Para os amantes do esporte, os parques são uma boa pedida para correr, caminhar ou andar de bicicleta, para os sedentários, um bom lugar para descansar, admirar a paisagem ou fazer um piquenique.
Ainda sem hotel em Milão? Confira as ofertas aqui.
1. Parque Sempione
O parque Sempione foi projetado por Emilio Alemagna e começou a ser construído em 1890. Com 386.000 quadrados, é o segundo maior parque de Milão e fica atrás de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o castelo Sforzesco.
O parque é muito frequentado pelos milaneses que vão correr e praticar atividades físicas ao ar livre. Nos dias de sol, é muito comum ver as pessoas na grama conversando e até mesmo tomando sol de biquíni.
Já os turistas aproveitam o wi-fi gratuito e os bancos para descansar.
Horário de funcionamento: de outubro a abril das 6:30 min. às 21:00 h. e de maio a setembro das 6:30 min. às 23:30 minutos. Entrada gratuita.
Endereço: Via Pagano, via Bertani, Piazza Castello, viale Elvezia, viale Milton, viale Gladio, viale Alemagna e viale Legnano.
Metrô: linhas vermelha e verde, estações Caroli, Cadorna e Lanza.
2 – Giardini della Guastalla
Os Giardini della Guastala ficam a menos de um quilômetro do duomo de Milão e são conhecidos como o parque das crianças.
Com uma superfície de 12.000 metros quadrados, é um dos menores parques da cidade.
Durante a manhã e no final da tarde, o público-alvo da Guastala são as crianças. Na hora do almoço, os estudantes da Università degli studi di Milano e os funcionários do Hospital Policlínico, que ficam em frente ao parque, aproveitam os jardins para fazer uma pausa, almoçar, ler, descansar e conversar em meio à área verde e aos pássaros.
Horário de funcionamento: nos meses de janeiro e fevereiro das 7:00 h. às 19:00 h., em março das 7:00 h. às 20:00 h., em abril das 7:00 h. às 21:00 h., de maio a setembro das 7:00 h. às 22:00 h., em outubro das 7:00 h. às 21:00 h. e em novembro e dezembro das 7:00 h. às 19:00 horas.
Endereço: via Francesco Sforza.
Metrô: linha amarela, estação Missori.
3. Giardini Pubblici Indro Montanelli
O parque Indro Montantelli fica na Porta Venezia em Milão, em frente à galeria de Arte Moderna.
Embora não fique muito longe do centro histórico, o parque não é muito conhecido pelos turistas. A maior parte das pessoas que frequentam o Indro Montanelli são os milaneses, que aproveitam a área verde para praticar atividades físicas, fazer piquenique, tomar sol nos dias de calor e descansar nos bancos e gramados.
Horário de funcionamento: diariamente – janeiro e fevereiro das 6:30 min. às 20:00 h., março e abril das 6:30 min. às 21:00 h., maio das 6:30 min. às 22:00 h., junho a setembro das 6:30 min. às 23:30 min., outubro das 6:30 min. às 21:00 h. e novembro e dezembro das 6:30 min. às 20:00 horas.
Endereço: Bastioni di Porta Venezia, via Francesco Manin, via Palestro e corso Venezia.
Metrô: linha vermelha, estações P.ta Venezia e Palestro.
4. Giardino della Villa Belgiojoso Bonaparte (ou Vila Real)
Projetado em 1790 pelo arquiteto Leopold Pollack a pedido do conde Ludovico Barbiano di Belgiojoso, foi o primeiro jardim em estilo romântico de Milão.
O parque esteve nas mãos de Bonaparte e dos austríacos até ser incorporado ao patrimônio do munícipio em 1919.
Com uma superfície de 19.000 metros quadrados, hospeda a Galleria d’Arte Moderna (GAM) e é vizinho ao Padiglione d’Arte Contemporanea (PAC).
O jardim é bem pequeno e fica em frente ao Giardini Pubblici Indro Montanelli, é frequentado por turistas e por pessoas que trabalham por perto e aproveitam a pausa na hora do almoço para comer e conversar no verde.
Horário de funcionamento: de abril a outubro das 9:00 h. às 19:00 horas e de novembro a março das 9:00 às 16:00 horas.
Endereço: Via Palestro
Metrô: linha vermelha, estação Palestro.
5. Parque Giovanni Paolo II ou Parco delle basiliche
O parque, projetado por Pier Fausto Bagatti Valsecchi e Antonio Grandi, localiza-se entre as basílicas San Lorenzo Maggiore e Sant’Eustorgio e dispõe de uma superfície de mais de 40.000 metros quadrados.
Horário de funcionamento: diariamente – de outubro a abril das 6:30 min. às 21:00 horas, de maio a setembro das 6:30 min. às 23:00 horas.
Endereço: via Molino delle Armi, Piazza della Vetra, via Vetere e via Santa Croce.
Metrô: linhas verde e amarela, estações S. Ambrogio e Missori.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.