Navigli de Milão: o que são e o que fazer por ali
Navigli, em italiano, significa canais.
Os Navigli são um conjunto de canais artificiais que deram nome a um dos bairros mais animados e mais conhecidos de Milão.
O bairro desenvolve-se ao longo dos canais Pavese e Grande e termina na Darsena, uma bacia artificial que faz a conexão entre todos os canais da cidade.
A construção do sistema hidráulico teve início na Idade Antiga, desenvolveu-se entre os séculos XIII e XVI, e contou com a ajuda de Leonardo da Vinci para a solução de alguns problemas como o desnível entre os canais, possibilitando a navegação por Milão e pelo lago de Como, e o aperfeiçoamento do sistema de comportas, regulando a pressão exercida pela água sobre as comportas durante a passagem dos barcos.
O Naviglio Grande foi de fundamental importância no comércio com a Suíça e na construção do duomo: o mármore era extraído de uma mina perto do lago Maggiore e transportado nas embarcações que navegavam pelo Ticino.
Antes do século XX, os canais eram um elo importante entre Milão e os lagos e rios da região: o naviglio Grande e o naviglio Pavese conectavam-se a dois pontos diversos do Ticino, alcançando o lago Maggiore e a Suíça.
A Darsena, além de fazer a ligação entre os canais da cidade, era a área destinada à atracação e ao desembarque dos barcos.
A última navegação feita pelos canais com fins comerciais foi feita em 1979.
Hoje em dia, os barcos percorrem os canais transportando turistas.
O que fazer em Navigli em Milão
O bairro Navigli é famoso pelo aperitivo, a versão milanesa do happy hour, ou seja, as bebidas são sempre servidas com algum acompanhamento, que vão desde os pratinhos pequenos com batatas fritas, azeitonas, biscoitos salgados, pãezinhos aos buffets com massas, pizzas, saladas, queijos, presuntos, pães e doces.
Os acompanhamentos são cortesia da casa. Você só paga o preço da bebida e pode se servir quantas vezes quiser.
Em Navigli, tem inúmeras opções de bares e restaurantes, os mais bacanas ficam na Alzaia Naviglio Grande.
No último domingo do mês, rola feira de antiguidades ao longo dos canais.
Vá com tempo, tem muita, mas muita coisa mesmo pra ver.
Também vale a pena fazer o passeio de barco, sobretudo durante o pôr-do-sol. O percurso dura em torno de 55 minutos e custa € 14 por pessoa.
Os barcos ficam em frente à Alzaia Naviglio Grande, 4.
Aproveitando que você está no número 4 da Alzaia Naviglio Grande, dê um pulinho na galeria de artes que fica ali, é extremamente charmosa e fotogênica.