O Duomo de Florença

À primeira vista, o Duomo de Florença não parece ser muito grande, mas nada que cinco minutos de caminhada ao redor da catedral não te façam mudar de ideia.

A igreja, dedicada à Santa Maria da Flor, é linda sob todos os ângulos e a cúpula, com mais de 100 metros de altura, chama a atenção não só dos leigos, devido à tamanha imponência, como também de inúmeros investigadores, arquitetos e matemáticos que, durante mais de seis séculos, investigaram a técnica utilizada por Filippo Brunelleschi para manter a estrutura gigante sem o auxílio de um suporte de madeira ou de ferro.
O Duomo de FlorençaSó para vocês terem uma ideia da dimensão da coisa: a cúpula fica a 55 metros do chão, tem 45 metros de diâmetro interno, 54 metros de diâmetro externo, atinge cerca de 114 metros e pesa em torno de 29.000 toneladas.

Para dificultar ainda mais o trabalho dos estudiosos, Brunelleschi, além de ter empregado técnicas diferentes na estrutura interna e externa da cúpula, criou pistas falsas durante a construção para despistar os curiosos.
O Duomo de FlorençaDepois de trinta anos de estudo, um dos maiores mistérios da história da arquitetura foi revelado pelo professor e arquiteto italiano Massimo Ricci: é a estrutura interna da cúpula octogonal, disposta em duas camadas e de duas formas diferentes, que suporta todo o peso da construção. Os tijolos foram dispostos na diagonal com o auxílio de um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exato em que cada tijolo deveria ser colocado. Um sistema único e nunca mais repetido na história.
FlorençaNa parte interna da cúpula, os quase 4.000 metros quadrados retratam o Juízo Final, pintado por Giorgio Vasari e Federico Zuccari entre os anos de 1572 e 1579.
O Duomo de Florença Forença FlorençaUm pouco de história: a catedral de Santa Maria del Fiore foi projetada por Arnolfo di Cambio e começou a ser construída no dia 8 de setembro de 1296.

Após a morte de Arnolfo em 1310, os trabalhos prosseguiram em ritmo lento até 1331, quando um grupo de magistrados assumiu o comando das obras.

Em 1334, Giotto foi contratado e iniciou o projeto do campanário, considerado o mais bonito da Itália, com mais de 84 metros de altura e 15 de largura, no entanto, o arquiteto morreu três anos mais tarde, após a conclusão da primeira parte da obra, finalizada por Francesco Talenti em 1359.
FlorençaA construção da catedral estendeu-se por quase seis séculos.

As naves da igreja ficaram prontas em 1380, as tribunas, em 1421.
Florença FlorençaEntre os anos 1414 e 1421, foram feitos os revestimentos em mármore e a decoração das portas laterais.

A fachada só foi concluída no final do século XIX e as monumentais portas de bronze, no começo do século XX.
Florença Um pouco de informação: a entrada na catedral, com vista para os afrescos da cúpula de Brunelleschi, é gratuita. Tem sempre fila, mas a espera não supera os trinta minutos.

Para visitar a cúpula de Brunelleschi, o campanário de Giotto, a cripta e o batistério, você deverá comprar um bilhete único, que custa €10 e é vendido fora da catedral.

São 6 filas separadas: uma para comprar o ingresso, outra para visitar a igreja, outra para a cripta, outra para a cúpula, outra para o campanário e outra para o batistério.

As filas para a cripta, para o campanário e para a cúpula são menores, visto que nem todos os turistas são aptos a subir os 463 degraus que separam a catedral da cúpula e os 414 degraus que levam até o campanário, e muitos não têm interesse em vestígios arqueológicos.

No entanto, a fila para o batistério é grande, prepare-se para ao menos uma hora de espera. Além do batistério ser lindíssimo, abriga inúmeras obras de arte importantes como a famosa Madalena de Donatello e um dos mosaicos mais preciosos do mundo.
FlorençaFique atento aos horários: a igreja abre de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h., aos sábados das 10:00 h. às 16:45 min. e aos domingos das 13:30 min. às 16:45 minutos.
A cripta funciona de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h. e aos sábados das 10:00 h. às 16:45 minutos.
A cúpula abre de segunda a sexta das 8:30 min. às 19:00 h., aos sábados das 8:30 min. às 17:40 min. e aos domingos das 13:00 h. às 16:00 horas.
O batistério funciona de segunda a sexta das 8:15 min. às 19:00 h., no primeiro sábado do mês das 8:30 min. às 14:00 h. e aos domingos das 8:30 min. às 14:00 horas.
O campanário abre todos os dias das 8:30 min. às 19:30 minutos.
A bilheteria fecha 40 minutos antes do horário de encerramento.

Endereço: piazza Duomo
Preço do bilhete: € 15.

Dica: compre o ingresso com antecedência.
Visite o batistério, o campanário e a cúpula logo cedo, antes da igreja abrir. É o horário com menos filas.
O Duomo de FlorençaAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

10 Resultados

  1. Manoel Raimundo disse:

    Esta Catedral é simplesmente impressionante!!!

  2. amanda disse:

    alguem poderia me informar que horario abre a bilheteria ou se tem algum site oficial para comprar os ingressos?? obrigada

  3. Jonathan disse:

    Minha dica é, compre o Firenze Card, estou aqui agora, julho de 2016, alta temporada, custou 72 euros, dura 72 horas e da entrada com acesso prioritário a 72 atrações, ou seja, sem filas ou com filas muito pequenas. Você não perde tempo e vê muita coisa. Com pouco cerca de 20 minutos de caminhada se cruza todo centro turístico, então dá para se programar para fazer tudo a pé. Em 2 dias se visita as principais atrações e não deixe de ver o por do Sol da praça Michelangelo, é possível voltar ônibus para o Hotel, quase todos ficam perto da estação. Tudo é bonito e é muito segura andar pela cidade de dia e de noite.

  4. Ieda disse:

    Firenze a catedral mais emblemática da Italia

  5. Roberta Maia disse:

    A cidade é tão fedorenta que não consegui ver beleza em nada.

    • Simone Betoni disse:

      Que pena! Eu gosto muito de Florença e nunca tive problemas com cheiros :D.
      Abraço,

      • Franci Grisi disse:

        Essa cidade é de uma beleza sentimental e emocionante. Se vc não conseguiu ver a beleza dela, me dispiache, mas vc precisa voltar e vê-la com o coração.
        Abraço

    • Eduardo disse:

      Bom, para alegar mau cheiro tu certamente não mora em alguma grande cidade brasileira. E na boa, não viu beleza em nada??? Que nariz, hein!?!?

  6. Daniel disse:

    Florença é impressionante!!!! Linda!!! Apaixonante!… dica de hotel bem localizado e muito bom, é o Ambracciatore ao lado da estação de trem!

  1. 20/03/2019

    […] catedral de Florença é linda sob todos os ângulos. Os destaques são a cúpula projetada por Brunelleschi, o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *