Por que A última ceia de Leonardo da Vinci é tão importante?

Construído em Milão a partir de 1463 e reformado por Bramante no final do século XV, o complexo arquitetônico de Santa Maria delle Grazie abriga, numa das paredes do antigo refeitório do convento, uma obra-prima única no mundo: A última ceia, pintada por Leonardo da Vinci entre os anos de 1495 e 1497, que deu início a uma nova era na história da arte.

Você vai se apaixonar pelo Lago de Como. A dica é fazer  o passeio de barco e conhecer Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Não perca esta oportunidade.

A última ceia de Leonardo dicas informações úteisA última ceia de Da Vinci representa o momento imediatamente após Cristo anunciar que será traído por um dos apóstolos.
A Última Ceia Leonardo Da VinciNa pintura, Jesus está no meio dos apóstolos, que estão divididos em quatro grupos de três pessoas, com movimentos e reações diversas.

Além de retratar magnificamente as expressões dos apóstolos, a genialidade de Leonardo pode ser vista no emprego da luz e da perspectiva.

Infelizmente, com o intuito de otimizar os efeitos de luz e de sombra, Da Vinci utilizou a têmpera como técnica de pintura ao invés do tradicional afresco e, pouco antes da finalização do trabalho, a obra já apresentava alguns sinais de deterioração.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

A última ceia de Leonardo da Vinci em Milão Itália Por que A última ceia de Leonardo da Vinci é tão importante?

Pelo valor da obra, que teve enorme influência no campo das Artes ao longo dos séculos, e pelo complexo arquitetônico onde foi realizada.

A última ceia é atemporal, é uma realização artística única de notável valor universal que influenciou não só o desenvolvimento de um tema iconográfico, como também todo o desenvolvimento da pintura.

A obra-prima de Leonardo foi uma das primeiras pinturas clássicas a ter como foco um momento curto e preciso. E, após cinco séculos, é uma das pinturas mais reproduzidas e copiadas no mundo.
Museu A Última Ceia Leonardo da Vinci em Milão

4 Responses

  1. 05/11/2017

    […] grande obra-prima de Milão, que deu início a uma nova era na história da arte, é A última ceia de Leonardo da Vinci, pintada na parede do refeitório do antigo convento de Santa Maria delle […]

  2. 15/05/2018

    […] grande obra-prima de Milão, que deu início a uma nova era na história da arte, é A última ceia de Leonardo da Vinci, pintada na parede do refeitório do antigo convento de Santa Maria delle […]

  3. 30/07/2018

    […] Ludovico mandou derrubar o presbitério e a abside da igreja em 1492. A pintura mais famosa de Leonardo é A última ceia, que representa o momento em que Jesus anuncia aos apóstolos que seria traído por um […]

  4. 31/07/2018

    […] Grazie abriga, numa das paredes do antigo refeitório do convento, uma obra-prima única no mundo: A última ceia, pintada por Leonardo da Vinci entre os anos de 1495 e 1497, que deu início a uma nova era na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *