O que fazer em Milão em 1 dia
Milão é uma cidade grande, tem muita coisa para se fazer por aqui. Dá para passar 1 semana ou mais em Milão e descobrir coisas novas todos os dias.
No entanto, eu sei que muita gente viaja com o intuito de conhecer muitas cidades em pouco tempo, ou seja, uma vez que se chega a Itália, é hora de aproveitar e correr contra o tempo.
Também sei que, assim como eu, você não quer perder nenhum dos principais pontos turísticos da cidade. A boa notícia é que grande parte deles concentra-se no centro histórico e os outros, não muito longe dali.
1. A última Ceia, a igreja San Maurizio e a Starbucks
Uma das principais atrações turísticas de Milão é o Cenáculo de Leonardo da Vinci. Para visitar o complexo Santa Maria delle Grazie, onde foi pintada A última ceia, faça a reserva com muita antecedência, os ingressos não são vendidos na hora e são bastante concorridos.
Entre o Cenáculo e o duomo, estão a igreja San Maurizio, a capela Sistina de Milão, e a Starbucks mais bonita do mundo.
O principal monumento de Milão é, indiscutivelmente, o duomo, que fica na praça central da cidade.
O percurso que eu sugiro, tem a catedral como ponto de partida, depois sigo uma sequência geográfica de acordo com a proximidade dos outros pontos turísticos para otimizar o passeio.
3. Museu del Novecento, Palazzo Reale, Galleria Vittorio Emanuele, Teatro alla Scala e Gallerie d’Italia
De costas para a entrada principal da catedral, num raio de menos de 700 metros, você encontrará, à sua esquerda: o Palazzo dell’Arengario, que abriga o museu del Novecento, e o Palazzo Reale, sede de mostras e exposições; à sua direita, a luxuosa Galleria Vittorio Emanuele com lojas, cafés e restaurantes renomados, a praça Scala, onde estão localizados o histórico Teatro alla Scala, a estátua de Leonardo da Vinci, as Gallerie d’Italia, museu dedicado à arte italiana dos séculos XIX e XX e o imponente Palazzo Marino.
4. Cracco, confeitaria Marchesi, corso Vittorio Emanuele, Rinascente, Apple Store e Basílica San Carlo al Corso
A dica para o café da manhã é o estrelado Cracco ou a confeitaria Marchesi, ambos ficam na galeria Vittorio Emanuele.
Continuando a caminhada pela corso Vittorio Emanuele, a rua clássica de compras do centro, você passará pela praça Liberty, que além de ser linda tem a loja da Apple, pela Rinascente, que é um verdadeiro templo das compras, pela basílica San Carlo al Corso, a versão milanesa do Panteão, e terminará na praça San Babila.
5. Quadrilátero da moda
Saindo da praça San Babila, você encontrará a via Monte Napoleone, uma das ruas de compras mais luxuosas do mundo, que faz parte do quadrilátero da moda.
6. Brera, Pinacoteca de Brera, cotoletta alla milanese e pizza
Depois de passear pelo quadrilátero, o destino é Brera, um dos bairros mais charmosos de Milão, que abriga a Pinacoteca de Brera.
Aproveite para curtir o clima gostoso de Brera e experimentar a deliciosa costeleta milanesa no restaurante Le Cotolette ou uma pizza gloriosa na Da Zero.
7. Castelo Sforzesco e Pietà Rondanini
O castelo Sforzesco fica a 700 metros de Brera. Não deixe de conferir a Pietà Rondanini, a última obra de Michelangelo, que fica no museu do castelo.
8. Navigli
Para fechar com chave de ouro, é só pegar um metrô em Cadorna ou Lanza (linha verde), que ficam pertinho do castelo, descer em P.ta Genova e caminhar, ver o pôr-do-sol, passear de barco e experimentar o famoso aperitivo milanês ao longo dos românticos canais de Navigli.
boa tarde, vou desbarcar em Milão no dia 08 de julho vou ficar por 3 dias, gostaria de saber o que fazer primeiro.
você pode me dar dicas e como economizar, e saber se o transporte público
Olá Andreia, todas as informações sobre transporte público, você encontra aqui: http://www.oguiademilao.com/transporte-publico-em-milao-metro-onibus-bonde-e-bicicleta/ e http://www.oguiademilao.com/category/transportes/.
Para economizar: http://www.oguiademilao.com/como-economizar-com-transporte-em-milao/, http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-milao-de-graca/, http://www.oguiademilao.com/dicas-de-como-economizar-em-milao/.
Comece o passeio pelo duomo, no centro histórico 😉
Abraço,
VIndo de Veneza, vale a pena ficar um dia e meio em Milão? Dá prá ver o estádio de futebol ou é muito longe?
Olá Sílvia, vale a pena sim.
O estádio não é no centro, mas tem metrô até lá.
Abraço,
vou estar em milão 7 janeiro 2017. não estou conseguindo comprar 2 lugares no atmosfera bonde, pois a reserva é apenas p 4 lugares no site. tem outra forma?
Vou ter um dia em Milão vindo de Veneza! Você sugere visitar a Última Ceia no início da manha ou a tarde?? Parabéns pelo blog, ajuda muito nós viajantes! Abs.
Olá Leidiane, obrigada. O horário tanto faz, o importante é comprar os bilhetes com antecedência. A última ceia é a atração mais procurada de Milão, os bilhetes são bastante concorridos.
Abraço,