O Triennale, museu do design de Milão, também é pavilhão da Expo 2015
O Triennale, museu do design de Milão, também é pavilhão da Expo 2015.
Inaugurado em 2007, o museu oferece aos visitantes a possiblidade de descobrir a excelência do design italiano através de pontos de vista inéditos.
As peças da coleção permanente testemunham a heterogeneidade da história do design italiano, a inovação e a experimentação que o tornaram célebre e reconhecido através de suas criações e dos seus grandes mestres.
Arts & Foods – é o único pavilhão da Expo em Milão
Do dia 9 de abril ao dia 1º de novembro, o Triennale hospedará a mostra Arts & Foods, uma relação multifacetada entre a comida e a arte, sendo o único pavilhão da exposição fora da zona da Expo.
A mostra, projetada por Germano Celant, concentra-se na pluralidade de linguagens visuais e figuradas, de objetos e ambientes relacionados à comida e à nutrição que vai de 1851, ano da primeira exposição universal em Londres, até os dias de hoje.
Em uma dimensão sensorial ampliada, devido à presença de estações olfativas, projeções cinematográficas e televisivas, reproduções musicais, citações e mais de 40 vitrines com objetos e documentos de coleção, o percurso, cronológico e temático, desenvolve o tema alimento – o modo de preparação, distribuição e partilha tanto na esfera privada, quanto na pública – em mais de 15 ambientes: sala de jantar, cozinha, bar, piquenique, criando um cenário impactante através de quadros, mobílias, objetos, esculturas, eletrodomésticos, fotografias, capas de discos, vídeos e livros.
Um dos pontos fortes da exposição é o itinerário dedicado às crianças e aos adolescentes que mostra a relação entre arte e comida através de brinquedos, animações, gibis, roupas e obras de arte, entre elas, 93 obras de Andy Warhol destinadas ao público infantil.
A exposição funciona diariamente das 10:00 h. às 23:00 horas.
A entrada é gratuita mediante a apresentação do bilhete da Expo.
O bilhete da Expo permite o acesso à mostra Art & Foods, não à coleção permanente do museu.
O bilhete para o museu e para a mostra custa €12.
Endereço: Viale Emilio Alemagna, 6.
Metrô: linhas vermelha e verde, estação Cadorna.