Tour Leonardo da Vinci em Milão

Leonardo da Vinci passou seus anos mais produtivos (1482-1499) em Milão.

Foi durante esse período que ele traçou a maior parte dos seus manuscritos, pintou obras-primas como A última Ceia, o Retrato de um músico, a Virgem dos Rochedos, a Dama com Arminho, a Belle Ferroniere, a Madona Litta e projetou grandes obras de engenharia hidráulica. Também foi em Milão que Da Vinci começou a pintar a famosa Mona Lisa.

A Mona Lisa, a Belle Ferroniere e a Virgem dos Rochedos estão no museu do Louvre em Paris.

A Dama com Arminho encontra-se no Museu Nacional da Cracóvia e a Madona Litta, no museu Hermitage de São Petersburgo.

Mas a grande obra-prima de Leonardo está em Milão.
A Última Ceia Leonardo Da VinciVamos começar o tour de Leonardo da Vinci em Milão pela grande obra-prima que deu início a uma nova era na história da arte: A última Ceia pintada na parede do antigo refeitório do complexo Santa Maria delle Grazie.

Com cerca de oito metros de altura por quatro de largura, A última Ceia representa a exatidão do desenho e o equilíbrio perfeito da composição renascentista.

Antes do Cenáculo, quando as pinturas eram muito benfeitas, geralmente, tinham algo de artificial.

Em A última Ceia, a harmonia geral não destoa do movimento e do realismo dos personagens. Leonardo desenhou com maestria o rosto espantado dos apóstolos após Jesus pronunciar: Um de vocês me trairá.

A perspectiva parece romper a parede do refeitório dos frades.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

Museu A Última Ceia Leonardo da Vinci em Milão A última ceia de Leonardo da Vinci em Milão ItáliaEm frente ao Cenáculo, está a Vinha de Leonardo da Vinci, que fica no lindo quintal da casa onde Da Vinci morou durante a sua estada em Milão.

Quando já tinha terminado de pintar o Cenáculo, em 1498, Ludovico, sabendo que Leonardo vinha de uma família de produtores de vinho, deu-lhe uma vinha.

Depois de passar por várias mãos e ser praticamente destruída, a vinha voltou a ser cultivada em 2015.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Tour Leonardo da Vinci em Milão Tour Leonardo da Vinci em Milão O museu de Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci fica a quatrocentos e cinquenta metros do vinhedo de Leonardo e abriga a maior coleção do mundo de máquinas feitas com base nos desenhos de Da Vinci.
Na entrada do hipódromo de San Siro, está uma das maiores estátuas equestres do mundo: o Cavalo de Leonardo, com mais de sete metros de altura, obra da escultora americana Nina Akamu, inspirada nos desenhos originais de Da Vinci.

Os primeiros desenhos de Leonardo foram feitos em 1482, quando Ludovico, na época duque de Milão, encomendou a maior estátua de cavalo do mundo para homenagear o pai falecido.

As dimensões colossais do projeto aliadas à ideia inicial do cavalo rampante dificultaram a execução da obra e, em 1491, após anos de estudos, Leonardo apresentou uma segunda versão, perfeita: uma escultura de argila com mais de sete metros de altura de um cavalo apoiado nas três patas.

O cavalo foi exposto ao público antes de ser fundido e pouco antes da França invadir a Itália.

Resultado: o bronze que deveria ter ido para a estátua de Da Vinci foi utilizado na construção de canhões para defender Milão dos ataques dos franceses no final do século XV. E, além de Leonardo ter sido obrigado a abandonar a cidade, a obra-prima de argila foi destruída pelos inimigos.
Na Pinacoteca Ambrosiana os destaques são o Retrato de um músico, a única pintura-retrato de um homem de Da Vinci, e o Código Atlântico, que é um livro de 1119 páginas com a maior e a mais importante coleção de desenhos, projetos, estudos e anotações de Leonardo da Vinci sobre engenharia, hidráulica, arquitetura, mecânica, urbanismo, ciência e tecnologia, escritos entre 1478 e 1519, o ano de sua morte.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

A Conca dell’Incoronata é uma antiga eclusa que servia para solucionar o desnível entre o Naviglio della Martesana e a Cerchia dei Navigli, possibilitando a navegação por Milão.

Projetada por Da Vinci em 1482, só  foi construída em 1496, sob a sua supervisão, e funcionou até 1929.
Para finalizar, a estátua de Leonardo da Vinci na praça do teatro Scala feita em mármore de Carrara pelo escultor Pietro Magni e inaugurada em 1872.

A escultura é conhecida em Milão como on liter in quatter (um litro em quatro), sendo Leonardo o litro e os seus quatro alunos, as taças.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *