O quadrilátero do silêncio em Milão
Esta dica vem do livro 101 coisas para fazer em Milão ao menos uma vez na vida.
O percurso é pequeno, não leva nem meia-hora para ser feito, no entanto, o cenário que você encontrará é inusitado e dotado de uma beleza única.
A proposta inclui esplêndidos palácios em estilo Liberty, um interfone em formato de orelha, o local onde foi filmado Cronaca di un amore de Michelangelo Antonioni e flamingos. Sim, flamingos num jardim em plena Milão. Tudo isso no mais absoluto silêncio.
O quadrilátero do silêncio começa depois da visita ao Indro Montanelli: em frente ao parque, na corso Venezia, você encontrará um edifício com um portal bem grande, essa é a porta de acesso ao quadrilátero do silêncio, a rua Tommaso Salvini.
Os edifícios da via Salvini são muito parecidos com os palácios neoclássicos da corso Venezia, mas no final da rua, a paisagem começa a mudar. Na praça Eleonora Duse, destaca-se um imponente edifício em estilo Liberty, com belas esculturas e um gracioso jardim em frente.
Seguindo pela silenciosa Pietro Cossa, entre as ruas Cappuccini e Vivaio, encontra-se o eclético palácio Berri Meregalli, que mistura o estilo Liberty de Coppedè com o modernismo catalão à Gaudi.
O edifício, obra-prima do arquiteto Giulio Ulisse Arata, foi construído entre 1911 e 1914 e impõe-se como um monumento, quase um museu a céu aberto. O ecletismo de Arata mescla os estilos românico, gótico, renascentista e Liberty.
Os destaques ficam por conta dos anjos esculpidos na parte externa, dos afrescos, dos mosaicos e da escultura de Adolfo Wildt que ficam na parte interna do palácio.
O número 7 da rua Cappuccini abriga o Instituto dos Cegos e o brilhante percurso Diálogo no escuro, uma viagem de mais de 1 hora na escuridão total, que transforma desde um simples passeio num jardim até a degustação de um café numa experiência incrível.
De volta ao mundo das cores, na rua Vivaio em direção à Cappuccini, os suntuosos edifícios da rua Mozart (em especial o número 9) e a bela casa-museu Necchi Campiglio, obra-prima do arquiteto Portaluppi, roubam a cena.
Outros palácios que merecem atenção no quadrilátero do silêncio: rua Cappuccini (número 9), rua Melegari (número 1 ao 5) e rua Serbelloni, 10.
No edifício da Serbelloni, a curiosidade fica por conta de um interfone em formato de orelha, obra de Adolfo Wildt.
O palácio Fidia (número 2 da rua Melegari) foi palco do filme Cronaca di un amore de Michelangelo Antonioni.
Para finalizar, os lindos flamingos que circulam pelo jardim da casa da Cappuccini, 9, que destoam, completamente, do ambiente de cidade grande.
2 Responses
[…] Milano Centro fica a menos de 300 metros do parque Indro Montanelli, ou seja, muito próximo ao Quadrilátero do silêncio. Reserve aqui Hotel Best Western Plus Felice […]
[…] a porta de entrada dos dois quadriláteros milaneses: o famoso Quadrilátero da moda e o inusitado Quadrilátero do silêncio, que engloba esplêndidos palácios em estilo Liberty, um interfone em forma de orelha, flamingos, […]