O que fazer em dezembro em Milão
Será que existe uma época do ano mais bacana do que a do Natal? Existe magia maior do que Natal com lareira? Só se for com neve! Neve e lareira, como nos filmes. Ainda mais para nós brasileiros que temos um Natal absurdamente quente de norte a sul do país e um cardápio de ceia natalina nada tropical. Sem falar no pobre papai Noel com roupa de frio e na decoração invernal, com direito a neve de algodão ou de isopor.
Eu simplesmente adoro o mês de dezembro, para mim é a melhor época do ano. É o mês do meu aniversário, mês do Natal, mês de festa, de confraternização, de luzes, cores e magia, de panetone e de muitos feriados.
Verdade seja dita, desde que eu cheguei a Milão, nunca nevou no Natal. A última vez que nevou por aqui no dia 25 foi em 2004. No entanto, não descartemos a possibilidade de rolar neve nos próximos Natais, a temperatura é propícia.
Mas afinal, o que fazer em dezembro em Milão?
Depende de quantos dias você irá ficar por aqui. Se for 1 dia, dê uma olhada no artigo O que fazer em Milão em 1 dia. Se forem 2 dias, confira O que fazer em Milão em 2 dias.
Mas o legal de vir a Milão em dezembro é que, além de conhecer a cidade toda decorada e iluminada, ainda rolam as feirinhas de Natal (mercatini di Natale). E o melhor de tudo é que você nem precisa alterar o trajeto, as feirinhas ficam perto dos principais pontos turísticos daqui.
Basicamente, essas feiras natalinas são voltadas à gastronomia e ao artesanato italiano. Para quem gosta de comer, a ocasião é perfeita para experimentar as iguarias de outras regiões da Itália, sem sair de Milão. Também é uma oportunidade para conhecer o artesanato local e mergulhar na atmosfera mágica do Natal.
O que você não pode perder: vinho quente, castanhas salgadas (caldarroste) ou doces (marron glacé, castanha cozida mergulhada em calda de açúcar) e panetone da Lombardia, cannolo (doce frito recheado com diversos tipos de creme) e arancini (bolinho de arroz frito recheado com mozzarella e molho de tomate ou com carne moída e molho de tomate) da Sicília, mozzarella, sfogliatella (massa folhada recheada com diversos tipos de creme) e babà (bolinho simples embebido em rum) da Campagna e queijo Pecorino, torrone e biscotti amaretti (biscoito de amêndoa) da Sardenha.
Oh Bej Oh Bej – é o evento mais popular e tradicional que ocorre na semana de Sant’Ambrogio há mais de cinco séculos. Os destaques ficam por conta das bancas de artesanato, doces típicos, flores e livros.
Data: 5 a 8 de dezembro de 2014.
Horário: das 8:00 horas às 20:00 horas.
Local: praça do castelo Sforzesco.
Il villaggio delle meraviglie – com pista de patinação no gelo, casa do papai Noel e polentoteca é perfeita para quem está com crianças.
Data: 6 de dezembro a 11 de janeiro de 2015.
Horário: das 10:00 horas às 21:00 horas.
Local: parque Indro Montanelli.
Sarpi in town – um dia dedicado ao mágico mundo do Natal com muita música e comidas típicas.
Data: 14 de dezembro de 2014.
Horário: das 10:00 horas às 21:00 horas.
Local: via Paolo Sarpi.
Mercatino di Natale in piazza Duomo – não tem como vir a Milão na época de Natal e não passar pelo mercatino do Duomo.
Data: 1º de dezembro a 6 de janeiro de 2015.
Horário: das 10:00 horas às 20:00 horas.
Local: praça Duomo.
Chego em Milão no dia 26 de Dezembro e ficarei até dia 28, quando partirei para Turim. Ainda dá tempo de visitar alguma destas feirinhas? Gostaria de saber algumas dicas para visitar neste pequeno período.
Olá Valdomiro,
a feirinha do duomo e no parque Indro Montanelli funcionam até o começo de janeiro.
Dá para conhecer alguns lugares bacanas de Milão em dois dias: http://www.oguiademilao.com/o-que-fazer-em-milao/ e http://www.oguiademilao.com/os-10-principais-pontos-turisticos-de-milao/
Abraço e boa viagem,