O bairro Navigli é a área do cais próximo à praça XXIV di Maggio e às ruas que costeiam o Naviglio Grande, que ligava Milão a Suíça, e Naviglio Pavese, que unia Milão a Pavia. Esses canais eram utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias e para a irrigação.
No decorrer do século XX, com a difusão do trem e do metrô como meios de transporte, foram quase que completamente cobertos.
Hoje é, sem dúvida, um dos bairros mais divertidos de Milão. É alternativo, é descolado, é o bairro dos punks, dos góticos, dos gays e simpatizantes, das patricinhas e dos turistas.
Todas as tribos são bem-vindas.
Um pouco de história: o Naviglio Grande é o canal mais antigo de Milão, começou a ser construído no século XII e era utilizado no transporte de vinho, de produtos alimentícios, de carvão, de madeira e de mármore para a construção do duomo.
É um canal artificial, com quase 50 quilômetros de comprimento, que deriva do rio Ticino e termina na Porta Ticinese em Milão.
A construção do Naviglio Pavese remonta ao século XIV. Utilizado para a navegação comercial até o final do século passado, nasce em Milão e termina em Pavia após percorrer mais de 30 quilômetros.
Durante o dia, você pode visitar os mercadinhos, as galerias de arte, as lojas de artesanato, as livrarias, assim como admirar os prédios antigos, as pontes e os canais.
À noite, as luzes dos inúmeros bares e restaurantes são acesas, transformando-se num dos bairros mais movimentados da cidade.
A pedida de Navigli é o famoso aperitivo: você paga a bebida e pode comer à vontade.
As ruas principais são Naviglio Grande e Naviglio Pavese, mas existem várias outras ruazinhas incríveis. O número 4 do Naviglio Grande abriga, durante o dia, uma galeria de artes alternativa, o espaço é muito bonito. Não deixe de conferir a Via Corsico e a Via Vigevano.
Um cantinho nostálgico que merece uma atenção especial é o Vicolo dei Lavandai (beco dos lavadeiros) em Naviglio Grande, perto da Porta Ticinese. O lugar leva o nome de uma antiga casa de lavagem de roupas que existiu ali até os anos 50. O interessante é que o beco é dedicado aos lavadeiros e não às lavadeiras, visto que no século XIX eram os homens os responsáveis pelo serviço de lavagem.
Informações úteis: a noite em Navigli é mais bacana na primavera, no verão e no outono. Muitas vezes, os canais estão vazios no inverno, no entanto, os bares e restaurantes dispõem de aquecimento nos ambientes internos e externos.
Meninas, esqueçam o salto alto! A maior parte do percurso é irregular, feito de blocos pequenos de pedra, com muitos desníveis no meio.
Leve repelente! Tem muito pernilongo em Navigli no final da primavera e durante o verão.
Como chegar: linha verde, estação P.ta Genova.
Aqui alguns artigos sobre o bairro Navigli de Milão
- Navigli de Milão: o que são e o que fazer por ali (31/10/2018)
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.
Author: Simone Betoni
Após letura de todos os comentários, decidi amanhã ir a noite com minha esposa a Navigli. Pegarei o Metro verde na estação Loreto e saltar na Ponte Genova. Obrigado a todos que contribuiram com seus comentário.Um forte abraço!!
Ola ja fui a Milão mas não fui em navigli…. bom este ano vou voltar PR passar 03 dias lá e antes vou a Veneza….. Vc acha que Navigli vale mais a pena que Como ou Monza?
Olá Edgar,
eu tiraria uma tarde e noite para Navigli e um dia para o lago de Como 😉
Fui a Milão e perdi esses passeios. Obrigado pelas orientações. É claro que retornarei. Desta vez melhor informado
Olá, Helio,
fica a desculpa para voltar 🙂
Abraço,
Simone
Estivi a noite em Navigli e adorei.A princípio estranhei a quantidade de gente e sentamos em restaurante na calçada.Foi maravilhoso.Comi um ossobuco como de minha avó.E depois tiramos fotos lindas com muita luz no canalRecomendo
Eu também mais do que recomendo 🙂
É um dos bairros mais bacanas de Milão.
Simone, mesmo com a impressão negativa postada, minha irmã e eu resolvemos ir à Navigli. Foi durante o dia e numa segunda-feira, muito comércio fechado, mas mesmo assim adoramos. Deu para ver uma arquitetura diferente do centro. Comemos bem e mais barato.
Fomos ao MUDEC numa exposição de Gustav Klimt, bárbara.
Nunca tinha ouvido falar do bairro em informações turísticas.
Amamos o passeio. Obrigada. Abraço.
Elaine
Olá Elaine, fico muito feliz por terem gostado.
Eu, particularmente, acho Navigli um dos bairros mais bacanas de Milão.
Abraço,
Poderia me descrever Navigli e Brera no inverno? Gostaria de fazer um curso em dezembro. Grata
Olá Luana, para saber mais sobre Navigli, Brera e o inverno, dá uma olhadinha nestes artigos: http://www.oguiademilao.com/o-bairro-de-brera/, ehttp://www.oguiademilao.com/navigli-o-bairro-dos-canais-em-milao/ e http://www.oguiademilao.com/inverno-em-milao/
Olá!
Estive hoje com minha esposa em
Navigli, conforme sua dica para passear final de tarde , foi a maior furada , não valeu €6,00 que gastamos de metro : Ambiente das ruas e torno dos canais sujo , muito sujo , de lixo mesmo, e aquelas bancarelas de vendedores de bugigangas em praticamente toda extensão dos canais , enfim não recomendo, é muito feio e sem charme algum .
Que pena, Gilberto,
nunca tive esse azar.
Sinto muito 🙁
OI, Simone
Estarei indo à Milão em fevereiro e descobri seu guia agora. Fantástico!
Tenho uma dúvida: estaremos levando minha filha de 8 anos. Acho que Navigli não seria um lugar muito kid-friendly?
Obrigada
Olá Adriane, durante o dia e no final da tarde sim, durante à noite não tem muitas crianças por ali, mas não vejo problema nenhum em levá-la para jantar com vocês ou fazer um aperitivo, alguns turistas e moradores do bairro levam, Navigli é muito tranquilo e bastante democrático, tem lugar pra todo mundo.
Abraço,