Verona e a história de Romeu e Julieta e a casa da Julieta
Um pouco de Verona, da casa da Julieta e a história de Romeu e Julieta: há muitas incertezas acerca da existência do mito Romeu e Julieta, imortalizado por Shakespeare, no entanto, algumas referências históricas de Verona do século XIV sugerem o contexto real do drama, entre elas, a menção às desavenças entre a família Montecchi e Cappelletti feitas em A Divina Comédia por Dante Alighieri, que morou em Verona na época do governador Bartolomeo I Della Scala.
A família de Romeu, Montecchi, poderia estar relacionada à família gibelina, partidária do imperador, Monticoli, que existia em Verona na época de Bartolomeo I Della Scala, governador da cidade em 1302, ano em que a tragédia foi ambientada. Na obra de Shakespeare, o nome do governador é Escalo, que seria uma alusão ao sobrenome Della Scala.
A família de Julieta, Capuleti ou Cappelletti, guelfa, ou seja, partidária do papa, seria a família Dal Cappello, proprietária da famosa casa da Julieta em Verona. No portão de entrada da casa, ainda é visível o relevo de um chapéu (cappello) com características medievais que, provavelmente, seria o brasão da família Dal Cappello.
As duas famílias seriam inimigas tanto por pertencerem a facções políticas diversas, uma gibelina e a outra guelfa, como também porque a família Dal Cappello era amiga do conde San Bonifacio, em constante conflito com a família Monticoli.
A história de Romeu e Julieta: os jovens apaixonaram-se durante uma festa de carnaval realizada na casa da família Capuleti, onde Romeu Montecchi, membro da família rival, entrou mascarado. Logo após o matrimônio secreto, Romeu, banido de Verona por ter assassinado Tebaldo, primo de Julieta, refugiou-se em Mântua.
Para escapar de um casamento arranjado com o conde Paride, Julieta, na expectativa de um reencontro secreto com Romeu, tomou uma poção, dada pelo frei Lorenzo, que provocou uma morte aparente durante 42 horas.
No entanto, Romeu descobriu o ocorrido antes de receber o recado do frei e, desesperado, ingeriu uma poção venenosa e morreu ao lado da amada na sepultura.
Quando Julieta acordou e percebeu que Romeu estava morto, matou-se com o punhal de Romeu.
Ao encontrar os cadáveres dos jovens juntos, as famílias, abaladas com a tragédia, reconciliaram-se definitivamente.
A casa da Julieta foi construída no século XIII e restaurada em 1935. De tijolos aparentes e disposta em 3 andares, os destaques são a famosa sacada de onde Julieta falava com Romeu, os afrescos e a estátua de bronze da Julieta feita pelo escultor Nereo Costantini no pátio de entrada.
Para visitar a casa, paga-se € 6. Para ter sorte no amor, basta tocar no seio direito da estátua da Julieta.
Curiosidades: a parede de entrada da casa da Julieta é coberta de declarações de amor. Se quiser fazer a sua, é só achar um espaço menos ocupado e escrever.
Outra opção romântica, é comprar um cadeado do amor, escrever o teu nome e o nome do amado e colocá-lo no portão de ferro ao lado da estátua da Julieta.
De tempos em tempos, os cadeados são retirados e a parede é pintada, mas o amor entre o casal permanece.
Em Verona, funciona o clube da Julieta, uma associação que responde às mais de 4.000 cartas endereçadas à Julieta todos os anos.
Mt bem escritoObrigada pelas dicas! As aproveitarei!
Obrigada, Marcela.
Abraço e boa viagem 🙂
Verona é uma cidade muito linda! Gostei das dicas!
Também adoro Verona, Tati.
Obrigada pela companhia 🙂
Abraço,