre Porta Venezia e Chinatown, e foi o primeiro grande projeto de renovação urbana sustentável da cidade.
Os edifícios e arranha-céus, além de serem lindos, têm estruturas que combinam isolamento térmico com painéis solares e fotovoltaicos, reduzindo assim o consumo de energia elétrica, e fazem o aproveitamento da água das chuvas, diminuindo o desperdício da água.
Porta Nuova desenvolve-se ao redor da praça Gae Aulenti: um pódio circular sobrelevado com uma árvore ecológica no meio emoldurado pelo arranha-céu mais alto da Itália, por belos edifícios, lojas, livrarias, sorveterias, cafeteria e pela Biblioteca das árvores, o quarto maior parque da cidade.
O que fazer no bairro Porta Nuova em Milão
Porta Nuova é para ser descoberto a pé.
Comece pela praça Gae Aulenti, tirando fotos do arranha-céu mais alto da Itália, a torre de 231 metros da Unicredit, e aproveite o passeio para olhar as vitrines, tomar um sorvete na Venchi ou na Grom e dar um pulo na livraria Feltrinelli RED para tomar uma taça de vinho e folhear alguns livros.
Se precisar ir ao supermercado, tem um Esselunga, que é um dos melhores supermercados do centro, no andar de baixo da praça.
Numa das saídas da praça Gae Aulenti, em direção ao bairro Isola, você vai encontrar o Bosco Verticale, eleito o edifício mais bonito e inovador do mundo (International Highrise Award), e a Biblioteca das árvores, um dos parques mais bonitos da cidade.
Saindo da Biblioteca das árvores, siga em direção à torre Solaria, o edifício residencial mais alto da Itália, atravesse a passarela Gioia e desfrute da vista incrível dos arranha-céus de Milão.
Para finalizar, peças duas deliciosas pizzas pequenas, ao invés de uma média, de sabores diferentes na Briscola e deleite-se com o que a Itália tem de melhor.