Uma das obras mais importantes de Piero della Francesca: a Pala di Brera

por · 13/07/2016

A Pala di Brera foi pintada por Piero della Francesca para o mausoléu do duque de Urbino, Federico da Montefeltro, originalmente colocada na igreja de São Bernardino em Urbino e posteriormente adquirida pela Pinacoteca de Brera em Milão.

O quadro representa a Nossa Senhora sentada num trono com Jesus no colo rodeada por um grupo de santos e de anjos e pelo duque Federico, em armadura ajoelhado.

A obra foi encomendada em 1472, ano em que Federico celebrava o nascimento do filho Guidobaldo e a tomada de Volterra, por isso a retratação em armadura. O ano também foi marcado pela morte da sua amada mulher, Battista Sforza, homenageada com a presença do seu santo epônimo (Giovanni Battista) em frente ao marido.

Além da figuração da Virgem, que vela afetuosamente o sono de Jesus, a obra parece aludir à maternidade de Battista, interrompida prematuramente.

De um ponto de vista religioso, a obra é uma reflexão sobre o dogma mariano: a Nossa Senhora que vela o corpo de Cristo em analogia à igreja que conserva o sacramento da eucaristia.

Outro detalhe importante, é o ovo de avestruz suspenso sob a cabeça da Virgem, representando a Imaculada Conceição. Segundo uma lenda antiga, o ovo de avestruz era fecundado por um raio de sol, assim como a concepção de Maria feita através do Espírito Santo.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Museu Pinacoteca di Brera em MilãoO autor: Piero della Francesca nasceu entre 1410 e 1420 em San Sepolcro na Toscana. Estudou matemática e geometria na sua cidade natal e em 1439, em sua primeira viagem a Florença, iniciou sua carreira artística, concentrada nas luzes e nos seus efeitos na pintura.

Foi um grande pintor do Renascimento italiano, apresentado técnicas e temáticas inovadoras como o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, a perspectiva e a criação do volume.

Desenvolveu uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas, diferenciando-se pela utilização da geometria espacial e da abstração.

Entre as principais obras do pintor, destacam-se o Batismo de Cristo, a Flagelação de Cristo, a Ressureição de Cristo, a Natividade e a História da Santa Cruz.

Dedicou ao duque Federico a obra De prospectiva pingendi, um tratado teórico com os fundamentos da arte, através de uma interpretação puramente matemática.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

As obras mais importantes de Piero della Francesca Museus em MilãoAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *