Viajar pela Itália: de Milão a Bréscia
Bréscia é linda, é encantada, é romântica, é histórica, é pequeninha, não dá vontade de ir embora… E a minha sugestão é que você fique. Reserve um hotel e aproveite a noite na cidade. Faça um aperitivo. Escolha um dos restaurantes charmosos e desfrute a atmosfera mágica.
Um pouco de história: habitada desde a idade do Bronze pelos ligúrios, etruscos e celtas, Bréscia conquistou o título de colônia romana em 27 a.C..
Com o declínio do Império Romano, tornou-se capital de um importante ducado lombardo em VI d.C..
Por volta do século XI, Bréscia foi reconhecida como uma cidade livre.
No começo do século XIII, foi disputada por Milão e por Veneza.
Foi dominada pelos Visconti, pelos venezianos e pelos franceses. Com a queda de Napoleão, passou a ser governada pelos austríacos. Em 1849, rebelou-se contra o domínio austríaco, conquistando o apelido de leoa da Itália. Em 1859, foi anexada ao Reino da Itália, tornando-se um importante polo industrial.
Foi integrada à rede ferroviária lombarda em 1853.
Entre o anos de 1927 e 1932, teve uma parte do centro histórico medieval demolida para dar lugar à praça Vitória, emblema da arquitetura fascista.
De Milão a Bréscia Bréscia fica a pouco mais de 100 quilômetros de Milão, a 50 quilômetros de Bérgamo e a 70 quilômetros da romântica Verona.
Para ir de Milão a Bréscia de carro, é só pegar a estrada A4 Milão-Veneza, o valor do pedágio fica em torno dos 7 euros.
Para os que preferirem ir de trem, as passagens de Milão a Bréscia custam em torno de € 14 (ida e volta).
Os trens saem de diversas estações de Milão, entre elas Cadorna, Garibaldi e Milano Centrale e do aeroporto Malpensa (o custo da passagem de Malpensa a Bréscia é de € 9,90 por trajeto).
Dica: pegue o trem na Estação Central, é a única estação em que o trem vai direto para Bérgamo. Nas outras estações, você terá que trocar de trem algumas vezes, o que pode ser muito confuso e fazer com que você se perca.
Os principais pontos turísticos de Bréscia são: o museu Santa Giulia, originalmente, um mosteiro feminino da ordem beneditina, construído durante o reinado de Desiderio em 753 d.C., que compreende a basílica de San Salvatore, o oratório de Santa Maria in Solario, a igreja de Santa Giulia e o coro das freiras.
A praça della Loggia – projetada na época do Renascimento italiano, começou a ser construída no final do século XV e foi finalizada em 1574. Ao redor da praça, os destaques são os edifícios em estilo veneziano do século XVI e, sobretudo, o palácio della Loggia e a torre do relógio (1546) com duas estátuas masculinas de bronze no alto, conhecidas como i macc de le ure (os loucos das horas), que marcam as horas do dia batendo o martelo no sino.
A piazza Paolo VI – a praça, de origem medieval, é o coração da cidade devido à importância dos edifícios históricos nela presentes como o palácio Broletto (1223-1227), a torre cívica, o Duomo Vecchio, construído no final do século XI sobre as ruínas da basílica de Santa Maria Maggiore e o Duomo Nuovo, que levou mais de 200 anos para ficar pronto (1604-1825).
A praça della Vittoria – projetada pelo arquiteto romano Marcello Piacentini e inaugurada em 1932, representa a arquitetura do período fascista e abrange o palácio do correio italiano, a torre da revolução e o torreão (Torrione), um dos primeiros arranha-céus da Itália com 60 metros de altura.
O Capitólio e o Foro românico – no centro de Bréscia, encontra-se uma área arqueológica onde ainda são visíveis os edifícios mais antigos e mais importantes da cidade: o santuário da época republicana (século I a.C.), o capitólio (73 d.C.) e o teatro (I-III d.C.).
O castelo de Bréscia – que domina a cidade do alto e, além da bela vista, abriga os museus delle Armi e do Risorgimento.
Ola Simoni. Estou indo para Brescia agora no mes de junho. Reservei um hotel bem proximo a estação de trem. Vou viajar sozinha, vc acha essa cidade segura a noite ? Desde ja agradeço e aguardo sua resposta.
Olá Renata,
sim, Bréscia é segura, pode ficar tranquila 🙂
Abraço e boa viagem,
Qual o valor dos Museus em Bréscia?
Olá Pamella,
neste site, tem os valores de todos os museus de Bréscia: https://www.bresciamusei.com
Abraço,
Excelente, parabéns.
Obrigada, Fábio 🙂
Simone bom dia em brescia e verona tem onde estacionar sem pgto? Ou vc sabe o valor?
Olá Sílvia, tem onde estacionar sem pagar, mas não perto do centro. Não sei exatamente o valor do estacionamento, mas acredito que em torno de 2 euros por hora.
Abraço,
Estou na IT há 2 meses exatamente nos arredores de Brescia. Vim para estudar e viajar.
Amei tuas orientaçoes ….muito claro, simples e instrutiva. Interessante você incluir história local. Parabéns !
Hoje voltei de Bologna de Trem Italo …excelente!
Estou enviando esse link pra várias pessoas que estão me seguindo em pequenos grupos de amigos e parentes.
Oi Sulamita , tenho 16 anos mas já estou me preparando para morar na Brescia . Queria alguns conselhos kk me ajuda ? estou perdida .
Obrigada, Sulammita 🙂
Boas festas pra você.
Olá Muito Legal seu Blog , explica muito bem , tira muitas dúvidas , estarei indo dia 12 de dezembro e ficaremos alguns dias em Milão , como no Brasil as temperaturas , mesmo no inverno são mais amenas que na Italia , não tenho casacos para frio rigoroso , na Italia consigo encontrar moda Plus Size com facilidade ?
Olá Fernanda, consegue sim, não se preocupe.
Abraço e boa viagem,
Olá, Simone
Pretendo ir à Milão no ano que vem e gostaria de conhecer Brescia, Veneza e Verona pelo menos. Gosto de viajar de trem e em algumas cidades, acho legal passar uma noite, mas fica o problema das grandes malas. Fiz isso há dois anos de Roma à Assisi e à Toscana e tive sorte, porque poderia ter sido um problema. O que vc aconselha?
Olá Marisa, os trens no norte da Itália são fantásticos, além disso, as estações de Bréscia, Verona e Veneza são bem centrais, você não terá dificuldade nenhuma com as malas, pode marcar a viagem 😉
Abraço,
Já morei em.cidades floridas e mais encantadas como na Alemanha e seu lindo castelo de Neuschwanstein.que enanto.acho toda essa paisagem italianamuito enfadonha deve ser tedioso morar num lugar assim
Bom dia Elisa, também gosto de muitas cidades da Alemanha, mas sou louca pela Itália.
O que não falta por aqui são paisagens lindas, cenários únicos e cidades encantadoras.
O norte é muito diferente do sul, sem falar na Toscana que também é incrível.
Dá uma olhada nestas cidades e ilhas italianas: http://www.oguiademilao.com/a-deslumbrante-positano-na-costa-amalfitana/, http://www.oguiademilao.com/turismo-em-veneza-burano-murano-e-torcello/, http://www.oguiademilao.com/a-ilha-de-capri-uma-das-perolas-do-golfo-de-napoles/, http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-florenca/, http://www.oguiademilao.com/o-lago-de-como/, não são lindas?
Vem conhecer a Itália! Garanto que você irá adorar 🙂
Abraço,
Olá Simone, estou indo em maio com minha esposa e filha de um ano e meio. Sugestões para passeios com a bebê? Obrigado.
Eita Gustavo, essa eu vou ficar te devendo.
As minhas viagens para Bréscia são sempre para visitar igrejas, museus, caminhar pela cidade e comer bem, só com adultos, confesso que estou por fora dos roteiros infantis.
Abraço,
Olá Simone,
Vou a Milão ano que vem e pretendo conhecer algumas cidades proximas, como Brescia e Bergamo. Pelo que li nos diversos post’s, basta comprar o bilhete na estação central de Milão, pois a viagem é curta, porém nenhum deles fala como devo fazer, ou seja, preciso comprar com antecedência ou basta me dirigir a uma das máquinas da estação central que o trem sai com frequencia?
Você pode me ajudar?
Grata,
Andréa
Olá Andrea, os trens para Bréscia e Bérgamo saem com bastante frequência, é só comprar o bilhete nas máquinas da estação central no mesmo dia ou um dia antes.
Para conferir os horários, dá uma olhadinha no site da trenord (trenord.it).
Abraço,
Obrigada! 🙂
De nada.
Boa viagem :D,
Poderia nos informar se há facilidade de contatarmos um táxi para nos levar de Brescia até uma vinícola em Franciacorta . Pretendemos ficar em Milão e passearmos um dia por essa região .Muito obrigado
Olá Ivan, não se preocupe porque é muito fácil pegar um táxi em Bréscia para Franciacorta, vocês não terão nenhum problema.
Abraço,
querida Simone, gostaria de conhecer Brescia. qual o melhor momento do ano para curtir tudo que a cidade possa nos proporcionar? como faço para chegar saindo do Brasil? você tem ideia de gastos? passagens saindo do Nordeste do Brasil, hospedagem, transporte, alimentação? grato!
Olá Gleidson, tudo bem? Se você prefere o calor, é melhor vir nos meses de junho a setembro, caso prefira o frio, de outubro a maio.
Em relação aos preços, dá uma olhadinha neste artigo: http://www.oguiademilao.com/milao-e-uma-cidade-cara-quanto-custa-viajar-para-milao/
Abraço,
Olá Simoni!
Pretendo ir de Milão para Iseo de trem. Para isso devo comprar o bilhete na estação Centrale de Milão até Brescia. De Brescia para Iseo como devo proceder? Ficarei grata se puder ajudar-me.
Abraços.
Olá Mazelia, tudo bem? Você pode comprar o bilhete para Iseo tanto em Milão quanto em Brescia (trenord.it). Se for de Milão a Iseo (1h48min.) terá que trocar de trem em Bréscia, de Bréscia a Iseo é direto (30 minutos).
Abraço,
QUERIA SABER SOBRE A FAMILIA ROSSINI ,O MEU NONO NASCEU ,NA ITALIA…
Vem pra Itália! Além de conhecer um país lindo, você ainda pode correr atrás das tuas origens
;-).
emocionante…
É verdade. Vale a pena conferir.