Orta San Giulio
A Orta San Giulio, considerada uma das aldeias mais bonitas da Itália, é uma cidadezinha com pouco mais de mil habitantes, localizada na região do Piemonte, às margens do lago da Orta, a 85 quilômetros de Milão.
Entre lagos e montanhas, a paisagem é absolutamente romântica e encantadora. Como se o cenário não fosse suficiente, a pequena Orta ainda surpreende com uma ilha, um patrimônio mundial da humanidade e um restaurante pilotado por um chefe com duas estrelas Michelin.
Como chegar a Orta San Giulio: é mais fácil ir de carro, a Orta San Giulio fica a 85 quilômetros de Milão e o pedágio custa em torno de € 9 (ida e volta).
A Trenitalia tem um trem que faz esse trajeto: estação central de Milão com destino a Novara. Em Novara, você deverá pegar um trem para Domodossola e descer na estação Orta Miasino.
Principais pontos turísticos da Orta San Giulio
A Villa Crespi fica logo na entrada da cidade e destaca-se pela imponente arquitetura em estilo árabe.
O edifício, idealizado por Cristoforo Benigno Crespi (o excêntrico industrial que construiu a aldeia operária Crespi d’Adda), funciona como hotel e abriga o renomado restaurante Relais et Châteaux Villa Crespi pilotado pelo chefe duas estrelas Michelin Antonino Cannavacciuolo.
Percorrendo a via Panoramica, entre as montanhas e o lago, o destaque é a pequena ilha de San Giulio.
A ilha de San Giulio fica a cerca de 400 metros da costa e tem uma área de apenas 38.500 metros quadrados, dedicados, em grande parte, ao edifício do mosteiro Mater Ecclesiae.
Os barcos com destino à ilha saem da praça principal, engenheiro Mario Motta, custam € 5 (ida e volta) e saem a cada 30 minutos.
Os principais pontos turísticos da Orta são a Villa Bossi (sede da prefeitura), construída no século XVII, o palácio Broletto, o palácio Gemelli, a igreja Santa Maria Assunta, o oratório della Trinità e o Sacro Monte di San Francesco d’Orta San Giulio.
O Sacro Monte di San Francesco d’Orta San Giulio e as capelas que remontam aos séculos XVI e XVII fazem parte das 9 montanhas sagradas do norte da Itália (Piemonte e Lombardia) que integram a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO desde 2003.
Além do significado espiritual e da maestria com que esses elementos arquitetônicos foram integrados à paisagem natural formada por montanhas, bosques e lagos, destacam-se importantes obras de arte como pinturas e esculturas.
O complexo Sacro Monte de Orta engloba 21 capelas que contam, através de imagens e esculturas, a história de São Francisco.
1 Response
[…] trailer de La corrispondenza, o último filme de Giuseppe Tornatore, e fiquei surpresa quando vi a Orta San Giulio como pano de fundo. Tornatore é siciliano, é um dos grandes cineastas italianos, escreveu e […]