O carnaval em Milão é Ambrosiano
O carnaval em Milão é Ambrosiano, ou seja, é comemorado 4 dias depois do carnaval oficial, no sábado seguinte à quarta-feira de Cinzas, visto que, de acordo com o rito ambrosiano, a Quaresma começa no domingo após o carnaval e não na quarta-feira de Cinzas.
Reza a lenda, que o carnaval ambrosiano teve início na segunda metade do século IV, quando Santo Ambrósio, bispo de Milão na época, estava em peregrinação e pediu aos milaneses para aguardar a sua chegada para dar início às comemorações do carnaval.
Segundo uma outra versão, os milaneses teriam aproveitado a ausência do prelado para continuar a festa.
Outra hipótese é que o atraso das comemorações de carnaval teria sido provocado por causa de guerras, peste e carestia, fazendo com que o bispo Santo Ambrósio pedisse uma dispensa especial ao papa que teria se prolongado até os dias de hoje.
Também há quem acredite que o rito Ambrosiano seja devido à transição do calendário juliano, baseado no ciclo das estações, para o atual calendário gregoriano, criado pelo papa Gregório em fevereiro de 1582 para demarcar o ano civil no mundo todo e facilitar o relacionamento entre as nações.