Museus gratuitos em Milão

por

Eu já havia feito uma listinha dos principais museus e sedes expositivas de Milão, agora, para facilitar a vida de vocês, segue a lista dos museus gratuitos em Milão.
Em alguns museus, a entrada é sempre gratuita. Em outros, não se paga para entrar em alguns dias da semana (ou do mês) ou algumas horas antes do fechamento.

Ainda sem hotel em Milão? Confira as ofertas aqui.
Casa-museu Boschi di Stefano Museus em MilãoMuseus que são sempre gratuitos em Milão:

Casa-Museu Boschi Di Stefano

Não deixe de visitar a casa-museu Boschi Di Stefano. Os quadros são muito bonitos, não se paga nada para entrar e a localização é estratégica: perto da Corso Buenos Aires.
Aberta ao público em 2003, a casa onde habitava Antonio Boschi e Marieda Di Stefano abriga uma coleção de aproximadamente 300 obras.
A coleção representa um extraordinário testemunho da história da arte do século XX, de 1910 até o final dos anos sessenta, e engloba pinturas, desenhos e esculturas de grandes artistas como Carrà, Lucio Fontana, De Chirico, Sironi, De Pisis e Boccioni.
Museus-gratuitos-em-Milão-Casa-museu-Boschi-di-StefanoHorário de funcionamento: de terça a domingo das 10:00 h. às 18:00 horas.
Endereço: Via Giorgio Jan, 15.
Metrô: linha vermelha, estação Lima.

Museu Alessandro Manzoni

Alessandro Manzoni, autor da obra-prima Os noivos (I promessi sposi), é um dos nomes mais importantes da literatura italiana.
O museu Manzoniano encontra-se na casa onde o escritor viveu com sua família desde 1814 até 1873.
É possível visitar o escritório e o quarto de Alessandro Manzoni e ver alguns documentos e manuscritos.
Museus-gratuitos-em-Milão-Casa-de-Alessandro-ManzoniHorário de funcionamento: de terça a sexta das 9:00 h. às 16:00 horas.
Endereço: Via Gerolamo Morane, 1.
Metrô: linhas vermelha e amarela, estação Duomo.

Museu Studio Francesco Messina

Aberto em 1974, o museu instalado na antiga igreja S. Sisto, expõe cerca de 80 esculturas (gesso, barro, bronze e cera) e em torno de 30 obras em papel do artista Francesco Messina.
Pontos turísticos em Milão Museus de arte em MilãoHorário de funcionamento: de terça a sexta das 10:00 h. às 14:00 h. e aos sábados das 14:00 h. às 18:00 horas.
Endereço: Via San Sisto, 4/A.
Metrô: linhas amarela e vermelha, estações Duomo e Missori.

Museus gratuitos em Milão no primeiro domingo do mês, às terças-feiras a partir das 14:00 horas e diariamente 1 hora antes do horário de encerramento:

GAM – Galeria de Arte Moderna

O prazer da visita é duplo: de um lado admira-se a arquitetura externa da Vila Real e o seu belo jardim, do outro, a decoração interna e centenas de pinturas e esculturas de uma das mais completas coleções italianas dedicadas à arte do século XIX, que engloba o trabalho de artistas como Modigliani, Gino Rossi, Pio Semeghini, Filippo De Pisis, Arturo TosiCarlo Carrà, Giorgio Morandi e Mario Sironi.

Galeria de Arte ModernaHorário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 9:00 h. às 17:30 minutos.
Endereço: Via Palestro, 16.
Metrô: linha vermelha, estação Palestro.

Museus do Castelo Sforzesco

As coleções artísticas fazem do castelo Sforzesco um importante centro cultural.
Entre os diversos museus, destaca-se a obra-prima de Michelangelo, a Pietà Rondanini, no museu de Arte Antiga.
A Pietà Rondanini de MichelangeloHorário de funcionamento: de terça a domingo das 9:00 h. às 17:30 minutos.
Endereço: Piazza Castello.
Metrô: linhas vermelha e verde, estações Cadorna, Cairoli e Lanza.

Museu del Risorgimento

A vasta coleção de quadros, gravuras e relíquias conservada no Museo del Risorgimento ilustra o período histórico que compreende a primeira campanha de Napoleão Bonaparte na Itália em 1796 até a anexação de Roma ao Reino da Itália em 1870.
O percurso expositivo está organizado cronologicamente através de 15 salas temáticas e 2 salas temporárias, destacando-se: o manto da coroação de Napoleão Bonaparte na Itália e o estandarte da Legione Lombarda Cacciatori a cavalo, o primeiro tricolor italiano.
Turismo em Milão O museu do Risorgimento da Itália em MilãoHorário de funcionamento: de terça a domingo das 9:00 h. às 13:00 h. e das 14:00 h. às 17:30 minutos.
Endereço: Via Borgonuovo, 23.
Metrô: linha verde e amarela, estações Lanza e Montenapoleone.

Palácio Morando Costume Moda Immagine

A exposição abrange dois percursos: o primeiro engloba a pinacoteca com uma coleção de pinturas, esculturas e gravuras que testemunham a evolução urbanística e social de Milão desde a segunda metade do século XVII até os primeiros anos do século XIX, o segundo apresenta as salas da residência nobre, mostrando a decoração do século XVIII através de móveis e objetos de ornamentação originais da época.
Em janeiro de 2010, o museu foi enriquecido com uma coleção (Moda e Costume del Comune di Milano) de quase 6.000 peças de roupas, acessórios e sapatos (do fraque ao leque) dos séculos XVIII ao XX.
O que ver em Milão ItaliaHorário de funcionamento: de terça a domingo das 9:00 h. às 13:00 h. e das 14:00 h. às 17:30 minutos.
Endereço: Via Sant’Andrea, 6.
Metrô: linha vermelha e amarela, estações San Babila e Montenapoleone.

Museus gratuitos em Milão no primeiro domingo do mês:

Pinacoteca de Brera

Abriga obras de arte, italiana e estrangeira, do século XIII ao XX, de grande valor artístico como o Cristo Morto de Mantegna, a Madonna del Roseto de Luini, a Cena in Emmaus de Caravaggio e o Pergolato de Silvestro Lega.
No primeiro domingo de todos os meses, a entrada na pinacoteca é gratuita, no entanto, prepare-se para ficar na fila.
Museus-gratuitos-em-Milão-Pinacoteca-de-BreraArte e cultura em Milão Blog de viagem Cena in Emmaus Caravaggio Pinacoteca de BreraHorário de funcionamento: de terça a domingo das 8:30 min. às 19:15 minutos.
Endereço: Via Brera, 28.
Metrô: linhas verde e amarela, estações Lanza e Montenapoleone.

Santa Maria delle Grazie

A entrada no refeitório do antigo convento Santa Maria delle Grazie, que abriga A última ceia de Leonardo da Vinci é gratuita no primeiro domingo de todos os meses, no entanto, a reserva deve ser, obrigatoriamente, feita por telefone +39 02 92800360.
As informações sobre a reserva, você encontra aqui.
A Última Ceia Leonardo Da VinciHorário de funcionamento: de terça a domingo das 8:15 min. às 19:00 horas.
Endereço: Piazza Santa Maria delle Grazie, 2.
Metrô: linha vermelha e verde, estações Conciliazione e Cadorna.

Gallerie d’Italia 

O museu fica na praça Scala, no centro histórico de Milão, vale a pena conferir algumas das belas produções artísticas italianas dos séculos XIX e XX.
Os destaques ficam por conta das obras de Antonio Canova, Umberto Boccioni, Francesco Hayez, Gerolamo Induno, Lucio Fontana, Fausto Melotti e Bruno Munari.Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta, sábado e domingo das 9:30 min. às 19:30 min., quinta-feira das 9:30 min. às 22:30 minutos.
Endereço: Piazza della Scala, 6.
Metrô: linhas amarela e vermelha, estação Duomo.dicas de Turismo em Milão Cristo Morto Mantegna Pinacoteca de BreraAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

4 Comentários

  1. 05/11/2014

    […] menos de 700 metros, você encontrará, à sua esquerda: o Palazzo dell’Arengario, que abriga o museu del Novecento, e o Palazzo Reale, importante centro cultural sede de mostras e exposições; à sua direita, a […]

  2. 06/11/2014

    […] da Vinci, são paradas obrigatórias e ficam muito próximos uns dos outros e de Brera. No museu de Arte Antiga do Castelo Sforzesco o destaque fica por conta do último trabalho de Michelangelo, […]

  3. 21/03/2015

    […] alguns museus de Milão a entrada é gratuita, em outros, não se paga para entrar em alguns dias da semana ou do mês ou algumas horas antes do […]

  4. 13/06/2015

    […] é uma cidade rica em museus e alguns deles são gratuitos. Na praça do Duomo você encontrará o museu do Duomo, o museu del Novecento, o palácio real, o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *