Passagens de trem na Itália
Na Itália, tem três companhias de trem: a Trenitalia, a Italo e a Trenord.
A Trenitalia abrange praticamente toda a Itália.
A Italo tem trens de Milão para Bolonha, Bréscia, Desenzano, Florença, Nápoles, Pádua, Peschiera, Régio da Emília, Roma, Salerno, Turim, Veneza, Verona e Vicenza. É a companhia de trem italiana que eu mais gosto.
A Trenord atua no norte da Itália. Faz o percurso do aeroporto Malpensa ao centro da cidade, de Milão ao lago de Como e outras cidades como Bréscia, Bérgamo, Mântua, Tirano e Verona.
A Italo e a Trenitalia têm os trens mais rápidos. Os da Trenord são mais lentos, mas em alguns casos, como Tirano, aeroporto Malpensa e lago de Como, são a única opção disponível.
O preço das passagens da Trenord, comprando com antecedência ou na hora, é sempre o mesmo. O preço das passagens da Italo e da Trenitalia variam bastante de acordo com a antecedência com que forem comprados.
Com que antecedência os bilhetes devem ser comprados?
Os bilhetes são vendidos com pouco mais de três meses de antecedência. Antes desse período, a oferta de passagens é menor. Você não vai encontrar todos os trajetos e horários disponíveis.
Posso comprar um bilhete de Milão a Veneza, descer em Verona e depois pegar o trem de novo?
Não. Se você comprar o bilhete de Milão a Veneza, deverá descer em Veneza. Se quiser conhecer Verona e Veneza, é só comprar o bilhete de Milão a Verona e de Verona a Veneza.
Perdi o trem, tenho que comprar outro bilhete?
Se você estiver viajando com a Italo ou a Trenitalia, sim. Você pode modificar o bilhete antes do horário da saída do trem, pagando a diferença do preço da passagem, se houver. Se o trem já tiver saído, você terá que comprar um novo.
Na Trenord, os bilhetes comprados nas máquinas do aeroporto ou na loja da Estação Central não têm validade, ou seja, você pode usar numa outra data para o mesmo trajeto. A única regra é validar o bilhete na máquina antes de entrar no trem. É só colocar o bilhete na máquina que fica em frente ao embarque.