Top 10 pontos turísticos de Bréscia
Eu adoro Bréscia. A cidade é limpa, linda, organizada e pequeninha. Dá para conhecer tudo em 1 dia, mesmo dedicando algumas horas ao museu Santa Giulia e à pinacoteca Tosio Martinengo.
Se você tem planos de conhecer Bréscia, Bérgamo e Verona, alugue um carro. De Milão a Bérgamo, são 50 quilômetros, de Bérgamo a Bréscia, mais 50 quilômetros e de Bréscia a Verona, 70 quilômetros.
Reserve um hotel em Bréscia, faça um aperitivo na praça, escolha um restaurante bacana para jantar e não deixe de conferir:1. O teto azul estrelado do oratório Santa Maria in Solario emoldurado por belos afrescos e pela cruz do rei Desiderio no museu Santa Giulia
Sob o firmamento inundado de estrelas de Ferramola no oratório de Santa Maria in Solario, brilha entre duzentas e duas pedras preciosas e camafeus, a cruz do rei Desiderio (VIII-IX d.C.).
A cruz, com função processional e devocional, é um dos mais raros exemplares litúrgicos da Itália.
2. O coro das freiras no museu Santa Giulia
O coro, onde as freiras beneditinas assistiram, por séculos, às funções religiosas sem serem vistas, foi aberto ao público em 2002 após um longo período de restauração.
Essa parte da igreja, construída entre os séculos XV e XVI, é toda decorada com afrescos de Floriano Ferramola e de Paolo da Caylina.
O percurso iconográfico é inspirado no tema da salvação, com cenas da infância de Jesus, da paixão à ressurreição, intercaladas com imagens de devoção.
Entre as obras mais importantes estão o grande mausoléu Martinengo, obra-prima da escultura renascentista lombarda, e o afresco A crucificação de Floriano Ferramola.
3. O castelo de Bréscia
Localizado no alto de uma colina, o castelo de Bréscia é um dos complexos fortificados mais fascinantes da Itália, onde ainda são visíveis os sinais das diversas dominações: a torre principal, as muralhas e o torreão com influências dos Visconti, os baluartes, a entrada monumental e a ponte levadiça da época da República de Veneza, que governou a cidade por mais de quatro séculos.
4. A praça Paolo VI
A praça, de origem medieval, é o símbolo da liberdade civil e das tradições religiosas dos habitantes de Bréscia e compreende o palácio da prefeitura (Broletto), a torre cívica e as catedrais velha e nova.
5. A igreja de Santa Maria della Carità
A igreja foi construída no século XVI, reconstruída em 1640, modificada na primeira metade do século XVIII e finalizada em 1825.
Do piso aos afrescos, da decoração à cúpula, é simplesmente divina.
6. A torre do relógio
Obra-prima do século XVI, o destaque da torre são as duas estátuas masculinas de bronze no alto, conhecidas como i macc de le ure (os loucos das horas), que marcam as horas do dia batendo o martelo no sino.
7. A pinacoteca Tosio Martinengo
O percurso expositivo vai do século XIII ao XVIII, os destaques ficam por conta de Raffaello Sanzio, Lorenzo Lotto, Vicenzo Foppa, Tintoretto e Giacomo Ceruti.
8. Os mosaicos de um bairro românico feitos entre os séculos I e IV d.C. no museu Santa Giulia
Os muros e os pisos das casas românicas, extremamente bem conservados, onde se pode observar, além dos belos mosaicos, o sistema de aquecimento nos muros e no chão e a extensa rede de canalização, não deixam nada a desejar para Pompeia.
9. Os bares com mesas ao ar livre nas praças
Tomar um vinho com vista para a praça Paolo VI não tem preço, aliás, tem. A partir de € 4 a taça no Dolcevite.
10. O duomo vecchio
A catedral começou a ser construída no século XI e conserva intacta a estrutura românica original. É um dos exemplos mais importantes de rotundas românicas na Itália.
olá.sou roberto e gostaria de saber algo sobre a família PALAZZI pois a família da minha avo e de Brescia ,ja enviei carta para eles e nao obtive resposta ,somente,queria poder manter contatos com minha família italiana que infelizmente nao me conhecem .sempre tive desejo em ter dpla cidadania e assim passar para minha filha e minha esposa esta dupla cidad
Olá. Outra pergunta, se eu comprar a passagem de trem pra Verona é descer em Brescia pra um passeio, posso voltar e continuar a viagem em outro horário?
Obrigado
André, você pode comprar a passagem de Milão a Bréscia e depois de Bréscia a Verona 😉
Boa noite. Como vai?
Você sabe me dizer se na estação de trem ou em outro local de Brescia tem local para guardar as malas enquanto passeio pela cidade?
Porque eu gostaria de ir de Milão para Verona, dando uma parada em Brescia para conhecer. Mas, para isso dar centro, precisaria de um guarda-volumes para a mala.
Obrigado.
Olá Nelson, tudo ótimo e você?
Na estação de trem de Bréscia tem guarda-volumes sim 😉
Abraço,