O que fazer em Milão em 2019
Todo ano, tem novidade em Milão.
No final do ano passado, foi inaugurada a Biblioteca das Árvores, um dos parques mais bonitos da cidade, que fica entre os bairros Porta Nuova e Isola.
A loja da Apple e a primeira Starbucks da Itália, considerada a filial mais bonita do mundo, também desembarcaram em Milão no final do ano passado.
Vou começar a lista com o Cenáculo de Leonardo da Vinci, que é um dos pontos turísticos mais procurados de Milão e é uma visita que deve ser marcada com muita antecedência, visto que os bilhetes se esgotam rápido.
1. A última Ceia, San Maurizio e CityLife
Se você quiser conhecer o complexo Santa Maria delle Grazie, que abriga A última ceia de Da Vinci, faça a reserva assim que marcar a viagem. Os bilhetes não são vendidos na hora e são muito concorridos.
Aproveite para conhecer uma das igrejas mais bonitas de Milão, a San Maurizio, conhecida como a capela Sistina milanesa, que fica na mesma rua do Cenáculo.
O CityLife, além de ser lindo, tem um shopping. É o único shopping que fica perto do centro da cidade.
Para ir do Cenáculo ao CityLife, é só pegar o bonde número 19 na praça Virgilio.
2. Duomo, galleria Vittorio Emanuelle, teatro alla Scala, Rinascente, Apple Store, Luini panzerotto e Quadrilátero da moda
No centro, a principal atração turística é o duomo, a imponente catedral de Milão. Ao lado da catedral, fica a luxuosa galeria Vittorio Emanuele, que conecta o duomo à praça do teatro alla Scala.
Para quem quer fazer compras, a dica é a Rinascente e o Quadrilátero da moda.
Entre a Rinascente e o Quadrilátero da moda, tem o panzerotto do Luini, que é delicioso, e a loja da Apple, que é linda.
3. Starbucks e castelo Sforzesco
Saindo do centro em direção ao castelo, você vai encontrar a Starbucks mais bonita do mundo e, nos museus do castelo, a última obra de Michelangelo, a Pietà Rondanini.
4. Brera, Pinacoteca de Brera, Eataly, Porta Nuova, maior arranha-céu da Itália, Biblioteca das árvores e Bosco Verticale
Brera é praticamente uma continuação do centro e é um dos bairros mais charmosos de Milão. Perca-se nas ruazinhas românticas de Brera e dê um pulo na pinacoteca.
Entre Bera e Porta Nuova, tem a Eataly, um verdadeiro parque de diversões para os amantes da gastronomia, a badalada 10 Corso Como, além dos inúmeros bares, restaurantes e lojas.
Na praça Gae Aulenti, que é o coração do bairro Porta Nuova, fica a torre de 231 metros da Unicredit e a Biblioteca das árvores com vista para o Bosco Verticale.
5. Via Torino, igreja Santa Maria presso San Satiro, Porta Ticinese, basílica de San Lorenzo, colunas de San Lorenzo e Navigli
A via Torino fica pertinho do duomo e é a rua perfeita para quem quer fazer compras sem gastar muito dinheiro.
Na via Torino, você também vai encontrar uma obra-prima do Renascimento, a igreja Santa Maria presso San Satiro com a perspectiva ilusória do coro de Bramante, que simula a imagem de uma abside monumental de quase 10 metros num espaço de apenas 97 centímetros.
A continuação da via Torino é a corso di Porta Ticinese, que além das lojas alternativas, é conhecida pelas históricas colunas de San Lorenzo e pela basílica de San Lorenzo.
A Porta Ticinese termina na Darsena, onde começa Navigli, um dos bairros mais bacanas e movimentados de Milão: o bairro dos canais, do aperitivo, do passeio de barco e do pôr-do-sol incrível.
Vir a Milão e não fazer um aperitivo em Navigli é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa!