Qual o prato típico de Milão?
A gastronomia italiana não se resume a massa, pizza e sorvete, cada região da Itália tem um sabor diverso. Mas qual o prato típico de Milão?
O mais tradicional e presente em todos os cardápios dos restaurantes milaneses é a cotoletta alla milanese, seguida pelo risotto alla milanese, pelo ossobuco, pelos mondeghili, pela cassouela, pelo minestrone alla milanese e finalizando com o panetone, um doce típico de Milão.
Lembra o nosso bife à milanesa (ovo + farinha de rosca), mas é muito melhor. Em Milão, você encontrará a cotoletta tanto de porco quanto de vitelo, as duas versões são deliciosas. Para os puristas, a regra geral é de que só as seis primeiras costelas do lombo do vitelo de leite são adequadas para a preparação do prato, visto que não são nem gordas, nem magras demais, além disso, cotoletta que se preze tem que ter osso e ser frita na manteiga.Risotto alla milanese
O segredo do risoto está na simplicidade dos ingredientes que, combinados, se transformam em uma harmonia de sabores.
A cebola é dourada no azeite e na manteiga, o arroz é queimado ligeiramente no vinho branco e cozido al dente no caldo de carne. O toque final fica por conta do açafrão e do queijo parmigiano.
O nome deriva do dialeto ossbus, que significa osso furado e indica o corte de carne utilizado, a carne macia ao redor da canela do boi e o tutano, temperados com alho, salsinha e raspas de limão. Normalmente, é servido com o risotto alla milanese.
São as almôndegas milanesas feitas com carne bovina, linguiça e salame (ou mortadela) moídos, pão, ovo e especiarias, uma pequena maravilha.Cassoeula
A cassouela é um dos pratos mais tradicionais da Lombardia pobre, a que comia os restos do porco e vendia as partes mais nobres dele. Os ingredientes principais são a couve, a pele, o focinho, as costelas, a cabeça e os pés do porco.
A sopa de legumes é feita com diversos tipos de legumes cortados em quadradinhos pequenos.
Não se sabe precisamente quais eram os ingredientes da receita original do minestrone alle milanese, uma vez que, antigamente, os legumes disponíveis eram estritamente sazonais e, em função disso, mudavam de acordo com a época do ano.
Há várias lendas sobre a origem do panetone, uma delas remonta ao século XV, ao jovem Ugheto que, apaixonado pela bela Adalgisa, passou por confeiteiro como o pai da moça (Toni), criando o famoso panetone. Ugheto conquistou o coração da amada, mas quem levou a fama pela criação do panetone foi o pai: pan del Ton (pão do Ton).
Esqueça os panetones que você já comeu, os panetones milaneses são simplesmente divinos.