O castelo Sant’Elmo em Nápoles
O castelo Sant’Elmo fica na colina de Vomero, duzentos e cinquenta metros acima do nível do mar, e proporciona uma vista incrível do centro histórico e do golfo de Nápoles. É o único castelo do mundo em forma de estrela de seis pontas. As primeiras notícias do castelo Sant’Elmo remontam a 1275. Em 1329, o castelo foi transformado num verdadeiro palácio para abrigar o rei Roberto I de Nápoles. Com a morte do rei em 1343, quem assumiu o trono foi a rainha Joana I, na época com apenas 16 anos e prometida em casamento ao primo André, duque da Calábria, desde os 6 anos de idade.
Mesmo não tendo nenhuma afinidade, a rainha e o duque casaram-se, mas mantiveram-se sempre tão distantes que alguns nobres da corte decidiram encomendar a morte do duque, assassinado na noite do dia 18 de setembro de 1345. A culpa recaiu sobre a rainha, já casada com outro primo desde agosto de 1347, e em janeiro de 1348, o castelo foi atacado pelo rei da Hungria, irmão do falecido duque.
O castelo permaneceu nas mãos da rainha Joana I, que nomeou um primo de segundo grau, Carlos III de Durazzo como sucessor. Em 1381, Carlos III de Durazzo estrangulou a rainha e assumiu o trono.
Em 1456, um terremoto ocasionou o desmoronamento das torres e de algumas paredes do castelo, restaurado pelos aragoneses. Durante o período da dominação espanhola (1504-1707), transformou-se em fortaleza.
Em 1587, o depósito de munições do castelo foi atingido por um raio, destruindo boa parte da fortaleza e matando mais de 150 pessoas.
Entre os anos de 1860 a 1952, funcionou como presídio militar, após esse período, passou a ser propriedade militar até 1976.
Em 1982, foi devolvido à população, tornando-se sede do museu do Novecento e de diversas exposições e manifestações culturais. Preço do bilhete: € 5. O bilhete cumulativo para o Museu Pignatelli, o Museu Capodimonte, a Certosa di San Martino e o Castelo de Sant’Elmo custa € 10 e é válido por 2 dias.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda-feira das 8:30 min. às 19:30 minutos.
Endereço: via Tito Angelini, 22.
Metrô: linha amarela, estação Vanvitelli.