Nápoles subterrânea
A Nápoles subterrânea nasceu e desenvolveu-se com a cidade e é um dos pontos turísticos mais interessantes da Itália. São mais de 600 mil metros quadrados entre passagens secretas, catacumbas e aquedutos.
A cidade subterrânea fica quarenta metros abaixo das características e animadas ruas do centro histórico e proporciona uma viagem no tempo através dos antigos aquedutos greco-romanos, dos vestígios do teatro românico e dos abrigos antiaéreos da Segunda Guerra Mundial.Não se sabe ao certo quando as escavações tiveram início, as informações mais antigas remontam ao século VIII a.C., ao histórico Plínio (o Velho) e a algumas narrativas de escritores romanos acerca da vida dos cimérios, escavadores que habitavam em grutas subterrâneas nas redondezas de Nápoles.
Os registros oficiais começaram com as escavações dos gregos para construir muralhas, templos, cemitérios, casas, aquedutos e uma série de catacumbas da antiga Neapolis no começo do século III a. C..
O desenvolvimento da rede subterrânea atingiu o apogeu durante o governo do imperador Augusto (27 a.C. a 14 d.C.) com a construção de uma rede complexa de aquedutos alimentada pelos canais provenientes da fonte do Serino, que ficava a 70 quilômetros de distância do centro da cidade.
Os aquedutos, com a largura um pouco maior do que a do corpo de um homem, ramificavam-se em todas as direções e abasteciam o reservatório de água da frota romana, as fontes e as casas de todas as regiões da cidade.
No começo do século XVI, o aqueduto e as inúmeras cisternas não conseguiam mais dar conta da demanda de água, o que deu início à construção de um novo aqueduto.
Só no início do século XX, as escavações foram encerradas e os mais de 2.000.000 de metros quadrados de aquedutos e cisternas foram abandonados.
Alguns anos depois, o antigo aqueduto serviu de refúgio para milhares de pessoas que procuravam escapar dos bombardeios ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.
O percurso dura em torno de 2 horas e é feito com um guia que fala italiano ou inglês.
As excursões em italiano são feitas todos os dias às 10h., 11h., 12h., 13h., 14h., 15h., 16h., 17h. e às 18:00 horas.
As excursões em inglês são feitas todos os dias às 10h., 12h., 14h., 16h. e às 18:00 horas.
Eu fiz esse passeio e foi um dos melhores. Lembro de o guia ter nos contato a história sobre os homens que limpavam os aquedutos e roubavam coisas das casas das pessoas e também que tudo foi aterrado e que abaixo nos nossos pés tinha muito lixo que as pessoas jogavam lá.
Vocês teriam acesso a essas curiosidades? Estou fazendo um trabalho sobre esse local e tendo muita dificuldade de encontrar a história completa de lá.
Olá Nathália,
também adorei o passeio 🙂
Infelizmente, todas as informações sobre a Nápoles subterrânea estão no artigo.
Abraço,