Nápoles – Itália, top 10 pontos turísticos
Com quase um milhão de habitantes, Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, depois de Roma e Milão, e reúne as principais características do sul da Itália: boa comida, belezas naturais, clima ameno, calor humano e caos.
É uma das cidades mais antigas da Europa e uma das cidades portuárias mais importantes do Mediterrâneo, destacando-se pela sua arquitetura e arte representadas pelas fortalezas, castelos, igrejas e palácios.
Tem muita coisa bacana para fazer em Nápoles, mas estas dez, você não pode perder.
1. Castelo Sant’Elmo
A antiga fortaleza abriga o museu del Novecento e proporciona uma vista incrível da cidade e do Vesúvio.
2. Capela Sansevero
Misturando criatividade barroca, beleza e mistério, a capela Sansevero é um dos museus mais importantes de Nápoles.
Entre as belas esculturas e os afrescos de tirar o fôlego, destaca-se o Cristo Velato, uma escultura feita em mármore por Giuseppe Sanmartino em 1753.
3. Teatro San Carlo
O San Carlo, o teatro mais antigo da Europa, foi inaugurado no dia 4 de novembro de 1737, 41 anos antes do teatro alla Scala em Milão e 55 anos antes do teatro La Fenice em Veneza, dia do onomástico do rei Carlos III de Bourbon.
4. Praça do Plebiscito
Símbolo da cidade, a praça do Plebiscito é uma homenagem à unificação do Reino das duas Sicílias ao Piemonte ocorrida no dia 21 de outubro de 1860.
Os destaques da praça são a basílica real San Francesco di Paola, o palácio real e a biblioteca real.
5. Galeria Umberto I
A galleria Umberto I em Nápoles é muito parecida com a galleria Vittorio Emanuele II de Milão e, assim como a versão milanesa, foi construída com o intuito de reparar o ambiente e a arquitetura do centro devastados por guerras e destruições.
6. Duomo
A catedral de Nápoles, embora dedicada à Santa Maria Assunta, é popularmente conhecida como a igreja de San Gennaro e engloba a basílica de Santa Restituta e a capela de San Gennaro.
7. Nápoles subterrânea (Napoli sotterranea)
Uma viagem histórica, entre túneis e cisternas, que vai da época grega aos tempos modernos, a 40 metros de profundidade.
O percurso inclui antigos aquedutos greco-romanos, vestígios do teatro românico e dos abrigos antiaéreos da Segunda Guerra Mundial.
8. Igreja del Gesù Nuovo
Atrás da fachada sóbria, esconde-se uma das igrejas mais bonitas de Nápoles, a igreja del Gesù Nuovo, construída pelos jesuítas no final do século XVI.
9. Lungomare
A avenida beira-mar de Nápoles, com vista para o castelo dell’Ovo e para o Vesúvio, é considerada uma das ruas litorâneas mais bonitas do mundo.
10. Pizza
Nápoles é a terra da pizza. Ir a Nápoles e não comer uma pizza é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o papa e ir a Milão e não ver o Duomo.
As melhores pizzarias de Nápoles, você encontra aqui.
vou a Napoli em maio e quero aprerciar do vesuvio do alto do castel sãnt’ Elmo, mas vi que tem um funicular que leva até um certo ponto e viajo com minha mãe de 74a. Sabe me informar se tem que subir muitos lances de escada? Ou não se faz necessário essa visita e pode ser tirar belas fotos do vesuvio da orla de Napoli?
Estou indo para a Itália em Novembro e estava em dúvida se ficava só Em Milão ou se descia para Nápoles. Agora, com suas dicas, me animei!
Não deixe de conhecer Napoli encanta a todos por ser patética… Tem de tudo e para todos os gostos…. Fui conheci muita coisa e como sou curiosa voltarei para saber mais dá história napoletano…Tutti buona gente…
A todas essas acrescento mais o convento de Santa Chiara e Palazzo Reale
Gosto muito da sugestão, Sérgio 🙂
Abraço,
Sou brasileiro e atualmente moro em Nápoles, e realmente o guia representou bem questta Bella cita!!! Parabéns pela divulgação e quem estiver pensando em vir a Nápoles, tá aí uma boa partida.
Obrigada, Ariel.
Abraço,
Ariel meu nome é Aguinaldo e estou tirando minha cidadania, ano que vem vou pra Itália e gostaria de ir pra Napoles para morar, o que voce pode me falar da cidade, emprego, saúde, e educação ?
Desde já agradeço pela atenção.
Boa noite Agnaldo , tambem estou indo para Napoles , tem dicas para compartilhar ?
Ariel, tem algum guia em Nápoles para me indicar? apenas 2 dias, quero fazer roteiro da cidade e regiões proximas
Como ítalo-brasileiro estou sempre interessado sobre tudo da Itália. Magnífica a apresentação do “O Guia de Milão”,
Obrigada!
Abraço,