Estátua da Liberdade em Milão
Localizada em uma pequena ilha na entrada do porto de Nova Iorque, a estátua da Liberdade é, sem dúvida nenhuma, um dos monumentos mais famosos do dos Estados Unidos.
A obra de Frédéric Auguste Bartholdi foi um presente dos franceses aos estadunidenses em comemoração ao centenário da independência dos americanos do domínio inglês em 1876.
A estátua representa Libertas, uma deusa romana, que carrega uma tocha e uma tabula ansata sobre a qual está inscrita a data da declaração de independência dos Estados Unidos, ocorrida no dia 4 de julho de 1776.
O que muita gente não sabe é que, além de a galeria Vittorio Emanuele ter servido de inspiração para a construção da torre Eiffel em Paris, a estátua da Liberdade de Nova Iorque foi inspirada na estátua La legge nuova (A lei nova) de Camillo Pacetti esculpida em 1810 em Milão.
Ou seja, pela segunda vez, Milão foi a musa dos franceses na construção de dois dos monumentos mais famosos do mundo.
A semelhança entre as estátuas é grande: as duas empunham uma tocha na mão direita e usam uma coroa de pontas.
A tabula ansata, que a estátua da Liberdade de Nova Iorque segura com a mão esquerda, está na mão esquerda da estátua La legge vecchia (A lei velha), que fica ao lado da La legge nuova na entrada do duomo de Milão.
Digamos que a estátua da Liberdade de Nova Iorque é a combinação entre as milanesas La legge nuova e La legge vechia.
Os franceses juram de pé juntos que não plagiaram a estátua, mas que elas são muito parecidas, ah isso elas são.