A Galeria degli Uffizi em Florença

A galeria degli Uffizi em Florença é um dos museus mais famosos do mundo devido às inúmeras coleções de quadros e estátuas que abriga, sobretudo do Renascimento, entre elas, duas grandes obras-primas de Sandro Botticelli: A Primavera e O nascimento de Vênus.
A Galeria degli Uffizi em FlorençaO percurso expositivo está dividido em dois andares, por estilo e escola, em ordem cronológica, que vai do século XIII ao XVIII. São mais de 60 salas para visitar, além dos belos corredores adornados com estátuas, afrescos e pinturas.
A Galeria degli Uffizi em FlorençaO ideal é dedicar um dia inteiro ao museu, no entanto, eu sei que grande parte dos turistas que visita Florença não dispõe desse tempo, no intuito de facilitar a vida de vocês, eu fiz um guia com as salas mais importantes da galeria degli Uffizi.
A Galeria degli Uffizi em FlorençaSala 2 delle Maestà (Sala das Majestades)

Projetada na década de cinquenta para hospedar as obras de Giotto e Cimabue, a sala leva o nome das três grandes obras que retratam a Virgem com Jesus homenageada por anjos e santos, as majestades, feitas por Duccio di Boninsegna, Cimabue e Giotto entre o final do século XIII e o início do século XIV.
A Galeria degli UffiziSala 5 e 6 de Lorenzo de Monaco

As salas 5 e 6 são dedicadas às obras, inovadoras para a época, do monge Lorenzo de Monaco, protagonista da pintura gótica-tardia florentina.
A Galeria degli UffiziSala 7 de Gentile da Fabriano

Originário de Marche, Fabriano morou por alguns anos em Florença e em Roma, passou por cidades e palácios da Itália setentrional central e trabalhou para os Visconti em Pavia e para a República de Veneza.

O contato com ambientes culturais diversos favoreceu a aquisição de uma extraordinária técnica artística, conferindo riqueza material e verossimilhança às suas obras.
Galeria degli UffiziSala 8 dos Lippi

A sala 8 abriga várias pinturas de Filippo Lippi, realizadas na metade do século XV, e do seu filho Filippino, das duas últimas décadas do mesmo século.

Filippo Lippi, frade carmelita, formou-se no convento florentino de Carmine, estando em contato direto com os afrescos de Masolino e Masaccio.

A influência de Masaccio foi determinante para Filippo na sua juventude, mas ao longo dos anos, dedicou maior atenção aos desenvolvimentos da escultura florentina, em especial aos trabalhos de Donatello e Luca della Robbia. Da pintura flamenga veio o gosto pelos materiais preciosos, utilizados com eficácia extraordinária, como pode ser observado nas obras Coroação da Virgem e Nossa Senhora com o menino e dois anjos, um dos quadros mais famosos do museu.

Na sala também estão expostas algumas obras-primas de Filippino como a Adoração dos magos, e algumas obras de Alesso Baldovinetti.
Galeria degli UffiziSalas 10-14 de Sandro Botticelli

Entre as quinze obras de Sandro Botticelli, as mais importantes são A Primavera e O nascimento de Vênus, as primeiras pinturas profanas de grande dimensão do Renascimento italiano, que retratam o cenário cultural de Florença na época de Lourenço de Médici, o Magnífico.
Galeria degli UffiziMerecem destaque as pinturas com temas religiosos como O retábulo de São Barnabé e A Madona do Magnificat.
Galeria degli UffiziA sala também é ocupada por uma das obras-primas da pintura flamenga, o tríptico Portinari de Hugo van der Goes, que chegou a Florença em 1483 e exercitou grande influência sobre os artistas florentinos.

Nesta sala, ainda estão expostas três pinturas de Domenico Ghirlandaio.
Galeria degli UffiziSala 15 de Leonardo da Vinci

As três principais obras para reconstruir a formação e a atividade do jovem Leonardo ficam logo na entrada da sala.

Em O batismo de Cristo, realizado em grande parte por Verrocchio, primeiro mestre de Leonardo, a presença do jovem é limitada à cabeça do anjo e aos tons da paisagem.

Galeria degli Uffizi Galeria degli Uffizi Em A Anunciação, embora ainda seja um trabalho juvenil, observa-se uma pintura mais atenta às paisagens e às vibrações atmosféricas, que será desenvolvida nas obras posteriores do artista.

A Adoração dos Magos, de grande complexidade conceitual e formal, começou a ser pintada em 1481, mas permaneceu incompleta devido à partida de Leonardo da Vinci para Milão no ano seguinte.
Galeria degli Uffizi Sala 35 de Michelangelo Buonarotti e os florentinos

A primeira obra que se vê ao entrar na sala é o Tondo Doni, uma das obras mais famosas do jovem Michelangelo, encomendada por Agnolo Doni, que retrata a Sagrada Família em primeiro plano. As três imagens juntas formam um grupo compacto, destacando-se Jesus do entrelaçamento dos braços de José e Maria.

Na mesma sala, estão expostas pinturas de Fra Bartolomeo e Mariotto Albertinelli, intérpretes de uma arte religiosa devota e significativa, inspirada nos ensinamentos do frade dominicano Girolamo Savonarola.
Galeria degli UffiziSalas 57 e 58 de Andrea del Sarto

Na sala 58, está exposta a obra mais famosa de Andrea del Sarto, a Madonna delle Arpie, baseada em alguns versos do Apocalipse.
O que ver em Florença Museu do RenascimentoSala 66 de Raffaello

Rafael morou em Florença entre os anos de 1504 e 1508, período em que pintou a Madonna del cardellino e o seu famoso Autorretrato.
Turismo e Museus Florença Rafael SanzioSala 83 de Tiziano

A sala 83 é dedicada à pintura veneziana, sobretudo, Tiziano, seu principal expoente.
Nesta sala, encontram-se as grandes obras-primas de Tiziano como a Vênus de Urbino e Flora.
O que fazer em Florença Berço do Renascimento TizianoSala 90 de Caravaggio

A sala abriga três importantes obras de Caravaggio: Baco, Sacrifício de Isaac e o rosto deformado pela expressão de horror durante a separação sangrenta do corpo da Medusa, tema bastante desenvolvido na pintura do século XVII.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 8:15 min. às 18:50 minutos. A bilheteria fecha às 18:05 minutos.
Não abre às segundas-feiras, no dia 1ºde janeiro, no dia 1ºde maio e no dia 25 de dezembro.
Endereço: piazzale degli Uffizi, 1.
Preço do bilhete: € 12,50 quando há mostras e € 8 na ausência de mostras.
Museus em Florença CaravaggioAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *