Bairros de Milão: Isola
Antes de fazer parte de Milão em 1873, o bairro Isola estava localizado fora dos portões da cidade, era apenas uma cidade-dormitório isolada por uma barreira de trilhos.O nome do bairro, Ilha, deve-se a esse isolamento marcado não só pela barreira dos trilhos como também por estar localizado nos confins com os rios Seveso e Martesana.
O desenvolvimento e povoamento da área começou no final do século XIX, devido à presença de diversas fábricas (e operários) na região, oficinas de artesãos, armazéns e cantinas interligadas que proporcionavam um refúgio perfeito para os criminosos.
No começo do século XX, a Isola ganhou fama de ser um dos bairros mais animados de Milão, onde reinava a moda do tango, introduzida pelos italianos que voltavam à pátria depois de ter trabalhado na Argentina.
Após o período de guerras, ocorreram as primeiras reestruturações, que isolaram ainda mais a região.
Em 1953, foi construído o viaduto da via Farini no lugar da ponte da Sorgente com o intuito de solucionar o problema de alagamento da Isola; a estação de Porta Nuova foi demolida para dar lugar à estação Garibaldi e as grandes fábricas começaram a migrar para a zona norte de Milão.
As grandes mudanças aconteceram nos anos 90, quando as casas populares começaram a alternar-se com os elegantes edifícios da classe média, com os centros sociais e os inúmeros bares e restaurantes.
Embora ainda mantivesse a fama de bairro popular, grande parte dos operários da Isola transferiu-se para outros bairros periféricos.
Hoje, a Isola é um dos bairros com a vida noturna mais animada de Milão.
Os centros sociais e alguns lugares históricos não existem mais, a classe média alta predomina, sobretudo na parte sul, nas imediações de Porta Nuova, onde o metro quadrado de um apartamento no edifício Bosque Vertical custa € 10.000.
Aqui alguns artigos sobre bairro Isola de Milão
7 Responses
[…] Isola […]
[…] Isola […]
[…] Isola […]
[…] Isola […]
[…] Isola […]
[…] Isola […]
[…] Isola […]