O que fazer no Lago de Garda Itália
Com uma superfície de 370 quilômetros quadrados, o Garda é o maior lago italiano e está situado na Lombardia, no Vêneto e no Trentino-Alto Adige.
O Lago de Garda é muito frequentado no verão por alemães, ingleses, austríacos e italianos do norte, que vão para lá curtir as praias.
Pois é, para nós brasileiros parece estranho, mas as praias de pedra e água doce (gelada!) são disputadíssimas nos meses de calor, sobretudo, em julho e agosto.
Nós estivemos por ali durante uma semana em agosto e, embora não tenhamos nos animado com a ideia de fazer praia no lago, confesso que nos dias mais quentes era uma delícia tirar a sandália e brincar com o nosso filho com os pés na água.
A primeira vez que nós visitamos o lago, foi em janeiro de 2017, no auge do inverno. Ventava bastante, algumas lojas e restaurantes estavam fechados, havia pouquíssimas pessoas circulando nas ruas, mas, sem dúvida nenhuma, o passeio valeu a pena.
Desta vez, fomos em agosto, no auge do verão de 2018 (no mês em que a maior parte dos europeus saem de férias) e adoramos. As cidades estavam movimentadas (sem superlotação) e o clima estava fantástico.Quanto tempo ficar no Lago de Garda
Para conhecer as cidades mais próximas a Milão (Sirmione, Desenzano e Peschiera), um dia é suficiente. Dá para fazer um bate e volta acordando cedo.
Para conhecer Salò, Limone sul Garda e Riva del Garda, durma por lá duas noites.
De Milão a Salò, são 130 quilômetros. De Salò a Limone, 35 quilômetros e de Limone à Riva, 11 quilômetros.
A estrada ao redor do lago é cheia de curvas e, em muitas partes, tem só uma pista de cada lado, ou seja, calcule pelo menos 45 minutos para percorrer 35 quilômetros.
Como ir de Milão a Salò, Limone sul Garda e Riva del Garda
A melhor alternativa é ir de carro.
Não tem estação de trem nem em Salò, nem em Limone, nem em Riva del Garda.
A única estação de trem é em Desenzano.
Onde ficar no lago de Garda
O bacana é ficar numa das três cidadezinhas (eu me apaixonei por Salò), mas se o orçamento estiver apertado, a dica é ficar em Bréscia: os hotéis são mais baratos e a cidade é linda.O que fazer no lago de Garda
Nos meses de verão, o negócio é ir à praia, passear pela avenida beira lago, almoçar e jantar com vista para o lago e descansar.
Também vale a pena pegar um barco e conhecer outras cidades.
Salò, Limone sul Garda e Riva del Garda são muito, mas muito bonitas mesmo. É uma delícia passear por ali.Passeio de barco no lago de Garda
A companhia pública que circula pelas cidades do lago de Garda é a Navigazione Laghi.
O bilhete de Limone sul Garda para Riva del Garda custa € 10 (ida e volta) e o percurso dura pouco mais de meia hora.
Salò
Salò é a maior cidade da região oeste do lago de Garda e é conhecida por ter sido sede de alguns ministérios da República Social Italiana de Mussolini.
A avenida que beira o lago é um charme, é cheia de flores, hotéis, bares e restaurantes com vista para o lago.
Limone sul Garda
Limone sul Garda tem pouco mais de 1.000 habitantes e um cenário de tirar o fôlego.
É conhecida por ter a ciclovia mais bonita da Europa.
Os 12 quilômetros de ciclovia de Limone são só o começo. O projeto de 140 quilômetros de pista com vista para as cidades mais bonitas do lago de Garda está previsto para ser entregue em 2021.
Riva del Garda
Com quase 17.000 habitantes, Riva del Garda é conhecida como a pérola do lago de Garda e é frequentada pelos amantes de windsurfe, de barco à vela e dos ciclistas.
Boa tarde!
Estarei na Italia em outubro. Qual das cidades que circundam o lago fica mais próxima de Milão? Vale a pena ir de trem? É que não estamos a fim de locar carro. Obrigado!
Olá, Cássio,
o melhor é pegar um trem na Estação Central de Milão até Desenzano de Garda e, de lá, fazer um passeio de barco.
Aqui você encontrará todas as dicas: https://www.oguiademilao.com/lago-de-garda-italia-pontos-turisticos/
Abraço,
Simone
Muito lindo! O lugar é um espetáculo. Quero muito conhecer nas proximas ferias no verão. Obrigada pelas informações.
Visitei O lago de Garda no verão de 2016 e foi maravilhoso.
🙂
Muito lindas as fotos!!
Se você puder, pediria por gentileza para me tirar algumas dúvidas:
Viajaremos para essa região entre 06 a 09 de julho. A estrada de Brescia a Riva del Garda é perigosa? É muito quente nesta época? Já é bem cheio de gente? É tranquilo achar estacionamento em Riva e Limone, mesmo pagos? Muito obrigada
Olá Kelly,
obrigada 🙂
Não, a estrada não é perigosa.
É verão, faz calor.
Já está movimentado, mas não lotado.
Sim, dá para estacionar tranquilamente.
Abraço e boa viagem,