Galleria Vittorio Emanuele em Milão: 7 curiosidades
A galleria Vittorio Emanuele em Milão: 7 curiosidades que, provavelmente, você não conhecia.
1. O nome da galeria foi escolhido em homenagem ao primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II di Savoia, que colocou a primeira pedra do projeto no dia 7 de março de 1865.
2. Com uma cúpula de 47 metros de altura, onde foram utilizados 7 milhões e 850 mil metros quadrados de vidro e 353 toneladas de ferro, a galeria Vittorio Emanuele II levou apenas pouco mais de 2 anos para ser construída.
A inauguração oficial ocorreu no dia 15 de setembro de 1867.
3. A torre Eiffel em Paris, inaugurada em 1889, ano da Expo na França, foi inspirada na galeria Vittorio Emanuele II.
4. O arquiteto responsável pelo projeto foi Giuseppe Mengoni que, no dia 30 de dezembro de 1877, enquanto comandava um grupo de operários que faziam alguns ajustes no arco de entrada da galeria, caiu de um andaime e morreu. O mistério nunca foi resolvido: suicídio, homicídio ou tragédia?
A lápide em homenagem ao arquiteto fica na entrada da galeria.
5. A obra Rissa in Galleria, ícone do início do movimento Futurista, de Umberto Boccioni, tem como pano de fundo a galeria Vittorio Emanuele.
6. A galleria Vittorio Emanuele foi um dos monumentos de Milão mais atingidos durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial em agosto de 1943: uma parte do teto e da decoração interna foram totalmente destruídos.
7. No piso central da galeria, à esquerda, você encontrará o mosaico de um touro.
Nem é preciso estar atento aos desenhos no chão para encontrar o touro: tem sempre gente girando ao redor dele ou tirando fotos.
Já ouvi dizer que, para ter sorte, deve-se colocar o calcanhar direito no aparelho reprodutor do touro e fazer uma rotação de 360 graus às 24:00 horas do dia 31 de dezembro, assim como também já li que, para garantir o retorno a Milão, deve-se fazer meio giro em volta dele. Os milaneses defendem uma volta, em qualquer dia do ano, para ter sorte. Já vi, inúmeras vezes, turistas fazendo 2 ou 3 rotações completas…
Pelo sim, pelo não, toda a vez que eu visito a galeria, coloco o pé direito nos colhões do bicho e faço um giro completo.
Se a galeria foi inaugurada em 1867, como o arquiteto ainda comandava um grupo de operários em 1877 sendo que a construção já estava inaugurada? Estou fazendo um trabalho da faculdade a respeito dessa obra e vi em outros sites que a inauguração foi no ano de 1877 e não 1867. Pode me ajudar por gentileza?
“…onde foram utilizados 7 milhões e 850 mil metros quadrados de vidro…”
De onde vc tirou essa informação? Um campo de futebol possui aproximadamente 8.250 m²
7.000.000 m² de vidro?
Olá Junior,
do site de turismo da prefeitura de Milão:
http://www.turismo.milano.it/wps/portal/tur/it/arteecultura/architetturaemonumenti/monumenti/camminamenti_galleria_vittorio_emanuele
É só clicar em anedotas e curiosidades 😉
L’apice della cupola centrale è alta 47 metri e per costruirla insieme alla tettoia di copertura furono impiegate 353 tonnellate di ferro e sette milioni e 850mila metri quadrati di lastre di vetro rigato.