Pinacoteca Ambrosiana em Milão

A Pinacoteca Ambrosiana em Milão foi fundada em abril de 1618, quando o cardeal Federico Borromeo doou a sua coleção de pinturas, estátuas e desenhos à Biblioteca Ambrosiana, instituída por ele mesmo em 1607.

O percurso expositivo estende-se ao longo de 24 salas, onde é possível admirar algumas das mais extraordinárias obras-primas de todos os tempos como o Retrato de um músico de Leonardo da Vinci, o Cesto de frutas de Caravaggio, o Buquê de Jan Brueghel, o San Giovanni Battista de Gian Giacomo Caprotti, o Ritratto di dama de Giovanni Ambrogio De Pregis, o desenho A escola de Atenas de Raffaello Sanzio e o Código Atlântico de Leonardo da Vinci.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

O Código Atlântico é um livro de 1119 páginas com a maior e a mais importante coleção de desenhos, projetos, estudos e anotações de Leonardo da Vinci sobre engenharia, hidráulica, arquitetura, mecânica, urbanismo, ciência e tecnologia, escritos entre 1478 e 1519, o ano de sua morte.

Algumas páginas do livro estão expostas na pinacoteca Ambrosiana em Milão.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

A escola de Atenas, com quase três metros de altura e oito de comprimento, é o maior e o mais importante esboço renascentista: Raffaello Sanzio fez o desenho para se preparar para começar a pintar a Stanza della Segnatura no Vaticano.  
O ideal seriam ao menos três horas para visitar a pinacoteca, no entanto, se o tempo for curto, foque nas salas que mais te interessam.

As salas 1, 2, 3 e 4 são dedicadas à pintura italiana dos séculos XV ao XVI.

Os destaques são: a Adorazione dei Magi de Tiziano Vecellio na sala 1, a Madonna del Padiglione de Botticelli na sala 2, a Madonna in trono con sant’Ambrogio e san Michele de Bramantino na sala 3 e o Riposo durante la fuga in Egitto de Bassano na sala 4.

A sala 5 abriga A escola de Atenas de Raffaello Sanzio.

A sala 6 tem pinturas italianas dos séculos XVI e XVII, entre elas, o Presepe de Federico Barocci.

A sala 7 tem pinturas flamencas do século XVII, entre elas, o Buquê, o Topolino con rose e a Allegoria del fuoco de Jan Brueghel.

A sala 8 tem pinturas italianas dos séculos XIV ao XVI.

As salas 9, 10, 11 e 12 têm pinturas italianas do final do século XV e do século XVI.

A sala 13 tem pinturas italianas e flamencas dos séculos XVI e XVII.

As salas 14, 15, 16 e 17 têm pinturas italianas do século XVII e começo do século XVIII.

A sala 18 tem esculturas e pinturas dos séculos XVIII e XIX.

Na sala 19, os destaques são: o Ritratto di Giuseppina Negroni Prati Morosini de Hayez e Chiusi fuori di scuola de Emilio Longoni.

Retrato de um músico de Leonardo da Vinci, o Ritratto di dama de Giovanni Ambrogio De Pregis e o San Giovanni Battista de Gian Giacomo Caprotti ficam na sala Leonardi e o Cesto de frutas de Caravaggio e o Código Atlântico de Leonardo da Vinci, na sala Federiciana.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10:00 h. às 18:00 horas.
Preço: € 15.
Endereço: praça Pio XI, 2.
Metrô: linhas amarela e vermelha, estação duomo.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *