Turismo em Liubliana Eslovênia
Com pouco mais de 270.000 habitantes, Liubliana é a capital da Eslovênia e a maior cidade do país.
Liubliana é a cidade do dragão, das pontes, dos bares e restaurantes à beira do lago, das belas obras do arquiteto Jože Plečnik e, como se não bastasse, tem uma longa tradição na fabricação de cervejas.
Um pouco de lenda
Reza a lenda, que Liubliana foi fundada por Jasão, um antigo herói mitológico grego que, com a condição de obter o trono de Iolco, roubado do seu pai pelo seu tio, embarcou numa aventura até Cólquida (atual Geórgia) para tomar o Velocino de Ouro do rei Eetes.
Jasão encomendou um navio a Argos e convocou os mais corajosos heróis da Grécia para atravessar o Mar Negro em busca do Velocino.
Depois de enfrentarem diversos perigos, Jasão e os Argonautas, finalmente, chegaram a Cólquida.
Com a ajuda de Medeia, filha do rei Eetes, Jasão matou o dragão que tomava conta do Velocino de Ouro e fugiu para Iolco com os Argonautas e Medeia a bordo.
Para conseguir escapar, Medeia sequestrou o irmão, despedaçou-o e espalhou os pedaços pela cidade. Enquanto o pai juntava os restos do irmão, Medeia abandonou Cólquida com Jasão.
O crime despertou a ira de Zeus, que afastou a expedição da sua rota, fazendo com que eles alcançassem a nascente do rio Ljubljanica.
Em território Esloveno, mais uma vez, Jasão deparou-se com um dragão. Batalha vencida, o finado dragão acabou tornando-se o símbolo de Liubliana.Como chegar a Liubliana
O melhor jeito para ir de Milão a Liubliana é de carro.
A dica é conhecer Veneza, que fica no meio do caminho, dormir uma noite (ou duas para conhecer as ilhas de Murano e Burano) por lá, e depois seguir viagem para Liubliana.
Para entrar na Eslovênia, você deverá comprar um adesivo, que é o pedágio esloveno, vendido nos postos próximos à fronteira ou na fronteira. O bollino ou vignetta custa € 15 e é válido por uma semana.Quanto tempo ficar em Liubliana
Em 1 dia dá para conhecer os principais pontos turísticos de Liubliana, mas para conhecer o lago Bled e as grutas de Postumia, as duas grandes atrações do país, você vai precisar de 3 dias.
O lago Bled fica a 55 quilômetros de Liubliana. É muito fácil chegar lá de carro e também é bem tranquilo para estacionar.
As grutas de Postumia ficam 52 quilômetros antes de Liubliana, para quem vai da Itália. Também é bem fácil de chegar de carro e tem estacionamento.
Nós ficamos 4 dias em Liubliana.
Saímos de Milão de manhã, paramos nas grutas para almoçar e fazer a visita e seguimos para Liubliana no final da tarde.
Cervejas
Ao que tudo indica, as primeiras cervejas eslovenas foram produzidas há mais de 3.900 anos.
A primeira fábrica de cerveja começou a funcionar em 1592 e em 1796, Liubliana já tinha seis cervejarias.
As duas maiores fábricas de cerveja eslovena são a Laško e a Lubiana, mas existem uma série de cervejarias menores espalhadas pelo país.
A expansão das cervejarias artesanais teve início no século XIX, os principais nomes envolvidos nesse processo são a Mengeš, de onde provêm as três garrafas de cerveja mais antigas da Europa continental; a Union, a Laško e a Talis.
A Union fica em frente ao parque Tivoli, a pouco mais de um quilômetro e meio do centro da cidade, e além de visitar o museu, você pode passar por ali só para experimentar as cervejas artesanais eslovenas.
Nós começamos com a degustação de 6 cervejas, 3 para mim e 3 para o Carmine, que custa € 5,2 cada (3 cervejas de 100 ml e uma porção pequena de petiscos).
Depois é só escolher a que você gostou mais e pedir no tamanho maior junto com a Kranjska Klobasa, a deliciosa linguiça eslovena.
As principais atrações turísticas de Liubliana
As principais atrações turísticas de Liubliana ficam no centro: a ponte tríplice, a ponte dos açougueiros, o mercado central, a ponte dos dragões, o castelo, a catedral, a sede do município, a praça do Congresso, a praça Prešeren e a igreja da Anunciação.
Só o parque Tivoli, as muralhas romanas e o bairro Metelkova que ficam um pouco mais afastados do centro.
A Praça Prešeren é a praça principal da cidade, onde está a igreja franciscana da Anunciação, construída no século XVII; a estátua de France Prešeren, obra do arquiteto Max Fabiani e do escultor Ivana Zajec, em homenagem a um dos maiores poetas eslovenos; e a famosa Ponte Tríplice, uma das grandes obras-primas do arquiteto Jože Plečnik, que foi o responsável por criar uma imagem moderna de Liubliana, inspirada em Atenas.
O Mercado Central, também obra de Plečnik, é o melhor lugar para experimentar os queijos e presuntos locais, e fica entre a Ponte do Dragões e a Ponte dos Açougueiros.
A Ponte dos Açougueiros, também conhecida como ponte do amor, é onde os namorados penduram os cadeados simbolizando o amor e jogam a chave no rio.
A Ponte dos Dragões é uma das principais atrações turísticas de Liubliana e é considerada uma das grandes obras-primas da arquitetura eslovena.
A Praça do Congresso, reestruturada em 1821, é uma das praças mais importantes da cidade e abriga os edifícios da Universidade, que ocupa o lugar do antigo Palácio do Congresso, e da Orquestra Filarmônica de Liubliana, uma das orquestras filarmônicas mais antigas do mundo.
O prédio da prefeitura fica no Município, num edifício construído no final do século XV, na mesma rua, extremamente charmosa, da bela catedral, a igreja de São Nicolau.
O funicular que te leva até o castelo, um dos grandes símbolos de Liubliana com uma vista incrível da cidade, também fica por ali.
O centro cultural alternativo de Liubliana funciona no bairro Metelkova, onde acontecem mostras, festivais e intervenções artísticas e culturais.
As muralhas romanas de Emona estão muito bem conservadas no bairro Mirje.
Comidas típicas de Liubliana
Na Praça Prešeren (e nos supermercados), você vai encontrar o krof, que é igual ao nosso sonho e é recheado com geleia.Nas confeitarias, a prekmurska gibanica, uma torta feita com maçã, nozes, semente de papoula e uva passas, reina.
Não tem como ir a Liubliana e não experimentar a kranjska klobasa, a típica linguiça eslovena, presente no cardápio de todos os restaurantes da cidade.