Os bairros mais bacanas de Milão
Os bairros mais conhecidos de Milão são: o centro histórico, que enche os olhos com imponente catedral e a linda galeria Vittorio Emanuele; Brera, que é um dos bairros mais tranquilos e mais charmosos da cidade; e Navigli, que é o bairro dos românticos canais e da vida noturna animada.
Mas além desses três, tem outros bairros incríveis que merecem uma visita.
Imerso no terceiro maior parque da cidade, o sustentável bairro CityLife engloba quinze modernos edifícios residenciais e três arranha-céus assinados por arquitetos de peso e um shopping center, aliás, o único shopping próximo ao centro de Milão.
O CityLife tem a maior área de pedestre da cidade e um sistema de transporte eficiente que privilegia o acesso subterrâneo, diminuindo o tráfico e a poluição.
Porta Nuova
No bairro Porta Nuova tudo gira ao redor da moderna praça Gae Aulenti que, além de proporcionar uma vista incrível do Bosco Verticale, o edifício mais bonito e inovador do mundo (International Highrise Award), e ter entrada para a Biblioteca das árvores, um dos parques mais bonitos da cidade, abriga a torre da Unicredit, o arranha-céu mais alto da Itália.
O edifício residencial mais alto da Itália (torre Solaria) e o edifício de aço mais alto da Itália (torre Diamante) também estão em Porta Nuova.
Porta Venezia
O bairro Porta Venezia é conhecido pelo luxuoso Quadrilátero da Moda e pela corso Buenos Aires, uma das ruas de compras mais longas da Europa.
Além das ruas de compras, o grande barato da Porta Venezia são os belos palácios neoclassicistas e em estilo Liberty, os museus, o parque Indro Montanelli, o quadrilátero do silêncio, a misteriosa casa 770 e os flamingos cor de rosa.
Navigli
Navigli é o bairro dos canais, do aperitivo, do passeio de barco, das galerias de arte alternativas, da feirinha de antiguidades e do pôr-do-sol incrível. É um dos bairros mais bacanas de Milão.
O aperitivo, é a versão milanesa do happy hour, ou seja, as bebidas são sempre servidas com algum acompanhamento, que vão desde os pratinhos pequenos com batatas fritas, azeitonas, biscoitos salgados, pãezinhos aos buffets com massas, pizzas, saladas, queijos, presuntos, pães e doces.
Os acompanhamentos são cortesia da casa. Você só paga o preço da bebida e pode se servir quantas vezes quiser.
A atmosfera de Brera é mágica. Cada ruazinha revela uma surpresa: edifícios elegantes, bares e restaurantes charmosos, lojas renomadas, a pinacoteca histórica, a igreja onde Giuseppe Verdi e Mozart marcaram presença, além da romântica feira de antiguidades que ocorre no terceiro domingo de todos os meses, tirando o mês de agosto.
Centro histórico
O centro histórico é o cartão postal de Milão.
Não tem um milanês ou um turista que não tenha estado por ali.
Além da imponente catedral, que deixa qualquer um em estado de graça e de queixo caído, você vai encontrar a galeria Vittorio Emanuele, o teatro Scala, a Pinacoteca Ambrosiana, o Museo del Novecento, o Palazzo Reale, as Gallerie d’Italia, a Rinascente, o panzerotto delicioso do Luini, a pizza gloriosa da Sorbillo, a linda loja da Apple, a Starbucks mais bonita do mundo, o Quadrilátero da moda e o castelo Sforzesco.