Os 10 principais pontos turísticos de Florença
Berço do Renascimento e patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, Florença, de origem etrusca, desempenhou um papel econômico e cultural preponderante nos séculos XV e XVI durante o governo dos Médici.
Dos 600 anos de esplendor artístico e cultural, destacam-se os gênios da arte como Michelangelo, Giotto, Botticelli e Brunelleschi, imortalizados em obras presentes no Duomo, na igreja de Santa Croce, nas galerias Accademia e Uffizi, e no palácio Pitti.
Escolher só 10 pontos turísticos em Florença é difícil, mas se você está com o tempo contado, não deixe de conferir:
1. O Duomo
A catedral de Florença é linda sob todos os ângulos.
Os destaques são a cúpula projetada por Brunelleschi, o campanário de Giotto e os lindos mosaicos do batistério.
2. Galeria degli Uffizi
A galeria degli Uffizi é um dos museus mais famosos do mundo devido às inúmeras coleções de quadros e estátuas que abriga, sobretudo do Renascimento.
Entre os principais artistas estão: Botticelli, Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, Dürer, Rembrandt e Rubens.
3. Galeria dell’Accademia
A popularidade da galeria da Accademia deve-se à presença de algumas esculturas de Michelangelo como Os prisioneiros, São Mateus e, especialmente, o célebre Davi.
A galeria também abriga obras-primas de outros grandes artistas italianos como Botticelli, Ghirlandaio, Andrea del Sarto, Allessandro Allori e Filippino Lippi.
4. O mercado central
O mercado central foi reformado e inaugurado em abril do ano passado e, hoje em dia, é um dos espaços gastronômicos mais bacanas e movimentados de Florença.
5. A ponte velha (Ponte Vecchio)
A ponte velha, um dos principais símbolos de Florença, proporciona uma das mais belas vistas da cidade.
Até o final do século XIV, a ponte era a rua dos açougues e das bancas de frutas, verduras e legumes, sendo o rio Arno apenas uma descarga dos produtos não vendidos.
Com a construção do corredor Vasariano em 1565, que ligava a sede do governo da cidade (Palácio Vecchio) ao palácio dos Médici (Palácio Pitti), o comércio pobre deu lugar às atuais joalherias destinadas aos nobres que caminhavam por ali.
6. O palácio Pitti
O palácio Pitti, que hospedou os grandes duques da região Toscana, entre eles os Médici e os Lorena, e alguns reis da Itália, abriga inúmeras coleções de pinturas, esculturas, objetos de arte, roupas e porcelanas num percurso histórico extremamente bem conservado que se estende até os jardins de Boboli, um dos primeiros e um dos mais famosos jardins italianos.
7. A praça della Signoria
A praça della Signoria é a praça central de Florença onde estão o palácio Vecchio, a galeria della Signoria, o imponente edifício do Seguro Generali e as famosas estátuas, entre elas, uma réplica do Davi de Michelangelo.
8. A basílica de San Miniato al Monte
A basílica de San Miniato al Monte, um dos mais belos exemplares da arquitetura românica florentina, está localizada num dos pontos mais altos da cidade e proporciona uma vista imperdível de Florença.
9. A basílica de Santa Croce
Os destaques da bela basílica renascentista são as obras de Cimabue, Giotto, a capela Pazzi de Brunelleschi, o crucifixo em madeira esculpido por Donatello e as sepulturas de Michelangelo Buonarroti, Dante Alighieri, Galileu Galilei, Nicolau Maquiavel e Ugo Foscolo.
10. Via Tornabuoni
A via Tornabuoni é a versão florentina da via Monte Napoleone milanesa, onde estão concentrados os grandes nomes da moda italiana e internacional.