O que fazer no bairro Porta Venezia em Milão
A corso Venezia é a rua que une o quadrilátero da moda à corso Buenos Aires (dois lugares famosos de compras em Milão) e é uma das ruas mais elegantes da cidade.
No quadrilátero da moda, estão os grandes nomes da moda como Salvatore Ferragamo, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Versace, Moschino, Chanel, Dior, entre outros, e uma das ruas de compras mais luxuosas do mundo: a Via Monte Napoleone.
Com 1.600 metros, a corso Buenos Aires é considerada como uma das ruas de compras mais longas da Europa.
Na corso Buenos Aires, as lojas são mais populares, você vai encontrar marcas como a Adidas, Nike, Levi’s, Liu Jo, Zara, Benetton, Calvin Klein, Furla, H&M, Zara, entre outras inúmeras lojas.
Mas afinal, o que fazer no bairro Porta Venezia em Milão, além das compras?
1. Contemplar a arquitetura neoclassicista e Liberty
O grande barato da Porta Venezia é a arquitetura: os edifícios neoclassicistas e os palácios em estilo Liberty.
2. Mergulhar no Quadrilátero do silêncio
Além dos belos palácios da corso Venezia, a Porta Venezia é palco do quadrilátero do silêncio, um percurso tranquilo, silencioso, que começa em frente ao parque Indro Montanelli e inclui lindos edifícios, flamingos e um interfone em forma de orelha.
Um dos museus que eu mais gosto em Milão, é a casa-museu Boschi di Stefano, que abriga uma coleção de mais de 300 obras entre esculturas, pinturas e desenhos italianos do século XX, de artistas como Lucio Fontana, Arturo Martini, Carrà, Morandi e Di Chirico.
A casa-museu abre de terça a domingo das 10:00 h. às 18:00 h. e a entrada é gratuita.
A galeria de Arte Moderna de Milão foi inaugurada em 1865 e abriga cerca de 4000 obras de arte. São mais de 600 obras expostas, entre elas, obras-primas de Appiani, Canova, Hayez, Segantini, Previati, Medardo Rosso, De Nittis, Rodin, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin, Carrà, De Pisis, Boccioni, Modigliani, Sironi, Picasso, Matisse, Renoir, Vuillard, Rouault e Dufy.
4. Fazer piquenique, praticar atividades físicas ou descansar nos parques
O Indro Montanelli não é muito conhecido pelos turistas. A maior parte das pessoas que frequentam o parque são os milaneses que aproveitam a área verde para praticar atividades físicas, fazer piquenique, tomar sol nos dias de calor e descansar nos bancos e gramados.
O museu de História Natural e o Planetário Ulrico Hoepli ficam dentro do Indro Montanelli.
Em frente a uma das entradas do Indro Montanelli, fica o jardim da Villa Reale, onde funciona a Galeria de Arte Moderna.
O parque é pequeno e reservado às crianças de até 12 anos acompanhadas de um adulto. Vale a pena conferir o palácio da Villa Reale dali, assim como levar as crianças para brincar ou fazer um piquenique num parquinho menor, menos movimentado, mais aconchegante.
5. Fotografar a misteriosa casa 770
A misteriosa casa 770, também conhecida como a casa holandesa por causa da semelhança com as casas dos Países Baixos, faz parte de um conjunto de apenas 16 exemplares idênticos construídos no mundo por uma comunidade judaica.
A réplica de Milão fica na via Carlo Poerio.
6. Desbravar o museu de História Natural com as crianças
Com mais de 7.000 animais diferentes embalsamados e exemplares de dinossauros como o pliossauro, um dos maiores predadores que já existiram há cerca de 150 milhões de anos nos mares da Europa e os esqueletos originais de alossauro, estegossauro, dromeossauro, plateossauro e do tiranossauro rex., o museu de Storia Naturale é diversão garantida para as crianças.