Uma das obras mais importantes de Piero della Francesca: a Pala di Brera
Uma das obras mais importantes de Piero della Francesca: a Pala di Brera, foi pintada para o mausoléu do duque de Urbino, Federico da Montefeltro.
Originalmente, a obra pertencia à igreja de São Bernardino em Urbino, séculos depois foi adquirida pela Pinacoteca de Brera em Milão.
O quadro representa a Nossa Senhora sentada num trono com Jesus no colo rodeada por um grupo de santos e de anjos e pelo duque Federico, em armadura ajoelhado.
A obra foi encomendada em 1472, ano em que Federico celebrava o nascimento do filho Guidobaldo e a tomada de Volterra, por isso a retratação em armadura. O ano também foi marcado pela morte da sua amada mulher, Battista Sforza, homenageada com a presença do seu santo epônimo (Giovanni Battista) em frente ao marido.
Além da figuração da Virgem, que vela afetuosamente o sono de Jesus, a obra parece aludir à maternidade de Battista, interrompida prematuramente.
De um ponto de vista religioso, a obra é uma reflexão sobre o dogma mariano: a Nossa Senhora que vela o corpo de Cristo em analogia à igreja que conserva o sacramento da eucaristia.
Outro detalhe da Pala di Brera, é o ovo de avestruz suspenso sob a cabeça da Virgem, representando a Imaculada Conceição. Segundo uma lenda antiga, o ovo de avestruz era fecundado por um raio de sol, assim como a concepção de Maria feita através do Espírito Santo.
O autor: Piero della Francesca nasceu entre 1410 e 1420 em San Sepolcro na Toscana. Estudou matemática e geometria na sua cidade natal e em 1439, em sua primeira viagem a Florença, iniciou sua carreira artística, concentrada nas luzes e nos seus efeitos na pintura.
Foi um grande pintor do Renascimento italiano, apresentado técnicas e temáticas inovadoras como o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, a perspectiva e a criação do volume.
Desenvolveu uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas, diferenciando-se pela utilização da geometria espacial e da abstração.
Entre as principais obras do pintor, destacam-se a Pala di Brera, o Batismo de Cristo, a Flagelação de Cristo, a Ressureição de Cristo, a Natividade e a História da Santa Cruz.
Dedicou ao duque Federico a obra De prospectiva pingendi, um tratado teórico com os fundamentos da arte, através de uma interpretação puramente matemática.
Maravilhoso, fui a Milão 1983 e vi as obras de Piero della Fransesca e comprei um pôster. Volto dia 03 de maio para rever
Ótima notícia 🙂
Abraço e boa viagem,
Simone