Triennale de Milão
A primeira Exposição Internacional de Arte Decorativa ocorreu no parque da Villa Reale da cidade de Monza em 1923 com o objetivo de estimular a relação entre indústria, arte e sociedade.
Em 1930, a exposição bienal virou trienal e em 1933, começou a ser realizada na Triennale de Milão.
Foi somente em 2007, que a Triennale de Milão deixou de ser apenas uma sede expositiva e passou a funcionar como museu: o primeiro museu do design italiano.
A Triennale de Milão é dinâmica, está sempre mudando e oferece um percurso dedicado ao design italiano através das peças mais emblemáticas e representativas (organizadas cronologicamente e contextualizadas) do mundo do design e da arquitetura italiana.
Em abril deste ano, junto com a abertura do Salão do Móvel, foi inaugurado um novo percurso expositivo na Triennale: o Episodio 1.
Esse primeiro episódio conta a história dos anos de ouro do design italiano através das peças-ícones criadas entre os anos de 1948 e 1981 como a máquina de escrever Olivetti Lettera 22, a célebre luminária Falkland, as míticas botas Moon Boot de Giancarlo Zanatta, o famoso sofá em forma de boca de Gufram e a poltrona pós-moderna Proust de Alessandro Mendini.
Os mais de 200 objetos expostos são só o começo. A previsão é que até 2022, o museu ganhe outras alas com novos episódios.
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10:30 min. às 20:30 minutos.
Preço: € 18.
Endereço: viale Alemagna, 6.
Metrô: linhas verde e vermelha, estação Cadorna.