Gastronomia na Itália: os pratos típicos de Milão
Assim como os italianos pensam que o Brasil é feito só de samba, feijoada e caipirinha, nós brasileiros, achamos que na Itália só rola pizza e massa, mas não é bem assim. No Brasil, cada região tem uma gastronomia característica, na Itália também.
A verdade é que a massa reina por aqui da mesma forma que o arroz reina no Brasil, já a pizza é típica de Nápoles. Em Milão, para se comer uma boa pizza, o negócio é recorrer às pizzarias napolitanas, os pratos típicos daqui são o risotto, a cotoletta, o ossobuco, o minestrone, a cassoeula e o panettone.
Ao contrário da cidade, os pratos tradicionais milaneses não são propriamente sofisticados, são comuns e substanciosos, criados para fornecer uma boa quantidade de calorias para os trabalhadores braçais e esquentar o corpo nos dias de frio.
Hoje, o conceito de gastronomia está mudando – o clima já não é o mesmo, a maior parte dos empregos não exige esforço físico, a preocupação com a saúde e a balança aumentaram e a cidade virou referência de moda e luxo – e o que não faltam por aqui são excelentes opções de restaurantes modernos e inovadores com releituras dos pratos tradicionais e criações incríveis, além dos inúmeros restaurantes étnicos.
Para uma imersão na gastronomia milanesa, aí vai uma breve apresentação dos principais pratos típicos da cidade.
Ossobuco: o nome deriva do dialeto ossbus, que significa osso furado e indica o corte de carne utilizado, a carne macia ao redor da canela do boi e o tutano, temperados com alho, salsinha e raspas de limão.Risotto alla milanese: o segredo do risoto está na simplicidade dos ingredientes, que combinados, transformam-se em uma harmonia de sabores.
A cebola é dourada em azeite e manteiga, o arroz é queimado ligeiramente no vinho branco e cozido al dente no caldo de carne. O toque final fica por conta do açafrão e do queijo parmesão.
Cotoletta alla milanese: lembra o nosso bife à milanesa (ovo + farinha de rosca), mas é muito melhor. Em Milão, você encontrará a cotoletta tanto de porco quanto de vitelo, as duas versões são deliciosas. Para os puristas, a regra geral é de que só as seis primeiras costelas do lombo do vitelo de leite são adequadas para a preparação do prato, visto que não são nem gordas, nem magras demais, além disso, cotoletta que se preze tem que ter osso.
Mondeghili: são as almôndegas milanesas feitas com carne bovina, linguiça e salame (ou mortadela) moídos, pão, ovo e especiarias, uma pequena maravilha.
Minestrone alla milanese: a sopa de legumes é feita com diversos tipos de legumes cortados em quadradinhos pequenos.
Não se sabe precisamente quais eram os ingredientes da receita original do minestrone alle milanese, uma vez que, antigamente, os legumes disponíveis eram estritamente sazonais e, em função disso, mudavam de acordo com a época do ano.
Cassoeula: à base de carne de porco e repolho, é o prato que mais bem representa a gastronomia milanesa.
Panettone: esqueça os panetones que você já comeu no Brasil, a origem do panetone é milanesa e os panetones de Milão, feitos com frutas cristalizadas, são simplesmente divinos. Não deixe de experimentar.
Top
🙂
O que é top? Os italianos se enchem de carne de porco. Não é para se assustar com tanta gente fraca e doente. O peixe morre pela boca!
21/10/2017 Meu name e Roberto Popper moro no Parana Cidade de Londrina City.OK? Eu queria saber qual a fruta que tem em Milao na Italia? Voces sabem? Entao me telefonam no meu celular.OK? 43-9645-4870. Esse e o meu numero. Ai eu atendo. Joia? Quinta feira ja vou para Sao Paulo. Nos vamos embarcar no Aeroporto de Guarulhos iremos pela Companhia Air Europa. Voaremos ate Madrid e de la para Milao Italia. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do amigo Roberto Popper.
Olá Roberto,
não sou especialista no assunto, mas acho que as frutas típicas da Lombardia são romã, cereja, maçã, pera e limão.
Abraço e boa viagem,
Estou indo para Milão para esta realizando um sonho que é curso de comida italiana, já trabalho com comida italiana mais sei que preciso me aprimora mais sempre mais.
Que bacana!
Boa viagem e bom curso pra você 😉
Abraço,
Que maravilha! Preciso provar pelo menos esse autêntico risotto! Onde você aconselha a provar o Cotoletta alle milanese? Obrigado!
Olá Phillipe, eu gosto muito da cotoletta da Osteria Brunello (mais econômica), que fica na Corso Garibaldi, 117 e da Trattoria del nuovo Macello, que fica na via C. Lombroso, 20.
Abraço,