O Vicolo dei Lavandai em Milão

O Vicolo dei Lavandai em Milão é um cantinho histórico, que fica no romântico bairro Navigli em meio aos canais, às pontes, aos prédios antigos e aos inúmeros bares e restaurantes.

O beco dos lavadeiros remonta ao século passado, à uma época em que não havia máquina de lavar roupa, a um lavadouro que funcionou naquela viela até o começo dos anos 50, a um espaço onde as roupas foram lavadas por muito tempo somente pelos homens. 

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

O Vicolo dei Lavandai em MilãoAo longo do beco, ainda corre um riacho alimentado pelas águas do Naviglio Grande e, ao redor dele, permanece a estrutura de concreto onde os lavadeiros, ajoelhados nos brellin, ou seja, nas tábuas de madeira, ensaboavam as roupas nas pedras.

Até o século XIX, quem lavava as roupas por ali eram só os homens que, inclusive, fundaram a Confraria dos Lavadeiros em 1700. A associação ocupava-se, sobretudo, da lavagem de roupas das famílias abastadas e tinha como santo protetor o Santo Antônio de Pádua, a quem eles dedicaram a igreja Santa Maria del Grazie al Naviglio, localizada a 100 metros do Vicolo dei Lavandai.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os lavadeiros tiveram que abandonar o serviço e acabaram sendo substituídos pelas mulheres, que começaram a levar as próprias roupas para lavar ali.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Outra curiosidade eram os detergentes utilizados para lavar a roupa que eram feitos com uma mistura de cinzas, soda e sabão ou até mesmo com uma pasta de esterco de boi e soda ou simplesmente água fervendo e soda.

Ao lado do Vicolo dei Lavandai funcionava uma mercearia que, até o final dos anos 50, fornecia água quente, sabão e escovas aos lavadeiros. Hoje, mantida a estrutura da época, é um bar e restaurante histórico o El Brellin, em homenagem aos lavadeiros.

O Vicolo dei Lavandai fica no número 14 da Alzaia Naviglio Grande em Milão.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *