Nothing Hill em Milão
Nothing Hill em Milão: era uma vez, uma cooperativa de operários com o sonho de construir uma cidade ideal, a preços acessíveis e bem localizada, para não ter que gastar a maior parte do salário com aluguéis.
Naquela época (final do século XIX), não existiam casas populares em Milão e a ideia de uma cooperativa era a única solução para viabilizar o projeto: a soma do aluguel pago por um certo número de trabalhadores poderia constituir um capital para construir casas baratas.
Depois de negociar com a prefeitura, o terreno de 100.000 metros quadrados foi comprado a preço de banana – 270.000 liras, que equivalem a menos de 150 euros – e as casas ideais com jardim e horta começaram a ser construídas.
O projeto da cidade ideal encalhou entre as duas guerras mundiais, mas a parte que saiu do papel, as casas da via Lincoln, deixou aquele pedacinho da cidade mais tranquilo, mais romântico, mais colorido.
A Nothing Hill milanesa fica entre a Porta Venezia e a Porta Romana, a menos de dois quilômetros do duomo, numa ruazinha estreita onde não dá para estacionar, não tem barulho, nem trânsito.
Naquele pequeno ângulo de Milão reina o silêncio, a magia, as flores e as cores.
Endereço: via Abramo Lincoln.
Metrô: linha vermelha, estação San Babila.