O histórico bar Camparino em Milão
Inaugurado em 1915 por Davide Campari (filho do fundador da Campari), o histórico bar Camparino em Milão é o mais tradicional da galeria Vittorio Emanuele.
Gaspare Campari, pai de Davide, transferiu-se para a galeria Vittorio Emanuele em 1867, no ano em que a galeria foi inaugurada, e, além da residência, abriu uma adega e um restaurante por ali.
A proposta do Camparino era de repaginar o Campari, ou seja, fazer com que a bebida deixasse de ser consumida só como digestivo e fosse consumida também como aperitivo.
A ideia deu certo, os coquetéis feitos com Campari caíram no gosto dos milaneses, sobretudo o Spritz e o Negroni, e o bitter passou a ser servido antes do jantar acompanhado de alguns petiscos.
Reza a lenda que o Camparino deu início à tradição do famoso aperitivo milanês, o fato é que o Camparino foi, durante décadas, o bar favorito de muitos artistas, políticos e músicos como Giuseppe Verdi e Toscanini.
Depois de 16 anos de silêncio, o Camparino reabriu as portas em janeiro de 2012 e voltou a fazer parte da lista das paradas obrigatórias em Milão.
Horário de funcionamento: diariamente das 8:30 minutos às 21:00 horas.
Endereço: galeria Vittorio Emanuele.
Metrô: linha vermelha e amarela, estação duomo.