Milão com crianças
Meu filho tem um ano e meio. Antes de o Pedro fazer parte da minha vida, a Milão que eu frequentava era a de bares, restaurantes, livrarias e museus. Quando eu fiquei grávida, os bares saíram de cena e entraram as confeitarias e as igrejas. Comi e rezei muito durante a minha gravidez. Agora que o pequeno já interage, o grande barato tem sido os parques, os museus para crianças e a seção infantil das livrarias.
Quase todos os parques de Milão têm playground. Além do parquinho, também dá para brincar no gramado, jogar bola, fazer piquenique, correr, andar de bicicleta, rolar na grama.
Pertinho do centro, você vai encontrar o parque Sempione e os Giardini della Guastala. No bairro Porta Venezia, o Indro Montanelli e o Giardino della Villa Belgiojoso Bonaparte.
Criança adora uma história bem contada, não é? Que tal estudar um pouquinho a história do castelo Sforzesco e contá-la para seu filho durante o passeio?
Tem dois museus bacanas para levar a garotada: o museu de História Natural e o museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci para os maiorzinhos.
O tema do museu de História Natural é a evolução da vida na Terra e a relação entre os organismos e o ambiente.
O percurso expositivo engloba vitrines com diversos tipos de espécies de animais invertebrados, esqueletos de dinossauros e inúmeros animais embalsamados em seus habitats naturais.
O museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci tem a maior coleção do mundo de máquinas feitas com base nos desenhos de Da Vinci.
No museu de História Natural, os animais falam por si só. Até as crianças que ainda não falam são atraídas pelas borboletas, macacos, ursos e dinossauros.
O museu Leonardo da Vinci é indicado para as crianças que já se comunicam.
O Aquário fica ao lado de uma das entradas do parque Sempione e é o terceiro mais antigo da Europa.
São mais de 100 espécies de peixes, equinodermos, crustáceos e moluscos distribuídos pelos aquários internos e externos.
Mesmo que você (assim como eu) não entenda nada da vida aquática, a diversão é garantida. O percurso é pequeno e depois da visita, é só correr pro parque Sempione.
Livrarias
Duas livrarias no centro de Milão que eu gosto muito: a Feltrinelli e a Rizzoli, que ficam na galeria Vittorio Emanuele.
Dá para sentar com as crianças e contar histórias. Não precisa saber o italiano, é só ver os desenhos e ir inventando. Ou pegar os clássicos da literatura infantil e contar a história mostrando os desenhos. Ou apenas folhear os livros.
Na saída da livraria, você vai encontrar o famoso touro da Galeria Vittorio Emanuele, a brincadeira é colocar o pé no touro e fazer um giro de 360 graus para ter sorte.
Estádio San Siro
Para os pequenos fanáticos por futebol, a dica é o museu do Inter e do Milan no Estádio San Siro. A visita ao museu inclui o acesso aos gramados pelo túnel dos campeões, o túnel que os jogadores percorrem antes de entrar em campo.Passeio de barco
O passeio de barco pelos canais do charmoso bairro Navigli dura 55 minutos e sai, de segunda a quinta, às 15:00 h., 16:00 h., 17:00 h. e 18:00 horas. De sexta a domingo, além dos barcos da tarde tarde, também saem outros três barcos pela manhã: às 10:30 min., 11:30 min. e às 12:30 minutos.