O Duomo de Florença
À primeira vista, o Duomo de Florença não parece ser muito grande, mas nada que cinco minutos de caminhada ao redor da catedral não te façam mudar de ideia.
A igreja, dedicada à Santa Maria da Flor, é linda sob todos os ângulos e a cúpula, com mais de 100 metros de altura, chama a atenção não só dos leigos, devido à tamanha imponência, como também de inúmeros investigadores, arquitetos e matemáticos que, durante mais de seis séculos, investigaram a técnica utilizada por Filippo Brunelleschi para manter a estrutura gigante sem o auxílio de um suporte de madeira ou de ferro.
Só para vocês terem uma ideia da dimensão da coisa: a cúpula fica a 55 metros do chão, tem 45 metros de diâmetro interno, 54 metros de diâmetro externo, atinge cerca de 114 metros e pesa em torno de 29.000 toneladas.
Para dificultar ainda mais o trabalho dos estudiosos, Brunelleschi, além de ter empregado técnicas diferentes na estrutura interna e externa da cúpula, criou pistas falsas durante a construção para despistar os curiosos.
Depois de trinta anos de estudo, um dos maiores mistérios da história da arquitetura foi revelado pelo professor e arquiteto italiano Massimo Ricci: é a estrutura interna da cúpula octogonal, disposta em duas camadas e de duas formas diferentes, que suporta todo o peso da construção. Os tijolos foram dispostos na diagonal com o auxílio de um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exato em que cada tijolo deveria ser colocado. Um sistema único e nunca mais repetido na história.
Na parte interna da cúpula, os quase 4.000 metros quadrados retratam o Juízo Final, pintado por Giorgio Vasari e Federico Zuccari entre os anos de 1572 e 1579.
Um pouco de história: a catedral de Santa Maria del Fiore foi projetada por Arnolfo di Cambio e começou a ser construída no dia 8 de setembro de 1296.
Após a morte de Arnolfo em 1310, os trabalhos prosseguiram em ritmo lento até 1331, quando um grupo de magistrados assumiu o comando das obras.
Em 1334, Giotto foi contratado e iniciou o projeto do campanário, considerado o mais bonito da Itália, com mais de 84 metros de altura e 15 de largura, no entanto, o arquiteto morreu três anos mais tarde, após a conclusão da primeira parte da obra, finalizada por Francesco Talenti em 1359.
A construção da catedral estendeu-se por quase seis séculos.
As naves da igreja ficaram prontas em 1380, as tribunas, em 1421.
Entre os anos 1414 e 1421, foram feitos os revestimentos em mármore e a decoração das portas laterais.
A fachada só foi concluída no final do século XIX e as monumentais portas de bronze, no começo do século XX.
Um pouco de informação: a entrada na catedral, com vista para os afrescos da cúpula de Brunelleschi, é gratuita. Tem sempre fila, mas a espera não supera os trinta minutos.
Para visitar a cúpula de Brunelleschi, o campanário de Giotto, a cripta e o batistério, você deverá comprar um bilhete único, que custa €10 e é vendido fora da catedral.
São 6 filas separadas: uma para comprar o ingresso, outra para visitar a igreja, outra para a cripta, outra para a cúpula, outra para o campanário e outra para o batistério.
As filas para a cripta, para o campanário e para a cúpula são menores, visto que nem todos os turistas são aptos a subir os 463 degraus que separam a catedral da cúpula e os 414 degraus que levam até o campanário, e muitos não têm interesse em vestígios arqueológicos.
No entanto, a fila para o batistério é grande, prepare-se para ao menos uma hora de espera. Além do batistério ser lindíssimo, abriga inúmeras obras de arte importantes como a famosa Madalena de Donatello e um dos mosaicos mais preciosos do mundo.
Fique atento aos horários: a igreja abre de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h., aos sábados das 10:00 h. às 16:45 min. e aos domingos das 13:30 min. às 16:45 minutos.
A cripta funciona de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h. e aos sábados das 10:00 h. às 16:45 minutos.
A cúpula abre de segunda a sexta das 8:30 min. às 19:00 h., aos sábados das 8:30 min. às 17:40 min. e aos domingos das 13:00 h. às 16:00 horas.
O batistério funciona de segunda a sexta das 8:15 min. às 19:00 h., no primeiro sábado do mês das 8:30 min. às 14:00 h. e aos domingos das 8:30 min. às 14:00 horas.
O campanário abre todos os dias das 8:30 min. às 19:30 minutos.
A bilheteria fecha 40 minutos antes do horário de encerramento.
Endereço: piazza Duomo
Preço do bilhete: € 15.
Dica: compre o ingresso com antecedência.
Visite o batistério, o campanário e a cúpula logo cedo, antes da igreja abrir. É o horário com menos filas.
Esta Catedral é simplesmente impressionante!!!
alguem poderia me informar que horario abre a bilheteria ou se tem algum site oficial para comprar os ingressos?? obrigada
Minha dica é, compre o Firenze Card, estou aqui agora, julho de 2016, alta temporada, custou 72 euros, dura 72 horas e da entrada com acesso prioritário a 72 atrações, ou seja, sem filas ou com filas muito pequenas. Você não perde tempo e vê muita coisa. Com pouco cerca de 20 minutos de caminhada se cruza todo centro turístico, então dá para se programar para fazer tudo a pé. Em 2 dias se visita as principais atrações e não deixe de ver o por do Sol da praça Michelangelo, é possível voltar ônibus para o Hotel, quase todos ficam perto da estação. Tudo é bonito e é muito segura andar pela cidade de dia e de noite.
Firenze a catedral mais emblemática da Italia
A cidade é tão fedorenta que não consegui ver beleza em nada.
Que pena! Eu gosto muito de Florença e nunca tive problemas com cheiros :D.
Abraço,
Essa cidade é de uma beleza sentimental e emocionante. Se vc não conseguiu ver a beleza dela, me dispiache, mas vc precisa voltar e vê-la com o coração.
Abraço
Bom, para alegar mau cheiro tu certamente não mora em alguma grande cidade brasileira. E na boa, não viu beleza em nada??? Que nariz, hein!?!?
Florença é impressionante!!!! Linda!!! Apaixonante!… dica de hotel bem localizado e muito bom, é o Ambracciatore ao lado da estação de trem!