O Highline da Galleria Vittorio Emanuele em Milão
No dia 20 de maio, foi inaugurado o Highline da Galleria Vittorio Emanuele em Milão, uma passarela com cerca de 250 metros construída na parte externa da galeria Vittorio Emanuelle ao longo da cúpula monumental de ferro e vidro e com vista panorâmica da cidade.
O ápice da cúpula central da galeria tem 47 metros de altura. Para construí-la foram utilizadas 353 toneladas de ferro e 7 milhões e 850 mil metros quadrados de vidro.
Projetada em comemoração à vitória franco-piemontesa sobre os austríacos na Batalha de Solferino em 1859, o canteiro de obras da galeria tornou-se palco de uma grande empreitada coletiva coordenada com maestria pelo arquiteto Giuseppe Mengoni.
Entre pedreiros, operários, pintores, carpinteiros, serralheiros, vidraceiros, decoradores, foram mais de 1.000 pessoas trabalhando no projeto todos os dias, tanto que, ficou pronto em menos de dois anos.
As obras do teto tiveram início em janeiro de 1867 com uma armação de ferro gigante onde as placas de vidro eram encaixadas.
Para os trabalhos da cúpula foi utilizada uma estrutura de madeira dotada de uma plataforma móvel apta a alcançar os 47 metros, praticamente, uma antecipação dos andaimes atuais.
Extremamente original para a época, a galeria Vittorio Emanuele, inaugurada no dia 15 de setembro de 1867, serviu de inspiração para a construção da torre Eiffel em Paris alguns anos mais tarde.
Preço: € 12.
Endereço: via Silvio Pellico, 2.
Horário de funcionamento: das 10:00 h. às 22:30 minutos.
1 Response
[…] A Galeria Victoria Emanuelle tem um passeio panorâmico chamado The High Line, uma passarela suspensa com vistas da cidade. Achei a vista bem parecida com a do Duomo, e os 12 Euros salgados por “mais do mesmo”. Mas fica a dica para quem quiser visitar. Veja os relatos com fotos do pessoal do Guia de Milão nesse post. […]