San Valentino, o dia dos namorados na Itália

Eu adoro festa e sempre que aparece uma nova data para comemorar, acrescento no meu calendário.

Desde que vim morar na Europa, celebro o dia dos namorados tanto no dia 12 de junho, quanto no dia 14 de fevereiro, dia de San Valentino, o dia dos namorados na Itália.

Mas afinal, por que o dia dos namorados é comemorado na Itália no dia 14 de fevereiro?

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, garanto que você vai adorar.

San Valentino, o dia dos namorados na ItáliaA origem do dia de San Valentino coincide com a tentativa da igreja católica de cristianizar o ritual pagão da fertilidade.

Para os antigos romanos, fevereiro era a época de preparação para o período do renascimento. As festas em homenagem a Luperco, entidade protetora dos campos e dos rebanhos, ocorriam no dia 15 de fevereiro, cinco semanas antes do início da primavera.

Com o intuito de substituir as comemorações libertinas, o papa Gelasio, no final do século V, acolheu as lendas sobre San Valentino e instituiu sua celebração em 14 de fevereiro, extinguindo as festas lupercais e apropriando-se da sua tradição.

Entre as muitas lendas que surgiram ao longo dos séculos, destaca-se a de um casal de jovens que estava brigando quando foram abordados por San Valentino, que entregou-lhes uma rosa com um poder mágico, a rosa da reconciliação, e oficializou-lhes a união tempos depois.

A San Valentino, também foram atribuídos os matrimônios realizados durante o governo do imperador Cláudio II, que havia proibido o sacramento no seu reino com o objetivo de formar um grande e poderoso exército, visto que acreditava que os jovens sem família alistavam-se com maior facilidade.

A prática foi descoberta, San Valentino foi preso e condenado a morte.
Enquanto estava preso, o sacerdote apaixonou-se perdidamente pela filha cega de um de seus carcereiros que, sob o efeito da paixão, recuperou a visão milagrosamente.

O santo foi decapitado em Roma no dia 14 de fevereiro de 273 d.C..

De fato, nunca houve provas que confirmassem a existência de San Valentino.
Por carência de dados verossímeis, a data não é mais celebrada pela igreja católica.
Enfim, entre a verdade e o mito, eu fico com o mito.
Feliz dia dos namorados pra vocês! Feliz dia de San Valentino!
O que fazer em Veneza Itália

1 Response

  1. 31/07/2018

    […] Itália, o dia de San Valentino é comemorado no dia 14 de fevereiro. Mas como eu sou brasileira, aí vai uma dica pra lá de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *