Rafael Sanzio e a obra Casamento da Virgem
O Casamento da Virgem (Sposalizio della Vergine), datado de 1504, é um dos trabalhos mais importantes da juventude de Rafael Sanzio. A obra, encomendada pela família Albizzini e proveniente da capela Albizzini da igreja de São Francisco da cidade de Castelo, foi inspirada no Casamento da Virgem da catedral de Perúgia que estava sendo pintado por Perugino. O casamento da Virgem de Rafael faz parte do acervo da Pinacoteca de Brera em Milão.
A obra: numa praça pavimentada ao ar livre, dominada por uma paisagem luminosa, a pintura representa o momento em que José está para colocar a aliança no dedo de Maria em frente a um grande templo de planta central, que remete ao projeto do templo de San Pietro in Montorio em Roma feito por Bramante.
Ao lado dos dois protagonistas estão o séquito de Maria, disposto atrás da virgem, e os pretendentes, desiludidos com a recusa da noiva, atrás de José.
A única flor que desabrochou foi a de José. Um pretendente decepcionado parte o seu galho que não floresceu, milagrosamente, como o de José.
Os olhares expressivos dos personagens estão voltados em diferentes direções numa espécie de diálogo mudo.
Rafael utiliza uma série de proporções geométricas baseadas no semicírculo das figuras e na estrutura piramidal, inserindo personagens que assumem poses e movimentos naturais numa grade compositiva rigorosamente simétrica.
O autor: Rafael Sanzio nasceu em 1483 em meio ao ambiente cultural da corte de Urbino.
Quando o pai morreu, começou a trabalhar com Pietro Perugino. São dessa época as obras: Três graças, Sonho do cavaleiro e Casamento da Virgem.
Inserido na alta sociedade de Florença, entra em contato direto com as obras de Michelangelo.
Em 1505, foi convidado pelo papa Júlio II para decorar os aposentos do Vaticano. Dez anos mais tarde, tornou-se o arquiteto oficial do Vaticano, passando a coordenar os trabalhos na basílica de São Pedro. Dos afrescos pintados por Rafael no Vaticano, o mais importantes é A escola de Atenas.
Morreu, prematuramente, em Roma, no dia em que completava 37 anos.