Museu Mudec em Milão
A coleção permanente do museu Mudec em Milão é composta de mais de 200 obras de arte, entre elas, algumas obras-primas expostas pela primeira vez, de momentos históricos diversos.
O percurso expositivo é dividido em sete seções que destacam como a sociedade ocidental se posicionou em relação às culturas não europeias ao longo dos séculos.
A primeira ala apresenta objetos exóticos do mundo animal, vegetal, natural ou transformados pelo homem provenientes da coleção de Manfredo Settala (1600-1680), um dos primeiros colecionadores de artefatos não europeus.
A segunda seção documenta o núcleo primitivo da coleção original de Paleontologia e Etnografia criada em 1858 pelo Museo Civico di Storia Naturale com objetos provenientes de explorações e missões religiosas.
A terceira ala é dedicada ao período colonial: novos viajantes como o senador do Reino da Itália e prefeito de Milão, Giuseppe Vigoni (1846-1914), vão para terras distantes com o objetivo de explorar os recursos disponíveis.
Impulsionados por uma epidemia que atacou o bicho-da-seda na metade do século XIX na Itália, alguns comerciantes de tecidos decidiram explorar diferentes áreas do leste da Ásia em busca das preciosas larvas.
Fascinados pelo artesanato oriental, acabaram trazendo, junto com os insetos, coleções importantes de objetos chineses e japoneses, expostos na seção quatro.
A quinta ala expõe objetos chineses e japoneses criados, especificamente, para exposições e para o mercado ocidental.
A sala seis começa com um vídeo sobre os atentados que atingiram Milão em 1943 e destruíram uma parte da coleção cívica do castelo Sforzesco, sobretudo as coleções da África e do Pacífico, e termina com uma seleção de obras que sobreviveram ao conflito.
Na última sala, um diálogo entre obras de arte africanas e Picasso.
Horário de funcionamento: às segundas das 14:30 min. às 19:30 min., às terças, quartas, sextas e aos domingos das 9:30 min. às 19:30 min. e às quintas e aos sábados das 9:30 min. às 22:30 minutos.
Preço: entrada gratuita.
Endereço: via Tortona, 56.
Metrô: linha roxa, estação Porta Genova.