O Mercado central de Florença
Guarde o mercado central de Florença na lista dos favoritos. O espaço de 3.000 metros quadrados dedicado à gastronomia italiana merece, sem dúvida nenhuma, uma visita.
Um pouco de história: com a transferência da capital do reino da Itália de Torino para Florença em 1865, o centro da cidade foi reestruturado para receber dignamente o governo e as instituições governamentais. Além disso, a população estava aumentando e o mercado novo já era insuficiente para tanta gente, a solução foi construir um mercado maior.
O mercado central de Florença, inspirado no mercado Halles de Paris, começou a ser construído em 1870 com materiais altamente inovadores para a época: ferro e vidro. Já ouviu essa história? Não, não é coincidência, o responsável pelo projeto foi Giuseppe Mengoni, o mesmo arquiteto que projetou a galeria Vittorio Emanuele II em Milão.
A inauguração ocorreu em 1874, com a Exposição Mundial da horticultura, mas o mercado só começou a funcionar mesmo dois anos mais tarde. O número de comerciantes ultrapassava os 500.
Em 1881, a organização interna do mercado mudou completamente, acarretando o declínio de vendedores e, a longo do tempo, a decadência do mercado.
Com o objetivo de restituir aos cidadãos um dos lugares mais significativos da cidade, o mercado central de Florença foi reformado e inaugurado em abril do ano passado e, hoje em dia, é um dos espaços gastronômicos mais bacanas e movimentados de Florença.
O que você irá encontrar no mercado de Florença: restaurantes, pizzaria, cervejaria, padaria, cafeteria, livraria, sorveteria, açougue, banca de frutas, verduras, legumes, especiarias, queijos, peixes, frutos do mar, massas, chocolates, vinhos, assim como uma pequena loja da Eataly e uma escola de culinária.
O mercado está disposto em 2 andares: o térreo, com cara de mercado de rua, concentra as bancas de frutas, verduras, legumes, especiarias, queijos, salames, peixes, frutos do mar, vinhos, carnes e algumas poucas opções de sanduíches e comida pronta bem econômicos.
O primeiro andar é dedicado aos restaurantes, às pizzarias, às cervejarias, às padarias, às sorveterias, às cafeterias e à Eataly e à escola de culinária.
Como funciona a parte de restauração: você escolhe o quer comer e beber, paga no caixa e leva a bandeja para uma das mesas disponíveis. Alguns restaurantes também atendem os clientes diretamente nas mesas, o pagamento deve ser feito ao garçom junto com o pedido.
O que você não pode perder no mercado de Florença: a pizza napolitana de Romualdo Rizzuti e os sorvetes da Gelateria Beduschi.
Horário de funcionamento do Mercado Central de Florença: diariamente das 10:00 horas às 24:01 minuto.
Endereço: piazza del Mercato Centrale.