O Vicolo dei Lavandai em Milão
O Vicolo dei Lavandai em Milão é um cantinho histórico, que fica no romântico bairro Navigli em meio aos canais, às pontes, aos prédios antigos e aos inúmeros bares e restaurantes.
O beco dos lavadeiros remonta ao século passado, à uma época em que não havia máquina de lavar roupa, a um lavadouro que funcionou naquela viela até o começo dos anos 50, a um espaço onde as roupas foram lavadas por muito tempo somente pelos homens.
Ao longo do beco, ainda corre um riacho alimentado pelas águas do Naviglio Grande e, ao redor dele, permanece a estrutura de concreto onde os lavadeiros, ajoelhados nos brellin, ou seja, nas tábuas de madeira, ensaboavam as roupas nas pedras.
Até o século XIX, quem lavava as roupas por ali eram só os homens que, inclusive, fundaram a Confraria dos Lavadeiros em 1700. A associação ocupava-se, sobretudo, da lavagem de roupas das famílias abastadas e tinha como santo protetor o Santo Antônio de Pádua, a quem eles dedicaram a igreja Santa Maria del Grazie al Naviglio, localizada a 100 metros do Vicolo dei Lavandai.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os lavadeiros tiveram que abandonar o serviço e acabaram sendo substituídos pelas mulheres, que começaram a levar as próprias roupas para lavar ali.
Outra curiosidade eram os detergentes utilizados para lavar a roupa que eram feitos com uma mistura de cinzas, soda e sabão ou até mesmo com uma pasta de esterco de boi e soda ou simplesmente água fervendo e soda.
Ao lado do Vicolo dei Lavandai funcionava uma mercearia que, até o final dos anos 50, fornecia água quente, sabão e escovas aos lavadeiros. Hoje, mantida a estrutura da época, é um bar e restaurante histórico o El Brellin, em homenagem aos lavadeiros.
O Vicolo dei Lavandai fica no número 14 da Alzaia Naviglio Grande em Milão.