O Bosco Verticale em Milão
O Bosco Verticale em Milão é um modelo de edifício residencial sustentável, um projeto de reflorestamento urbano vertical que contribui para a regeneração do meio-ambiente e para a biodiversidade urbana.
O projeto foi inaugurado em outubro de 2014 e é composto de dois prédios residenciais, um de 76 e outro de 110 metros de altura, cobertos com mais de 800 árvores, 4.500 arbustos e 15.000 plantas distribuídas de acordo com a exposição das varandas ao sol.
Só para vocês terem uma ideia, se todo esse verde fosse distribuído num espaço horizontal, ocuparia uma superfície de mais de 40.000 metros quadrados.
Além da beleza arquitetônica, que muda conforme as estações do ano, e da produção do oxigênio, o projeto ajuda a criar um microclima e a filtrar as partículas de poeira e de gás carbônico presentes na atmosfera.
A diversidade de plantas aumenta a umidade do ar, favorece o isolamento acústico, a diminuição da temperatura nos meses mais quentes, a uma maior luminosidade nos meses de inverno e a atração de aves promovendo a biodiversidade.
As árvores são o elemento-chave do projeto e foram escolhidas de acordo com a exposição das sacadas ao sol. Todas as plantas e árvores foram pré-cultivadas num viveiro especializado por dois anos.
O número de plantas de cada apartamento, assim como a manutenção do jardim, é feita pelo condomínio.
Em 2014, o Bosco Verticale foi eleito, entre 800 concorrentes espalhados pelos quatro continentes, o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo pelo International Highrise Award.
Muito lindo mesmo, fico imaginando uma cidade todinha assim. O mundo tem solução, basta unir forças
É verdade, Matheus 🙂
Milão está no bom caminho: https://www.oguiademilao.com/entre-a-catedral-monumental-e-os-romanticos-canais-de-navigli-surge-uma-milao-moderna-e-sustentavel-apontando-para-o-ceu/
Abraço,
É possível a visitação desses prédios? Ver o pôr do sol, por exemplo, de cima?
Olá Larissa,
infelizmente, não.
Os apartamentos não são públicos .