Milão em 2019 celebra Leonardo da Vinci
Milão foi a cidade em que Leonardo da Vinci passou mais tempo e onde deixou o maior contributo da história da arte mundial: A última ceia.
A última ceia é uma realização artística única de notável valor universal que influenciou não só o desenvolvimento de um tema iconográfico, como também todo o desenvolvimento da pintura.
A obra-prima de Leonardo foi uma das primeiras pinturas clássicas a ter como foco um momento curto e preciso.
Passados cinco séculos, A última ceia é uma das pinturas mais reproduzidas e copiadas no mundo.
Em 2019, Milão celebra os 500 anos de morte de Leonardo da Vinci com uma série de mostras, instalações, espetáculos e percursos multimídias.
A mostra Leonardo da Vinci Parade no Museo Nazionale di Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, que começou no dia 18 de julho do ano passado e vai até o dia 13 de outubro deste ano, expõe modelos históricos inéditos representando os desenhos de Leonardo e afrescos de pintores lombardos do século XVI.
Preço: 10 euros.
Local: Museo Nazionale di Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci.
Horário: de terça a sexta das 9:30 min. às 17:00 horas e aos sábados e domingos das 9:30 min. às 18:30 minutos.Leonardo da Vinci e i segredi del Codice Atlantico
A mostra Leonardo da Vinci e os segredos do Código Atlântico, que começou na Pinacoteca Ambrosiana no dia 19 de março e vai até o dia 16 de junho,concentra-se nos estudos de engenharia civil, apresentando alguns projetos de máquinas de guerra de Da Vinci.
Preço: 15 euros.
Local: Pinacoteca Ambrosiana.
Horário: de terça a domingo das 10:00 h. às 18:00 horas.Il meraviglioso mondo della natura
O maravilhoso mundo da natureza, que acontece no Palazzo Reale do dia 13 de março ao 14 de julho, mostra como a representação da natureza na Lombardia mudou por causa das estadas de Leonardo em Milão.
Preço: 14 euros.
Local: Palazzo Reale.
Horário: segunda das 14:30 min. às 19:30 min., terça, quarta, sexta e domingo das 9:30 min. às 19:30 min. e às quintas e sábados das 9:30 min. às 22:30 minutos.L’ultima cena dopo Leonardo
A última ceia depois de Leonardo, que vai do dia 2 de abril ao dia 30 de junhona Fondazione Stelline, expõe uma releitura contemporânea da obra-prima de Da Vinci feita por artistas como Anish Kapoor, Wang Guangyi, Yue Minjun e Nicola Samorì.
Preço: 8 euros.
Local: Fondazione Stelline.
Horário: de terça a domingo das 10:00 h. às 20:00 horas.
Do dia 16 de maio ao 12 de janeiro de 2020 na Sala delle Asse no Museu de Arte Antiga do Castelo Sforzesco, um percurso multimídia guiará os visitantes através leitura da obra grandiosa de Da Vinci idealizada para homenagear Ludovico Il Moro.
Preço: 8 euros.
Local: Castelo Sforzesco.
Horário: de terça a domingo das 9:00 h. às 17:30 minutos.Leonardo Horse Project
O Cavalo de Leonardo, a famosa estátua de bronze feita pela artista Nina Akamu baseada nos desenhos de Da Vinci, é protagonista do Leonardo Horse Project no Ippodromo San Siro do dia 10 ao 14 de abril, que conta com 13 reproduções de artistas renomados.
Preço: entrada gratuita.
Local: Ippodromo San Siro.
Horário: de terça a domingo das 9:00 h. às 17:00 horas.